quarta-feira, 29 de outubro de 2014

1027 C BUFFON o homem na modificação das raças dos animais e dos vegetais

27 DE OUTUBRO. Buffon: O primeiro tratado de História Natural da Geologia e da Biologia.

BUFFON
Georges-Louis Leclerc, Conde de Buffon, Georges-Louis Leclerc de Buffon
(nasceu em 1707, em Montbard, França; morreu em 1788, em Paris)

AUTOR DA PRIMEIRA HISTÓRIA NATURAL NÃO BÍBLICA DA BIOLOGIA E DA GEOLOGIA

O RACIOCÍNIO CIENTÍFICO NA FILOSOFIA MODERNA
A grande revolução do pensamento humano ocorreu com o fim da Idade Média, com a queda do papado, da unanimidade católica e do feudalismo.
O movimento intelectual na Europa do ocidente nos anos 1300, século XIV até os anos 1700, século XVIII, passou a ter duas correntes. Um movimento foi de decomposição e destruição da filosofia monoteísta antiga e o outro movimento foi de composição e preparação da nova filosofia positiva, clara e distinta. Homens como Kepler e Galileu, Descartes e Francis Bacon ao mesmo tempo em que construindo a nova filosofia perturbaram o antigo modo de pensar. A revolta começada por Descartes conduziu finalmente a assaltos ainda mais poderosos , contra as crenças recebidas do que a ação de alterações religiosas feitas pelos reformadores protestantes.
Descartes é o representante mais completo do movimento duplo de composição e decomposição. Começou a grande revolução matemática que permitiu a Newton interpretar o sistema solar. Abriu-se o caminho para a operação destrutiva do século XVIII que afinal levou à Revolução Francesa contra a política antiga de privilégios. Hobbes e Espinosa continuaram o movimento de demolição. A teodicéia de Leibnitz era ainda mais perigosa. Locke renunciou francamente ao conhecimento do absoluto divino. Hume e Diderot demonstraram sua impossibilidade. Kant completou a operação. Eles foram todos tanto construtores como destruidores.
O mês de Descartes da Filosofia Moderna descreve essa importante revolução intelectual, a maior em toda a história da sociedade humana ao estender a razão experimental a todo conhecimento.

Nesta terceira semana se consagra o estudo filosófico humano em suas relações com a sociedade. Seu chefe é Leibnitz. Associados estão grandes autores que pesquisaram os princípios fundadores das leis: Grotius, Cujas e Montesquieu; os que se dedicaram â filosofia da história como Vico, Fréret, Herder. Segue com Winckelmann na história da arte e Buffon na exposição das relações da espécie humana com as outras raças animais.

Ver em 1008 01 C  em 08 de outubro o QUADRO DO MÊS DE DESCARTES A FILOSOFIA MODERNA, com os grandes nomes representativos da evolução social do mês

BUFFON (1707-1788) nasceu em Montbard na Bourgogne. Seu pai era conselheiro do Parlamento dessa província e educou seu filho para a carreira de magistrado, mas a vocação de Buffon o levou para o estudo da ciência, na matemática e na física.
Depois de ter visitado a Inglaterra e outros lugares, ele se dedicou ao estudo sistemático, começando pela tradução de certas obras sobre a agricultura e também do tratado de Newton sobre as fluxões.
Em 1739 ele ficou no lugar de Dufay como diretor do Jardim Botânico, fundado cem anos antes por Guy de la Brosse. Buffon dedicou o resto de sua vida, em quase 50 anos, à composição de sua grande obra sobre a História natural, com a contribuição de Daubenton, Guèneau de Montbeillard, do abade Bexon e continuada por Lacépède.
Ele passava muito tempo nas suas terras na Borgonha, onde ele administrava seus bens com sabedoria e liberalidade, regrando a vida com uma extrema regularidade.
A audácia de suas pesquisas levantou comentários contrários que ele sempre desarmava em afirmando sua submissão à autoridade religiosa sem, no entanto, parar com suas idéias renovadoras. Buffon não chegou a participar da preparação da Enciclopédia de Diderot. Mas ele fez parte do grupo de homens emancipados da religião, que foram a maior glória desses dias, os Enciclopedistas como Hume, d’Alembert, Montesquieu, George Leroy, Turgot e outros.
A obra de Buffon não é apenas uma simples cópia com a descrição de detalhes. Seu objetivo era de conhecer o planeta terra como um todo completo depois de sua origem, partindo como a massa de matéria ardente que se desprendeu do sol. Matéria que evoluiu gradualmente formando as formas da matéria mineral, vegetal e animal para tornar-se no fim a morada do homem, que usa sua superioridade sobre as outras raças animais e vegetais. Ele modifica essas espécies e as coloca a seu serviço.
Buffon não chegou a completar seu grande programa. Mas é admirável como ele se mostrou um cuidadoso e escrupuloso observador dos detalhes, chegando a um conhecimento tão claro e distinto de sua pesquisa.
As descrições dos animais feitas por Buffon, em especial daquelas raças ligadas aos homens, como do cavalo, do boi, do carneiro, do cão, são obras-primas permanentes feitas por um espírito sintético e simpático de um artista filósofo.
Um bom exemplo é a apreciação que ele faz sobre a influência do cachorro sobre o poder do homem. De que modo poderia conquistar, domar e destruir as feras selvagens perigosas e nocivas sem a ajuda do cão?
Para se proteger e para tornar-se o dono do universo dos animais, foi preciso fazer amizade com os bichos, se juntar com doçura e com carinho àqueles que se mostraram capazes de colaborar e de obedecer, para colocar os animais uns contra os outros.
O primeiro ato dos homens foi a educação do cachorro. Ele tem mais velocidade, mais força e mesmo mais coragem do que o homem, tendo ainda sentidos mais agudos. O cão, ficando amigo do homem colocou a seu serviço novos sentidos e novas capacidades. Os instrumentos que temos imaginado para melhorar nossos sentidos não chegam perto desses aparelhos já prontos que a natureza nos oferece.
Na discussão de Buffon sobre a origem das espécies Buffon demonstra seu poder filosófico e sua prudência. Considera as espécies como fixas dentro do período da vida humana. Mas pensa que é grande a possibilidade e mesmo a probabilidade de transformações das espécies em eras muito anteriores ao homem. Esse evolucionismo de Buffon resulta de sua noção de evolução do planeta terra.

AMANHÃ: O poderoso pensador e maior filósofo depois de Aristóteles: Gottfried Leibnitz.



Nenhum comentário:

Postar um comentário