segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

0213 C PLAUTO o grande gênio na criação no teatro de comédia de Roma

FEVEREIRO 13. Plauto: situações cômicas e diálogos cheios de graça

PLAUTO
Plautus, Titus Maccius Plautus
(nasceu cerca do ano 250 antes da nossa era, na Umbria, Itália; morreu no ano 184)

GRANDE ESCRITOR ROMANO AUTOR DO TEATRO DE COMÉDIA


O Politeísmo Militar Ocidental vence a Teocracia Sacerdotal do Oriente

ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade, preparando
a civilização do futuro.

Na Grécia a arte coordenou a política militar num período histórico crítico. Nessa época foi eliminado o total poder político e mental da casta hereditária dos sacerdotes das teocracias. O que foi feito pela primeira vez no mundo. Para sempre.
A arte gera emoções, cria visões de progresso, visões do futuro.A arte tem, desse modo, o poder de antever o progresso, de criar novos ideais. É um poder profético natural, criado por humanos em sociedade.
A terceira semana se compõe de autores cômicos e satíricos
da Grécia e de Roma, porque, nesse gênero a obra dos romanos
pode ser comparada à dos gregos. Isso não acontecia no caso
da tragédia e nas artes da forma. Os autores de fábula aqui figuram
por continuarem a comédia dos costumes humanos. A semana
tem como chefe Aristófanes, que a termina.
Ver em 0129 C Quadro do Mês de Homero, a Poesia Antiga,
com os grandes tipos representantes do mês.
Veja em 0101 00 (código para JANEIRO 01) a apresentação
e a fonte do Calendário Filosófico.


PLAUTO (250 aC-184 aC) nasceu na Úmbria.Itália A tradição conta que ele era um escravo de guerra que aprendeu a profissão de carpinteiro. O nome Plauto, de acordo com uma fonte, viria de Plautus, o nome de quem tinha “planis pedibus”, ou “planipes” que é o pé chato.
A versão que o faz como um antigo escravo explica o conhecimento que Plauto mostra da situação dos escravos na Roma de sua época. Ele teve de uma forma ou outra uma origem humilde. Produziu sua primeira peça de teatro no ano 224 e continuou escrevendo muitas obras teatrais até a sua morte perto de quarenta anos depois. De suas comédias foram conservadas vinte peças.
Do mesmo modo como Cecilius e Terêncio, Plauto se inspirou muito em Manandro e nos últimos autores gregos de comédia de Atenas. Mas ele foi um autor dos mais originais. A maneira de tomar a inspiração em outros autores tem alguma semelhança com o estilo de Shakespeare.
Os personagens de Plauto têm nomes gregos e vivem nominalmente nas cidades gregas, mas se comportam como os romanos. Eles se referem aos costumes dos romanos como sendo familiares, ao passo que os costumes da Grécia são considerados como estrangeiros. Devido a essa prática do autor, as comédias de Plauto têm mais valor do que as de Terêncio como boas descrições da vida em Roma.
Numa das comédias de Plauto, Penulus ou O Jovem Cartaginês, escrita na época da segunda guerra de Roma contra Cartago, segunda guerra púnica, nós temos a única descrição dos inimigos dos romanos feita por seu poeta popular, numa forma imparcial e generosa.
Da mesma forma como Terêncio, Plauto representava sempre os tipos habituais da comédia grega: o pai severo ou indulgente, o filho perdulário, o escravo mentiroso mas fiel, o parasita sem vergonha. Eles eram todos colocados em classes separadas, reconhecidos por máscaras identificadoras. Plauto tornou-se um grande dramaturgo, autor de peças teatrais, adaptando o teatro de comédia dos gregos assim criando na língua latina um autêntico teatro para os romanos.
A capacidade literária e sua arte dramática tornam as peças de Plauto grandemente apreciadas por seu próprio valor. A sua criação permanece importante e duradoura na história da literatura e do teatro na cultura do ocidente. Plauto foi muito apreciado por Shakespeare, por Molière, Fielding e por muitos outros escritores que fizeram adaptações e imitações de suas comédias.
Em seu tempo, dentro de seus limites, o gênio criador de Plauto é notável para criar situações cômicas e chegar a diálogos cheios de graça.


AMANHÃ: As comédias do escravo africano Terêncio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário