segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

0206 C ZEUXIS pintor mestre em cenas de ação movimento e paixão

06 de FEVEREIRO. ZEUXIS: realce da ilusão do claro-escuro de modo realista

ZEUXIS
(viveu nos anos 400 antes de nossa era na Magna Grécia, hoje Itália)

GRANDE MESTRE DA PINTURA ANTIGA NOTÁVEL PELO ESTILO ILUSIONISTA

O Politeísmo Militar Ocidental vence a Teocracia Sacerdotal do Oriente

ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade, preparando
a civilização do futuro.

Na Grécia a arte coordenou a política militar num período histórico crítico. Nessa época foi eliminado o total poder político e mental da casta hereditária dos sacerdotes das teocracias. O que foi feito pela primeira vez no mundo. Para sempre.
A arte gera emoções, cria visões de progresso, visões do futuro.A arte tem, desse modo, o poder de antever o progresso, de criar novos ideais. É um poder profético natural, criado por humanos em sociedade.
Nesta segunda semana estão os escultores, arquitetos e pintores
gregos, conforme suas diferentes escolas e épocas. A semana finda no
domingo com Fídias, como chefe.
Ver em 0129 C Quadro do Mês de Homero, a Poesia Antiga,
com os grandes tipos representantes do mês.
Veja em 0101 00 (código para JANEIRO 01) a apresentação
e a fonte do Calendário Filosófico.


ZEUXIS (nos anos 400 aC) mestre da pintura, tem sua biografia desconhecida, mesmo no tempo dos romanos, não se sabendo a data nem o lugar de seu nascimento nem os fatos de sua vida. Provavelmente ele nasceu cerca do ano 455 antes de nossa era, em Heraclea, junto ao Mar Negro.
Ele estudou pintura em Efeso e pela tradição teria pertencido à escola de pintura chamada de escola Jônica, caracterizada por seu realismo e pela tendência a pintar o encanto sensual. Logo após o começo da guerra do Peloponeso, em cerca de 430 ele foi para Atenas, onde estudou com Apolodoro, o grande mestre-pintor da técnica do claro-escuro.
Nessa época a obra de Fídias estava se completando e Atenas vivia o mais alto ponto de seu esplendor nas artes. Perto do ano 410 Zeuxis trabalhou para o rei Arquelaus da Macedônia numa série de pinturas murais no palácio real de Pela. Depois foi para a Grande Grécia, na Itália. Lá ele executou para os cidadãos de Crotona sua famosa obra-prima de Helena, para a qual se conta ter escolhido como modelo as cinco mais belas jovens da cidade. Ele pintou também na Sicília, onde muitas de suas obras foram encontradas ao tempo dos romanos.
As obras de Zeuxis, em grande parte feitas sobre tela, foram dispersas pelo roubo ou pelas vendas sucessivas no mundo antigo. Embora algumas dessas telas possam ter existido no tempo de Cícero (106-43 aC) e de Plínio (23-75), é pouco provável que alguma dela tenha sido vista no segundo século de nossa era. A grande fama de Zeuxis se origina de declarações de autores clássicos, já que nenhuma de suas pinturas foi preservada.
Zeuxis é considerado o mais eminente mestre da pintura antiga, junto com seu rival mais novo, Parrasius. Embora ele trabalhasse em Atenas no tempo onde a glória do Partenon estava em seu apogeu, sua arte tem mais parentesco com a arte de Praxíteles do que com a arte de Fídias.
Ele é célebre sobretudo pela potência maravilhosa com que imita todos os temas da natureza e pela extrema delicadeza de seu toque. Da mesma forma como Praxíteles, ele era renomado pela graça com que ele pintava as formas femininas, à quais ele dava todo o encanto. Ele manifestava também uma grande potência dramática e se comprazia a representar cenas de ação, movimentadas e apaixonadas.
Zeuxis ficou notabilizado por seu estilo forte na técnica do claro-escuro, com efeito de ilusão ótica. O sucesso foi tão grande que Plínio registra que em sua capa bordaram seu nome com letras de ouro. A pintura com o sombreamento forte realçava as figuras de forma realista. Contava-se que as uvas pintadas pareciam tão verdadeiras que os pássaros voavam em volta delas tentando comê-las.
Na sua tela Hércules o herói é mostrado em seu berço, como um forte bebê estrangulando duas serpentes na presença de seus pais Alcmene e Amphitryon. Essa tela, junto com sua Mulher-Centauro ficaram famosas entre as suas obras, assim como um grande número de temas que tinham um caráter estranho e novo. Foram citadas por escritores antigos pinturas como a de Zeus rodeado por outros deuses, Eros coroado com rosas, uma família de centauros, retratos de figuras dos poemas de Homero, como de Helena, de Menelaus e Penépole.
A influência de Zeuxis sobre a arte antiga foi extensa e durável; a voz da antiguidade representando o pintor como o primeiro que levou a pintura aos seus últimos limites de seus recursos.

AMANHÃ: Ictino o arquiteto do Partenon.


Nenhum comentário:

Postar um comentário