segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

0207 C ICTINO projetou e construiu o templo Partenon em Atenas no estilo dórico

07 DE FEVEREIRO. ICTINO: o mestre grego da beleza e da perfeição da arquitetura

ICTINO
Ictinus, Iktinos
(viveu nos anos 400 antes da nossa era)
GRANDE MESTRE DA ARQUITETURA DO PARTENON EM ATENAS

O Politeísmo Militar Ocidental vence a Teocracia Sacerdotal do Oriente

ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade, preparando
a civilização do futuro.

Na Grécia a arte coordenou a política militar num período histórico crítico. Nessa época foi eliminado o total poder político e mental da casta hereditária dos sacerdotes das teocracias. O que foi feito pela primeira vez no mundo. Para sempre.
A arte gera emoções, cria visões de progresso, visões do futuro.A arte tem, desse modo, o poder de antever o progresso, de criar novos ideais. É um poder profético natural, criado por humanos em sociedade.
Nesta segunda semana estão os escultores, arquitetos e pintores
gregos, conforme suas diferentes escolas e épocas. A semana finda no
domingo com Fídias, como chefe.
Ver em 0129 C Quadro do Mês de Homero, a Poesia Antiga,
com os grandes tipos representantes do mês.
Veja em 0101 00 (código para JANEIRO 01) a apresentação
e a fonte do Calendário Filosófico.


ICTINO (anos 400 aC), o grande arquiteto grego, viveu no século quinto antes de nossa era. Junto com Calicrates projetou o templo Partenon em Atenas no estilo dórico. Ele também construiu o Telestrion, o Templo dos Mistérios em Eleusis e o Templo de Apolo Epicurius em Bassea perto de Phigalia.
Ele foi contemporâneo de Péricles, de Fídias e de Sófocles. Sua grande obra-prima, o Partenon, foi construído entre os anos 448 e 438 sob a administração de Péricles ao lado do Templo de Athenea Parthenos, Athena a Virgem, que foi destruído por Xerxes na guerra pérsica.
O Partenon é considerado por unanimidade o mais perfeito modelo de templo grego. Ele foi conservado quase totalmente inteiro até 1687. Nesse ano a porta central foi destruída por uma explosão durante o sítio que os venezianos fizeram na guerra contra os turcos que o ocupavam.
O templo era situado sobre a parte mais elevada da Acrópole, distante dos muros do Propiles e de outros templos. Ele tinha 60 metros de largura, 76 metros de comprimento e 22 metros de altura. Era cercado por 46 colunas de 11 metros de altura feitas segundo o estilo dórico. Os frontões, no leste e no oeste, eram decorados com 50 figuras colossais.
Os 92 ornamentos embelezavam os frisos num comprimento de 180 metros em torno das paredes exteriores. Embaixo do pórtico ficavam as grandes esculturas feitas sob a direção de Fídias. Dentro do Templo ficava a estátua de culto, a grande imagem em ouro e marfim de Athenea, esculpida por Fídias.
Depois que o Templo ficou pronto, um grande vestíbulo, a Propilea, foi construída. Era uma grande entrada com cinco portas, feitas com o projeto do arquiteto Mnesicles.
O Partenon, mesmo em ruínas, é uma obra-prima da arquitetura grega, na ordem Dórica, a mais antiga ordem e o mais simples estilo da arte grega. O Templo reúne uma simplicidade perfeita de projeto e de harmonia em suas proporções.
Em Eleusis, Ictino realizou a reconstrução e ampliação da entrada do Templo a Demetrio e Perséfone colaborando com outros artistas, como Coroebus, Metagenes e Xenocles. No Telestrion, onde os mistérios de Eleusis eram apresentados, os assentos eram esculpidos na rocha, numa grande área quadrada. Ictino esteve em Eleusis no ano 430 aC, depois de terminado seu trabalho no Partenon.
Em Bassea, na Arcádia, perto de Phigalia, Ictino trabalhou na construção do Templo de Apolo Epicurius. Essa obra consta como tendo como modelo o Templo de Athea em Tegea, feito por Escopas, o mais belo templo do Peloponeso. A maior parte das suas colunas ainda está de pé. O Museu Britânico em Londres possui um friso jônico esculpido do Templo de Apolo de Bassea, que permanece em bom estado de conservação.
O Partenon, com sua grandeza, era considerado como o centro e a escola de belas artes do mundo antigo. Mesmo em suas ruínas podemos ver nele um modelo perfeito das mais altas produções da arquitetura grega.


AMANHÃ:Praxíteles escultor chefe da escola ática.


Nenhum comentário:

Postar um comentário