segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

202 B EURÍPEDES o mais trágico dos poetas

0
2 de Fevereiro poeta grego influente na moderna poesia


EURÍPIDES
(viveu cerca dos anos 480 a 406 antes da nossa era)

POETA TRÁGICO GREGO ENTRE OS MAIORES, INFLUENTE NA MODERNA POESIA E NO TEATRO


NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS



EURÍPIDES nasceu em Salamina, cidade em que seus pais se refugiaram na época da invasão dos persas. Morreu no ano 406 antes da nossa era, pouco antes da guerra do Peloponeso. Consagrou sua vida ao estudo e foi aluno de filosofia primeiro de Anaxágoras e mais tarde de Sócrates. Ele se colocou entre os últimos autores trágicos da Grécia sendo o mais ateniense e o mais moderno entre todos eles. Mostrou um novo espírito cético que começava a por em dúvida as velhas crenças, as antigas tradições e os costumes conhecidos.
Um interesse particular é criado pela atividade intelectual de Eurípides, sua especulação sutil, suas simpatias claramente populares, em meio a seu grande valor artístico. Ele abandonou o princípio seguido pelos poetas trágicos que o antecederam, isto é, que todo interesse e toda a ação devessem se concentrar sobre um único personagem, como ocorre no Prometeu, no Agamenon e no Édipo - rei. Também em outras áreas ele rompeu com regras estabelecidas. Por vezes ele se afasta do seu tema principal para mostrar sua opinião contra Esparta ou contra Argos ou mesmo sobre discussões filosóficas. Mas a ternura e o forte sentimento que se encontram em suas melhores obras, a paixão superabundante que faz esquecer as regras da arte, a profunda simpatia para com todos os que são perseguidos justificam o julgamento de Aristóteles classificando Eurípides como o mais trágico dos poetas. Ele inspirou muitos poetas autores dramáticos de Roma e até poetas franceses e italianos na modernidade, entre eles Pierre Corneille e Jean Baptiste Racine.
Uma tradição afirma que Eurípedes teria sido abandonado por sua esposa, por quem ele era profundamente apaixonado. Fato que explicaria o contraste entre seus freqüentes ataques contra as mulheres, com a sua admiração pela beleza feminina comparada com a força maravilhosa que dava aos caracteres femininos em suas peças teatrais.
As 17 peças atribuídas a Eurípides mais a sátira Ciclope são conhecidas em nossos dias. Algumas são famosas, com Alcestis, Medea, Ifigênia, Electra.
As tragédias de Ésquilo e de Sófocles eram austeras, religiosas e políticas. Assim tinham menos atrativos que as tragédias de Eurípides, que mostravam um realismo mais fácil de entender, com mais e maiores efeitos emocionais, até mesmo chegando a efeitos sensacionais. Desse modo a popularidade de Eurípides chegou a ser maior do que a dos outros dois grandes poetas.



AMANHÃ:A ficção precursora do romance sentimental: LONGUS nos anos bissextos.




GRATIS. Leia a biografia postada em cada dia da semana no Blog de nome
CALENDÁRIO FILOSÓFICO
Encontre-o pela pesquisa desse nome no Google.

O Calendário está atualizado neste ano de 2016, ano Bissexto, ano B.
Notar que somente alguns dias recebem uma biografia do ano B                          bissexto.
Os outros dias recebem biografia do ano C, comum.
NOVO: Ver no Facebook a página Templo Positivista
com as fotos dos grandes homens da humanidade.

FELIZ

QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário