quinta-feira, 26 de novembro de 2015

1130 C BOLÍVAR modelo nativo de coragem e firmeza na defesa dos mais fracos

30 DE NOVEMBRO. SIMON BOLIVAR: recuperação nas derrotas nas lutas pela liberdade.

BOLÍVAR
Simon Bolivar El Libertador, Simón José Antonio de la Santísima Trinidad Bolívar
(nasceu em 1783, em Caracas, Venezuela; morreu em 1830, em Santa Marta, Colômbia)

ESTADISTA E GENERAL VENEZUELANO LÍDER DA LUTA PELA INDEPENDÊNCIA NA AMÉRICA ESPANHOLA

GOVERNO POLÍTICO NA MODERNIDADE
Nesta quarta semana são consagrados os estadistas dos anos 1600 e 1700, séculos 17 e 18, que participaram de revoluções anteriores à Revolução Francesa. Foram movimentos de soberania popular e de igualdade que levaram políticos a demonstrar a tendência para o regime político republicano, do bem público, para o povo todo. Esses estadistas seriam naturalmente conservadores ardentes, mas foram envolvidos pela força revolucionária política decorrente das novas doutrinas filosóficas libertadoras dos enciclopedistas seculares, emancipados da filosofia medieval.  Foram revoluções pela república, pela libertação de países dominados pelo estrangeiro ou pela independência de colônias em outros continentes.

Ver em 1105 C  em 05 de novembro o QUADRO DO MÊS DE FREDERICO A POLÍTICA MODERNA, com os grandes nomes representativos do mês na evolução social da política.

NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS


BOLÍVAR (1783-1830) foi o militar e estadista que liderou as revoluções contra o domínio da Espanha na Colômbia, junto com a Venezuela, Equador, Peru e Bolívia. Ele foi presidente da Colômbia de 1821 a 1830 e do Peru de 1823 a 1829.
Ele nasceu em Caracas, que então era a capital da colônia espanhola de Venezuela. A família Bolivar era criola, assim chamados os espanhóis nascidos nas colônias. Estavam no país desde os anos 1500, reunindo uma grande fortuna em terras, minas e propriedades nas cidades. Seu pai, um aristocrata, morreu quando Bolívar tinha 3 anos. Com 16 anos ele foi estudar na Espanha, onde em 1801, com 18 anos casou-se retornando mais tarde a Caracas.
Bolívar retornou à Europa em 1804, em Paris tomando contato com os textos dos pensadores racionalistas como Locke, Hobbes, Buffon, d’Alembert e como Voltaire e Montesquieu. Ele conheceu os ideais do ILUMINISMO, que colocavam muita ênfase no pensamento, na ciência e no sentimento social do humanismo laico.
Em 1808, com a invasão da Espanha por Napoleão, destituindo o seu rei, foi possível a primeira revolta dos venezuelanos. Mas um grande terremoto facilitou a derrota dos revoltosos. Bolívar foi perseguido e foi para a Nova-Granada, hoje Colômbia, que estava independente. Em 1813 ele atravessou os Andes com centenas de homens, marchou sobre Caracas, onde entrou em triunfo, saudado com o título de “LIBERTADOR”.
Com o fim da guerra na Europa, o governo de Caracas foi derrotado e Bolívar se refugiou no Haiti. Chamado a ir ao Peru, perseguiu os espanhóis e tornou-se o DEFENSOR DOS ÍNDIOS, que eram oprimidos por todos os lados. Esse é um belo elogio que se pode fazer de Bolívar, que se mostrou em tudo o defensor dos oprimidos. Bolívar, em sua luta pela libertação, sofreu muitas derrotas e conquistou muitas vitórias. Mas sua grande energia e perseverança fizeram com que ele sempre se reerguesse logo em seguida a uma derrota.
No governo do Peru, em que a legislação era democrática, ele realizou a chefia de governo a um presidente vitalício, estável, que deveria indicar o seu sucessor. A unidade de comando do governo e a indicação do sucessor formaram a política realizada na Roma antiga. O regime de sucesso constante no grande império romano da Europa.não foi propriamente imperial, já que a transmissão do poder não era hereditária. Bolívar foi a favor da manutenção da unidade de comando na política, pelo governo presidencial sem parlamento, mantendo as plenas liberdades civis.
Ele desejava que todas as colônias da América espanhola se unissem contra a Espanha. Mas não teve sucesso, ao supor que essa aliança defensiva pudesse ser uma união durável. No seu governo do Peru ele sofreu um grave atentado, por pouco salvo do punhal dos criminosos. Revoltas de partidários do parlamento se repetiram. Sofrendo de tuberculose, a saúde de Bolívar era precária. Em maio de 1830 ele se convenceu de que deveria renunciar e projetou a ida para a Europa,mas aceitou a oferta de um admirador espanhol para hospedagem em Santa Marta,na Colômbia.
Bolívar morreu no caminho do exílio, em 17 de dezembro de 1830, perto de Santa Marta. A grande obra de Bolívar foi a luta de libertação de grande parte da América do Sul contra o domínio do reino da Espanha. Ele é o grande herói do movimento da independência da América espanhola. E deu o exemplo de perseverança na recuperação frente às derrotas, o exemplo criolo –de quem nasceu na terra - de coragem e de firmeza na defesa dos oprimidos.

AMANHÃ: JOSÉ DE FRANCIA. inflexível em suas decisões na defesa da jovem República Paraguaia.




GRATIS. Solicite a remessa das biografias diárias sem despesas, via e-mail, pelo endereço:    torres1927@gmail.com
SE VOCÊ NÃO QUISER RECEBER ESTA MENSAGEM
 basta responder esta mensagem com a expressão: NÃO QUERO.
O Calendário atualizado deste ano de 2014 C, ano C de ano Comum, de 365 dias, pode ser visto desde 01 de janeiro. E também de datas anteriores.
2014 não é ano Bissexto, ano B, é ano C, ano comum  
Para achar o Calendário, encontre-o no Google pelo nome:
CALENDÁRIO FILOSÓFICO
NOVO: Ver no Facebook a página Templo Positivista
com as fotos dos grandes homens da humanidade.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário