sexta-feira, 20 de novembro de 2015

1121 C MAZARIN: ministro e cardeal firme pela unidade de comando da monarquia

21 DE NOVEMBRO   MAZARIN: contra parlamento formando novos administradores

MAZARIN
Cardeal Jules Mazarin, Giulio Raimondo Mazzarino, ou Mazarini
(nasceu em 1602 em Pescina, Abruzzi, reino de Nápoles, Itália; morreu em 1661, em Vincennes, França)

ESTADISTA E CARDEAL FRANCÊS MINISTRO DA PAZ DO PAÍS E DA EUROPA

GOVERNO POLÍTICO NA MODERNIDADE
Nesta terceira semana estão organizadores e financistas como ministros de Estado que viveram no século XVI, XVII e XVIII. São estadistas do governo pós-medieval. Impõem a ordem, favorecem a indústria e desenvolvem os recursos naturais. Alguns se tornaram conhecidos por suas guerras, mas não estão aqui por essa razão. O militarismo de seus governos foi por vezes necessário. Para seu financiar seu custo encorajaram a indústria como um meio de conseguir recursos para as despesas da guerra. Richelieu dá o nome a esta terceira semana dos grandes ministros.

Ver em 1105 C  em 05 de novembro o QUADRO DO MÊS DE FREDERICO A POLÍTICA MODERNA, com os grandes nomes representativos do mês na evolução social da política.

GIULIO MAZARIN (1602-1661) nasceu na Itália, em Pescina, então um território dos domínios do papa. Tornou-se um protegido da poderosa família Colonna. Foi mandado para estudar com os jesuítas em Roma, sendo um excelente estudante. Acompanhando um membro da família Colonna foi para a Espanha, e completou seus estudos na Universidade de Alcalá de Henares, hoje Universidade de Madrid.
Estudou direito e voltou para Roma, ansioso para aprender mais sobre os meios de vida da aristocracia e dos negócios. Obteve a patente de capitão do exército do papa em 1624. Entrou para o serviço diplomático da Santa Sé, como secretário do legado papal em Milão, onde começou sua ação na vida política. Foi mandado à França para negociações com o Cardeal de Richelieu. Ficou fascinado pelo poderoso ministro. Chegou a dizer que tinha resolvido se dedicar inteiramente a Richelieu.
De volta a Roma em 1632, Mazarin foi mandado em 1634 como o núncio ou embaixador do papa junto à corte real da França. Lá, ao lado de Richelieu, ganhou o favor dos poderosos e tornou-se dedicado ao serviço da França, cuja “abertura de coração e de pensamento” muito o impressionava. Voltou para Roma, onde continuou a correspondência com Richelieu, defendendo os interesses da França na corte do papa.
Em reconhecimento por sua colaboração, o rei Luís XIII concedeu a Mazarin pensões religiosas e benefícios, para o que ele tomou a naturalização de súdito francês em 1639 O rei o recomendou ao papa para torná-lo cardeal da Igreja Católica. Mazarin foi convidado a voltar para Paris, chegando em 1640, deixando o serviço do papa, passando ao serviço da França. Em 1641 o papa, em reconhecimento aos seus esforços em favor da paz na Europa, finalmente lhe concedeu o chapéu de Cardeal.
Richelieu empregou Mazarin nas mais importantes tarefas políticas e, ao morrer, o recomendou como ministro para o rei Luís XIII. Na qualidade de primeiro ministro, sua ambição era de acabar com a rivalidade existente entre as forças católicas da Europa. Em 1643, com a morte de Luís XIII, a rainha Ana da Áustria, regente na minoridade de Luís XIV, então com 5 anos de idade, o manteve no cargo.
Ele teve que subordinar seu ideal de paz aos interesses do país. Conseguiu a Paz de Westphalia em 1648, depois de brilhantes vitórias militares sobre as tropas espanholas. Ele contou com os competentes generais Luís II de Bourbon, príncipe de Condé e Henri de Turenne. Assim ficou feita a paz na Alemanha. A guerra com a Espanha continuou, até que, em aliança com a Inglaterra, Mazarin obteve o acordo de paz em 1658.
Mas ele teve que enfrentar a revolta da Fronde, por 5 anos, por parte da alta nobreza da França. Vencida a Fronde, em 1653, o rei Luís XIV foi coroado no ano seguinte.
Mazarin fez o jovem rei participar dos problemas políticos, mantendo-se firme contra o Parlamento e treinando um grupo de grandes administradores para o seu reino: J-B Colbert, Nicholas Fouquet, Hughes de Lionne e Michel Le Tellier.
Mazarin morreu em Vincennes, na França, em 1661. Ele foi um homem atraente, elegante e eloqüente. Ele manteve-se sem casar, já que como cardeal leigo, mesmo não sendo padre, estava obrigado ao celibato. Ele não foi ordenado como sacerdote, tendo recebido somente as ordens menores. Fiel à sua fé no Catolicismo, defendeu a ortodoxia contra as heresias, mas nunca advogou a perseguição religiosa.

AMANHÃ: O político francês mais brilhante, com os melhores resultados : Colbert.



GRATIS. Solicite a remessa das biografias diárias sem despesas, via e-mail, pelo endereço:    torres1927@gmail.com
SE VOCÊ NÃO QUISER RECEBER ESTA MENSAGEM
 basta responder esta mensagem com a expressão: NÃO QUERO.
O Calendário atualizado deste ano de 2015 C, ano C de ano Comum, de 365 dias, pode ser visto desde 01 de janeiro. E também de datas anteriores.
2015 não é ano Bissexto, ano B, é ano C, ano comum  
Para achar o Calendário, encontre-o no Google pelo nome:
CALENDÁRIO FILOSÓFICO
NOVO: Ver no Facebook a página Templo Positivista
com as fotos dos grandes homens da humanidade.

FELIZ

QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário