quarta-feira, 5 de março de 2014

MARÇO 02. Demócrito: A teoria atômica do filósofo alegre.

DEMÓCRITO
Democritus
(nasceu cerca do ano 460 antes da nossa era, em Abdera, Trácia; morreu cerca do ano 370)

FILÓSOFO GREGO DESENVOLVEU A TEORIA ATÔMICA DA MATÉRIA

A evolução intelectual livre Iniciando a criação da ciência pura abstrata.
Pela primeira vez no mundo acontece nas cidades da Grécia Antiga que pensadores livres dedicaram sua vida a pesquisar o homem e o mundo. Isto é, a encontrar os fatos gerais e princípios que governam tudo que somos e que nos envolve. Mas a explicação não se baseou na vontade arbitrária dos deuses, mas foi feita usando a observação dos fatos. Antes a observação se destinava a imaginar a vontade dos seus poderosos deuses.
Desde o século 7º ao 5º antes da nossa era homens como Tales, Anaximandro, Heráclito, Demócrito se consagraram a fazer o universo explicado aos humanos. Eles expuseram a filosofia e criaram a ciência como duas forças novas para o progresso da humanidade.
A criação dos sábios gregos apresenta duas fases: a primeira, de Tales a Aristóteles estudou a filosofia unida à ciência. A segunda fase se deu depois de Aristóteles em diante desenvolvendo a ciência separada da filosofia. O estudo filosófico se enfraqueceu enquanto o estudo da ciência particular se fortaleceu.
A primeira semana do mês representa o nascimento do pensamento grego, durante o qual se tentou explicar o universo por algum princípio físico, fora das lendas religiosas. Ao mesmo tempo a ciência positiva, segura, comprovada, da Geometria se desenvolvia gradualmente. Tales é o principal representante da época.
A semana termina no domingo, com Tales como seu chefe.

Ver o Quadro 0226 C do Mês de Aristóteles da Ciência Antiga. O quadro mostra os grandes homens representantes da criação da ciência abstrata.

NOSSOS
ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade, preparando
a civilização do futuro.

DEMÓCRITO (460 aC-370) é conhecido como o “Filósofo que ri”, em comparação com o filósofo triste e melancólico que foi Heráclito. Ele nasceu em Abdera na Trácia. Ocupa um lugar de honra entre os numerosos pensadores nos primeiros tempos da Grécia. Nem a posse de riquezas, nem a promessa de poder eram capazes de afastar os gregos da pesquisa intelectual que representou a verdadeira necessidade do pensamento na época.
Desejando ganhar conhecimentos mais extensos do que poderia obter numa das cidades da Grécia, Demócrito passou um grande número de anos em viagem no estrangeiro, mantendo entrevistas com os mais sábios e mais ilustrados homens dos países que ele visitava. O saber assim obtido permitiu que ele mostrasse um grande conhecimento de astronomia com a observação rigorosa da natureza. Fica ele colocado desse modo, acima de seus predecessores. Os títulos de seus escritos perdidos, nos quais ele tratou de quase todos os ramos do saber, denotam um pensamento filosófico que, por sua extensão, se aproxima ao de Aristóteles. Sua reputação ganhou maior força pela sua teoria dos átomos.
A matéria pode se dividir em partes e essas partes por sua vez em outras partes menores. Mas essa divisão não pode ser levada até o infinito, porque isso não é concebível. Nossa razão que, de acordo com Demócrito, é uma fonte de saber, tanto como os nossos sentidos, nos obriga a crer que há um limite para essa divisão. Finalmente nós atingimos então as partículas de matéria que são simples e indivisíveis. Essas partículas ou átomos devem no pensamento de Demócrito, diferir umas das outras em grandeza e em forma. Ele deu às partículas o nome de “atomon”, que significa indivisível.
Os átomos devem estar constantemente em movimento, porque nada nos autoriza a supor que o movimento não seja tão antigo como a própria natureza. Dai se conclui que há um espaço para o movimento, espaço preenchido pelos átomos. Eles se combinam sem jamais,no entanto, estarem em contato. Eles estão separados por distâncias que variam, o que resulta no fato de que uma coisa se torne mais densa do que a outra. Como não há contato, se conclui que, mesmo na sua forma combinada, o movimento dos átomos não cessa jamais. Desse modo é que Demócrito explicava o universo e suas modificações. As doutrinas que ele apresenta foram aprendidas com seu mestre Leucipus, numa apresentação desenvolvida e sistematizada por Demócrito.
A teoria de Demócrito foi retomada cem anos depois por Epicuro. Lucrécio a adotou e a expôs na forma de poesia. A importância da teoria é medida quando foi adotada por Leibnitz e pelos cientistas de nossos dias. Demócrito fez a antecipação dos princípios modernos da conservação da energia e da irredutibilidade da matéria.
Nos temas da ética, Demócrito afirmava que a felicidade era o maior bem, a ser conseguido pela moderação, tranqüilidade e ausência do medo e da superstição. Atribuiu a crença popular nos deuses pelo desejo de explicar os fenômenos extraordinários como o trovão, o raio, os terremotos, por meio de um poder super-humano imaginário.

AMANHÃ: Heródoto o historiador e seu estilo admirável.



Nenhum comentário:

Postar um comentário