sexta-feira, 21 de março de 2014

0318 C SÓCRATES método da Maiêutica por perguntas sucessivas

MARÇO 18. Sócrates: conversação filosófica sobre a conduta e do dever.

SÓCRATES
(nasceu cerca do ano 470 antes da nossa era, em Atenas; morreu no ano 399, em Atenas)

ANTIGO FILÓSOFO GREGO DESTACADO PENSADOR DA CULTURA MORAL

A evolução intelectual livre
Iniciando a criação da ciência pura abstrata.
Pela primeira vez no mundo acontece nas cidades da Grécia Antiga que pensadores livres dedicaram sua vida a pesquisar o homem e o mundo. Isto é, a encontrar os fatos gerais e princípios que governam tudo que somos e que nos envolve.
Desde o século 7º ao 5º antes da nossa era homens como Tales, Anaximandro, Heráclito, Demócrito se consagraram a fazer o universo explicado aos humanos. Eles expuseram a filosofia e criaram a ciência como duas forças novas para o progresso da humanidade.
A criação dos sábios gregos apresenta duas fases: a primeira, de Tales a Aristóteles estudou a filosofia unida à ciência. A segunda fase se deu depois de Aristóteles em diante desenvolvendo a ciência separada da filosofia.
Esta terceira semana do mês de Aristóteles da Filosofia Antiga apresenta o ponto de vista da Ética da cultura grega. Esses pensadores é que mais atraíram os filósofos romanos. Eles figuram na semana com três pensadores de Roma.
O tipo principal é Sócrates como chefe da semana no domingo que a encerra.

Ver o Quadro 0226 C do Mês de Aristóteles da Ciência Antiga. O quadro mostra os grandes homens representantes da criação da ciência abstrata. Buscar na web por CALENDARIO FILOSOFICO.

NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade, preparando
a civilização do futuro.


SÓCRATES (470-399 aC) era filho do distinto escultor Sophrônisco de Atenas. Seus pais eram pobres, sua mãe Phenarete era parteira de profissão. Sócrates combateu como soldado de infantaria nas diversas campanhas das guerras do Peloponeso e se destacou por sua coragem resoluta, seu sangue-frio no perigo e sua resistência surpreendente ao frio, ao calor e à fome.
Os escritores contemporâneos e os escultores nos deixaram vivas impressões da aparência de Sócrates pesada e espessa, de seus traços feios e bizarros. Mas quando ele falava, dizia-se, era como se uma das estátuas velhas de Silene se abrisse e que a imagem de uma bela divindade se fosse revelada em seu interior.
Sócrates seguiu por alguns anos a profissão de seu pai como escultor. Mas passou a maior parte de sua vida em conversações filosóficas com seus concidadãos, nas esquinas das ruas, nos mercados, ginásios e em todos os lugares abertos ao público.
Ele fava com todos que se dirigissem a ele, jovens ou velhos, ricos ou pobres e diante de quem desejasse ouvi-lo. Suas conversações se referiam a tudo que se relacionasse à vida humana: a justiça, a coragem, a modéstia e todos os deveres e relações de um cidadão. Sua reputação cresceu e vinham pessoas de cidades distantes para ouvi-lo.
Conta-se que estando Sócrates idoso, um de seus amigos consultou o oráculo de Delfos se havia outro homem mais sábio do que ele. A resposta que recebeu foi que não havia. Sócrates ficou surpreso, mas interpretou a resposta do oráculo como significando que embora outros homens se colocassem como sábios, ele estava colocado no número bem pequeno daqueles que tinham consciência de sua própria ignorância.
Sócrates usava o método de perguntas sucessivas ao interlocutor. Começando por um caso qualquer, ele conduzia o tema fazendo com que o outro desse a definição do assunto que interessasse, como a justiça, a coragem, a temperança. Em seguida ele colocava as questões para avaliar a resposta e verificar se a definição era perfeita, se ela incluía coisas estranhas ao tema, ao mesmo tempo via se outros fatores essenciais estivessem faltando.
Esse método, de perguntas sucessivas, Sócrates chamava de MAIÊUTICA, ou trabalho de parto, o método de fazer o parto do conhecimento por meio do diálogo dinamizado pelas perguntas sucessivas orientadas pelo Mestre. Aristóteles nota que Sócrates foi o primeiro filósofo que deu valor a uma definição bem feita. Somente quem conhece a generalização contida nos princípios filosóficos consegue dar uma definição correta de uma questão.
Uma vida passada a convencer os cidadãos da falsidade de seus preconceitos mais caros e ao pouco fundamento de muitas das reputações estabelecidas acabou fazendo muitos inimigos contra Sócrates. Ele foi acusado de crime por não adorar os deuses que a cidade de Atenas adorava e por introduzir novas divindades, corrompendo a mocidade. Foi julgado e sentenciado à morte pelo envenenamento pela cicuta.
A vida de Sócrates nos é conhecida por dois de seus discípulos: sendo um o soldado Xenofonte e o outro um filósofo, Platão. Dos dois, Xenofonte é o mais exato. Platão coloca seus próprios pensamentos na boca de Sócrates e procede por meio de pergunta e resposta, seguindo o método de seu Mestre. A memória escrita por Xenofon é uma simples exposição daquilo que ele se recorda de ter ouvido de Sócrates. Os dois autores estão traduzidos em várias línguas da cultura ocidental.


AMANHÃ: Xenocrates o sucessor de Platão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário