sexta-feira, 21 de março de 2014

19 DE MARÇO: Xenocrates o sucessor imediato de Platão por moral mais severa

XENÓCRATES
(nasceu no ano 396 antes da nossa era, na Calcedônia, na Ásia Menor, hoje Turquia;

FILÓSOFO GREGO  DISCÍPULO, SUCESSOR E DIVULGADOR DA DOUTRINA DE  PLATÃO

A evolução intelectual livre
Iniciando a criação da ciência pura abstrata.
Pela primeira vez no mundo acontece nas cidades da Grécia Antiga que pensadores livres dedicaram sua vida a pesquisar o homem e o mundo. Isto é, a encontrar os fatos gerais e princípios que governam tudo que somos e que nos envolve.
Desde o século 7º ao 5º antes da nossa era homens como Tales, Anaximandro, Heráclito, Demócrito se consagraram a fazer o universo explicado aos humanos. Eles expuseram a filosofia e criaram a ciência como duas forças novas para o progresso da humanidade.
A criação dos sábios gregos apresenta duas fases: a primeira, de Tales a Aristóteles estudou a filosofia unida à ciência. A segunda fase se deu depois de Aristóteles em diante desenvolvendo a ciência separada da filosofia.
Esta é a quarta semana do mês de Aristóteles da Filosofia Antiga. É consagrada à escola de Platão que prepara a doutrina da igreja cristã.
O chefe de semana é Platão no domingo que a encerra.
Ver o Quadro 0226 C do Mês de Aristóteles da Ciência Antiga. O quadro mostra os grandes homens representantes da criação da ciência abstrata. Buscar na web por CALENDARIO FILOSOFICO.

NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade, preparando
a civilização do futuro.

XENÓCRATES da Calcedônia (396-314 aC) foi o filósofo grego, discípulo de Platão, que acompanhou seu Mestre quando ele foi ao encontro de Denys na Sicília.
A maior parte de sua vida ele passou na Academia Grega que Platão havia fundado pelos anos de 380 antes da nossa era. Depois da morte de Platão no ano 348, ele saiu de Atenas acompanhando Aristóteles. Voltou no ano 339 sendo eleito como dirigente da Academia, que ele presidiu depois da morte do discípulo de Platão de nome Speusippo nesse ano de 339. XENÓCRATES dirigiu a escola de Platão durante vinte e cinco anos, até o ano 314, quando morreu.
Ele acompanhou Aristóteles em suas viagens a partir do ano 48. Xenócrates havia sofrido com o ridículo de Platão por sua letargia. Platão comparava sua calma com o modo enérgico de Aristóteles. E pela comparação com cavalos, dizia: “Um precisa de uma espora, o outro, do freio de uma rédea. Veja que burro estou eu treinando para competir com que cavalo!” Os dois pensadores, no entanto, com qualidades tão diferentes, parece que se integraram bem estabelecendo uma nova Academia na Ásia Menor na nova cidade de Assus.
Aristóteles relata que as doutrinas de Xenócrates, expostas em textos que foram perdidos, são semelhantes às idéias de Platão. Entre suas teorias está a de “derivação”. A teoria explica toda realidade pela ação de dois princípios opostos, “ O Uno” e “O indeterminado Dyad”. O Dyad é que produz a diversidade, a multiplicidade, o mal e o movimento. O Uno ou Um é que produz a unidade, o bem e o repouso. Números e as grandezas geométricas são o resultado dessa derivação. Desse modo, a filosofia de Xenócrates procura aproximar a teoria de Platão das essências absolutas com a filosofia dos números de Pitágoras.
Xenócrates criou a teoria separando os deuses, os homens e os demônios. Os demônios representavam seres meio homens, meio deuses, alguns sendo bons e outros sendo maus. A aos demônios Xenócrates ensinava que a eles se deve muito do que a religião atribuía aos deuses. E que os rituais do mistério religioso na Grécia foram instituídos para agradar aos deuses, em especial aos deuses do mal. Essa demonologia teve muita influência, em especial sobre os primeiros escritores do cristianismo, que afirmavam serem os deuses pagãos apenas demônios do mal.
Ele se fez destacar por sua austeridade, sua sobriedade, sua veracidade e sua integridade, sendo com freqüência citado por Cícero com elogios. Quando ele fez parte da embaixada enviada por Atenas ao rei Felipe da Macedônia, ele foi o único a se opor com uma recusa inflexível às ofertas de presentes ou de favores, fazendo o mesmo na sua visita à corte do rei Antipater.
XENÓCRATES foi um autor fecundo, mas somente uma lista com o nome de suas obras chegou até nossos dias. Ele morreu com a idade de 82 anos.
O lugar de Xenócrates em filosofia é o de sucessor imediato de Platão, com o desenvolvimento do sistema de pensamento de seu Mestre, especialmente nas tendências em direção ao monoteísmo, como base de um regime moral mais severo.


AMANHÃ: Filon de Alexandria faz a conciliação do judaísmo e filosofia grega.


Nenhum comentário:

Postar um comentário