29 DE OUTUBRO: DUNOYER
na crítica ao governo político e à tirania
DUNOYER
Charles Dunoyer, Barthélemy-Charles-Pierre-Joseph
Dunoyer de Segonzac
(nasceu em 1786, em
Carennac, Lot, França; morreu em 1862, em Paris)
ECONOMISTA
POLÍTICO E JURISTA DEFENSOR DAS LIBERDADES E DIREITOS HUMANOS
A EVOLUÇÃO DO
PENSAMENTO
A grande revolução do
pensamento humano ocorreu com o fim da Idade Média, com a queda do papado, da
religião e do feudalismo.
É quando os homens se libertam do poder do homem sobre o homem em
nome de poderes por vezes injustos e misteriosos.
O movimento
intelectual na Europa do ocidente nos anos 1300, século XIV até os anos 1700,
século XVIII passou a ter duas correntes. Um movimento foi de destruição da
filosofia medieval antiga e o outro movimento foi de preparação da nova
filosofia humanista científica, positiva, clara e distinta. Homens como Kepler
e Galileu, Descartes e Francis Bacon construíam uma nova filosofia. A revolta
começada por Descartes conduziu finalmente, contra as doutrinas antigas, a
assaltos ainda mais poderosos do que os feitos pelos reformadores protestantes.
Descartes é o
representante mais completo do movimento duplo de composição e decomposição.
Começou a grande revolução matemática que permitiu a Newton interpretar o
sistema solar. Abriu-se o caminho para a operação destrutiva do século XVIII
que afinal levou à Revolução Francesa contra a política antiga de privilégios.
Hobbes e Espinosa continuaram o movimento de demolição. A teodicéia de Leibnitz
era ainda mais perigosa. Locke renunciou francamente ao conhecimento do
absoluto divino. Hume e Diderot demonstraram sua impossibilidade. Kant
completou a operação. Eles foram todos tanto construtores como destruidores.
O mês de Descartes da
Filosofia Moderna descreve essa importante revolução intelectual, a maior em
toda a história da sociedade humana ao estender a razão experimental a todo
conhecimento.
A quarta semana está sob a presidência de Hume, que, na discussão
da natureza humana e da vida social, industrial e religiosa coloca as bases da
moderna Sociologia teórica abstrata. Aqui estão historiadores filosóficos como
Robertson e Gibbon; Condorcet com a teoria positiva da História; de Maistre que
fez a primeira apreciação do sistema da Idade Média sob o ponto de vista humano
e os três principais representantes do pensamento alemão moderno com Kant,
Fichte e Hegel.
Ver em 1007 01 B em 07 de outubro o QUADRO DO MÊS DE DESCARTES
A FILOSOFIA MODERNA, com os grandes nomes representativos da evolução social do
mês
CHARLES DUNOYER nasceu em 1786. Dunoyer era economista, adversário sistemático do totalitarismo e do
comunismo sendo o grande defensor da liberdade da ação individual. Mas ele se
destaca do grande número de autores que, em seu tempo, escreveram sobre a
Economia Política por ter visto claramente que o aspecto industrial da
atividade humana não deveria ser separado do movimento geral da civilização.
Publicou o famoso jornal Le
Censeur. Dunoyer é relembrado por uma citação célebre sobre o governo
político:
«O
Estado é muito capaz de prejudicar, mas é
muito
pouco capaz de fazer o bem... Quando o Estado
faz o bem, ele faz o bem mal; quando ele faz o
mal, faz o mal bem»
em francês
conciso ele escreveu :
«L’État,
très capable de nuire l'est très peu de faire le bien…
Quand
l'État fait le bien, il le fait mal, quand il fait le mal
il le fait bien»
“A
Economia Política”, disse, “compreende tudo aquilo que resulta do exercício e
do desenvolvimento das forças sociais”.Ela seria então uma Sociologia. A
Indústria, tal como pensava, comporta duas grandes divisões. Uma que se refere
ao mundo exterior, outra relativa aos humanos.
A
divisão relativa aos humanos trata: 1º
do aperfeiçoamento da nossa natureza física; 2º da cultura da imaginação e dos sentimentos;
3º da educação da inteligência e do
aperfeiçoamento dos hábitos morais. Em outras palavras, corresponde às quatro
funções – do médico, do artista, do professor e do sacerdote.
As
duas grandes divisões da ação relativa ao mundo corresponderiam aos dois poderes da sociedade: ao poder que
governa os atos no mundo exterior, chamado de Poder Temporal ou poder político e ao poder que governa as
opiniões, chamado de Poder Espiritual
ou do pensar, de consciência, de opinião.
O totalitarismo é caracterizado pela perturbação e extinção da
liberdade de opinião pelo Poder Temporal. Essa restrição das liberdades
individuais pelo poder político ocorre devido à perda de autoridade e do respeito
religioso ocorrida com a secularização na Europa do ocidente a partir dos anos
1300, início do século XIV.
Secularização
nesse caso significa a perda do poder moral e político do papado e da religião
e do feudalismo da Idade Média. Significa o início da grande e longa revolução social moderna, um anarquia
por vários séculos.
Grande
revolução que é a maior jamais vista na sociedade: a passagem de uma
civilização milenar da religião e da guerra para uma civilização industrial, de
ciência e de paz. Uma civilização ainda em longa e lenta construção em nossos tempos.
AMANHÃ: FICHTE Nos anos
bissextos.
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