07 DE OUTUBRO: JOHN OF
SALISBURY reconhecimento do método histórico na filosofia
JOHN OF
SALISBURY
Johannes de Saresberia, o
Parvus, o Menino
(nasceu em Salisbury,
Inglaterra; morreu em 1180, em Chartres, França)
TEÓLOGO FILÓSOFO
HUMANISTA CRÍTICO HISTORIADOR E ESCOLÁSTICO MODERADO
O RACIOCÍNIO CIENTÍFICO NA FILOSOFIA MODERNA
A grande revolução do
pensamento humano ocorreu com o fim da Idade Média, com a queda do papado, da
unanimidade católica e do feudalismo.
O movimento
intelectual na Europa do ocidente nos anos 1300, século XIV até os anos 1700,
século XVIII, passou a ter duas correntes. Um movimento foi de decomposição e
destruição da filosofia monoteísta antiga e o outro movimento foi de composição
e preparação da nova filosofia positiva, clara e distinta. Homens como Kepler e
Galileu, Descartes e Francis Bacon ao mesmo tempo em que construindo a nova
filosofia perturbaram o antigo modo de pensar. A revolta começada por Descartes
conduziu finalmente a assaltos ainda mais poderosos , contra as crenças
recebidas do que a ação de alterações religiosas feitas pelos reformadores
protestantes.
Descartes é o
representante mais completo do movimento duplo de composição e decomposição.
Começou a grande revolução matemática que permitiu a Newton interpretar o
sistema solar. Abriu-se o caminho para a operação destrutiva do século XVIII
que afinal levou à Revolução Francesa contra a política antiga de privilégios.
Hobbes e Espinosa continuaram o movimento de demolição. A teodicéia de Leibnitz
era ainda mais perigosa. Locke renunciou francamente ao conhecimento do
absoluto divino. Hume e Diderot demonstraram sua impossibilidade. Kant
completou a operação. Eles foram todos tanto construtores como destruidores.
O mês de Descartes da
Filosofia Moderna descreve essa importante revolução intelectual, a maior em
toda a história da sociedade humana ao estender a razão experimental a todo
conhecimento.
A primeira semana
deste mês mostra os representantes da filosofia Escolástica. É a tentativa
sistemática de Alberto Magno, de Tomás de Aquino e de outros para empregar a
lógica de Aristóteles na defesa das crenças e para reconciliar a fé com o
pensamento científico. O ceticismo inicial é também representado por nomes como
Ramus, Erasmo e Montaigne. O chefe de semana é Santo Tomás de Aquino.
Ver em 1007 01 B em 08 de outubro o QUADRO DO MÊS DE DESCARTES
A FILOSOFIA MODERNA, com os grandes nomes representativos da evolução social do
mês
JOHN
OF SALISBURY (1107-1180), um importante
sacerdote católico está entre os primeiros pensadores a mostrar uma solução
moderada para o problema filosófico dos “universais”, das “idéias universais”
discutido na Idade Média. Foi um filósofo conhecedor das controvérsias da
escolástica em sua época. Apresentou de forma moderada o abandono da teoria do
realismo de Platão, que afirmava que as “essências” tinham realidade num mundo
transcendente divino, único verdadeiro.
Ao
contrário do realismo, Aristóteles afirmava que as essências, ou idéias gerais,
eram apenas concepções da mente, apenas nomes. O “nominalismo” ficou em
oposição ao “realismo” platônico. Aristóteles com seu gênio reconheceu que as
noções universais eram abstrações
feitas pela imaginação humana para representar a realidade.
A
capacidade da inteligência humana de generalizar se realiza quando percebe as
aparências ou fenômenos mostrados pelos seres, pelas coisas. O estudo das
propriedades, aparências ou fenômenos em separado dos objetos é chamado de “abstração”.
Foi demonstrado mais tarde que os povos primitivos não eram capazes de
abstrair, seu conhecimento reduzindo-se aos objetos em separado, individuais,
não reconhecendo propriedades que fossem encontradas nos outros objetos. Nessa
fase da evolução mental, os objetos parecem ter vida própria, sendo capazes de
ações milagrosas. Foram então adorados como “fetiches”.
Demonstrou-se
que também as crianças na infância não são capazes de abstrair, pensando da
mesma forma como os povos fetichistas. Essa verificação mostra que a função
intelectual da abstração, que é a “observação abstrata” é mais nobre, mais
complexa, do que a observação direta dos objetos em separado, chamada de
“observação concreta”. A ciência moderna se desenvolveu a partir dos filósofos gregos
pela descoberta pela observação abstrata das leis que regulam os fenômenos
comuns nos seres, nas coisas.
John
foi um pensador católico medieval que se destacou como historiador e como
filósofo. Foi dos primeiros a dar importância da história na filosofia e em
todos os campos de estudo. Nasceu na Inglaterra, indo muito jovem estudar arte,
filosofia e teologia em Paris com os mestres mais renomados da época.
Depois
de completar seus estudos passou a lecionar, indo por alguns anos para a Corte
papal em Roma. Voltou
à Inglaterra como secretário particular de Theobald, Arcebispo de Canterbury
por vários anos.
Em
1176 foi nomeado Bispo de Chartres. Morreu em 1180, aos 73 anos de idade.
AMANHÃ:
O ensino da língua árabe na Europa: RAYMOND LULLY no Calendário Histórico.
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