domingo, 26 de julho de 2015

0727C VELÁSQUEZ fortes emoções na pintura de forma e textura luz e sombra

27 DE JULHO.   Velásquez: representação fiel em retratos, cenas históricas e paisagens

VELÁSQUEZ
Diego Rodriguez de Silva Velásquez
(nasceu em 1599, em Sevilha, Espanha; morreu em 1660, em Madrid)

ENTRE OS MAIORES ARTISTAS DO MUNDO CHEFE DA ESCOLA ESPANHOLA DE PINTURA

ESTÉTICA
as artes da linguagem, da afeição e da expressão
É parte da Filosofia. A emoção é o motor da inteligência e da atividade
Ver em 0716 C    O QUADRO DO MÊS DANTE, A EPOPÉIA MODERNA, com os grandes tipos humanos do mês.


NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS


VELÁSQUES (1599-1660) nasceu em Sevilha, Espanha, de uma boa família. O nome de seu pai era de Silva, e o de sua mãe Velásquez. De acordo com o costume da Espanha, ele tomou os dois nomes, mas ficou conhecido na história da arte pelo nome de sua mãe. Foi o mesmo que ocorreu com Gutenberg.
Até a idade de 23 anos ele trabalhou em Sevilha, onde ele encontrou Cervantes. Em 1622 ele foi para Madrid, onde se introduziu na corte real da Espanha e pintou, no ano seguinte, o retrato do rei Philippe IV.
Em seguida a esse retrato, até sua morte, quase quarenta anos mais tarde, Velásquez foi coberto de favores e de honra pelo rei, ficando seu amigo íntimo e acompanhante. Ele pintou o rei, sua família e os seus nobres em todas as formas e atitudes.
Em 1630 Velásquez foi à Itália, onde recebeu continuada homenagem. O retrato que fez do papa Inocente X foi mostrado em procissão triunfal.
As obrigações do artista como acompanhante do rei faziam com que ele tivesse que seguir Philippe IV nas suas excursões e viagens. Uma febre que contraiu numa dessas viagens, na ocasião do casamento de Luiz XIV, ocasionou sua morte no ano de 1660, com a idade de 61 anos. Ele foi enterrado com grande pompa em Madrid e repousa ao lado de sua mulher, que morreu de tristeza sete dias após sua morte.
A vida de Velásquez passada inteiramente nas cortes dos reis e cercada de condecorações e favores, foi, apesar do luxo, honrosa, pura e generosa. Ele era digno, cortês, magnânimo, como mostra seu zelo de amizade em favor de Murilo, pobre, embora fosse mais popular do que Velásquez.
Ele é um dos maiores mestres da cor, do claro-escuro e de todos os recursos da arte da pintura. Ele teve êxito ao mesmo grau em retratos, paisagens, pintura de animais e em cenas históricas. O estilo naturalístico usado por ele forneceu uma linguagem adequada para a expressão de sua extraordinária força de observação na produção de retratos, tanto do modelo vivo como da natureza morta.
Velásquez desenvolveu a maestria na fidelidade da representação para se tornar o criador de obras-primas impressionantes. A diversidade dos golpes do pincel e as harmonias sutis da cor davam efeitos de forma e de textura, de espaço, de luz e atmosfera. O que pode fazer dele um precursor do impressionismo francês do século 19.
Como pintor de retratos, pela variedade da coloração local, a facilidade de execução, ele não tem quase ninguém igual a ele em qualquer uma das escolas e em qualquer época. Embora sempre nobre, simples e possante em suas concepções, a ele nada faltou do ideal e de êxtase. Não faltou a um grau qualquer a impressão da bravura de seu amigo e contemporâneo Rubens, ou da escola grandiosa de Rafael e de Miguel-Ângelo no que ele tenha estudado, na Itália.
Velásquez continua sendo um dos mais fiéis, dos mais verdadeiros e de mais personalidade dos pintores. É com justiça que ele é colocado como chefe da escola espanhola de pintura. Ele é mundialmente reconhecido como um dos maiores artistas.


AMANHÃ: Fundador da escola flamenga de arte pinta o povo como ele é: Teniers.




GRATIS. Solicite a remessa das biografias diárias sem despesas, via e-mail, pelo endereço:    torres1927@gmail.com
SE VOCÊ NÃO QUISER RECEBER ESTA MENSAGEM
 basta responder esta mensagem com a expressão: NÃO QUERO.
O Calendário atualizado deste ano de 2015 C, ano C de ano Comum, de 365 dias, pode ser visto desde 01 de janeiro. E também de datas anteriores.
2015 não é ano Bissexto, ano B, é ano C, ano comum  
Para achar o Calendário, encontre-o no Google pelo nome:
CALENDÁRIO FILOSÓFICO
NOVO: Ver no Facebook a página Templo Positivista
com as fotos dos grandes homens da humanidade.

FELIZ

QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário