domingo, 22 de fevereiro de 2015

0223 C OVÍDIO a graça contagiante de seus versos

FEVEREIRO 23: Ovídio poeta romano fecundo e sutil.

OVÍDIO
Ovid, Publius Ovidius Naso
(nasceu no ano 43 antes da nossa era, em Sulmona, Itália; morreu no ano 17 da nossa era em Constanta, Romênia)

POETA ROMANO DE SUPREMA EXECUÇÃO NA ARTE POÉTICA DO VERSO E DA RIMA

O Politeísmo Militar Ocidental vence a Teocracia Sacerdotal do Oriente


Na Grécia a arte coordenou a política militar num período histórico crítico. Nessa época foi eliminado o total poder político e mental da casta hereditária dos sacerdotes das teocracias. O que foi feito pela primeira vez no mundo. Para sempre.
A arte gera emoções, cria visões de progresso, visões do futuro.
A arte tem, desse modo, o poder de antever o progresso, de criar
novos ideais. É um poder profético natural, criado por um período
de seis séculos e meio pelo menos, humanos em sociedade.
Na quarta semana do mês de Homero estão os poetas
de Roma, tanto os épicos como os líricos. Ela compreende
sua influência continuando através da idade média. É como a
visão profética de uma era de paz que inspira os poemas de
Virgílio até que seria formulada de novo por Dante.
A semana termina no domingo tendo como chefe Virgílio.
Ver em 0129 C Quadro do Mês de Homero, a Poesia Antiga,
com os grandes tipos representantes do mês.
Veja em 0101 00 (código para JANEIRO 01) a apresentação
do Calendário Filosófico e sua fonte.


NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS



OVÍDIO (43 aC-17 dC) nasceu em Sulmona na Itália central. Ele levou em Roma uma vida de intensa produção literária até que perto de ter seus 52 anos uma ordem do Imperador Augusto o exilou para Tomi, em Constanta, na Romênia, no Mar Negro, onde morreu depois de oito anos de tristeza solitária.
A imoralidade de muitos de seus escritos e a suspeita de uma intriga envolvendo o adultério da jovem Júlia, a neta do Imperador, teriam sido a causa de seu exílio. O Imperador fez da punição dada a Ovídio um exemplo público de que Augusto exercia o controle da moralidade em Roma. A jovem Júlia também foi exilada.
Ovídio, o mais fecundo dos poetas latinos nos deixou três longas séries de poemas de amor, um poema sobre As Razões e As Estações das cerimônias romanas, duas séries de lamentações a respeito de seu exílio, sob a forma de elegias e um romance poético em hexâmetros mais longo do que qualquer de seus poemas.
O pequeno número de anos que separam Ovídio de Tíbulo marca um progresso evidente nas condições políticas e sociais do Império Romano. O regime imperial de comando único por mérito estava então firmemente estabelecido: não se ouvia nenhum murmúrio, nenhuma reclamação. A poesia de Ovídio é um reflexo dessa tranqüilidade social.
Dedicado ao gênero da elegia, foi necessário que fizesse certo sacrifício do tema em favor da forma da poesia; mas elevando a forma dos versos à mais alta perfeição de que ela era suscetível, Ovídio se mostrou incontestavelmente um dos mais habilidosos mestres da linguagem que até hoje o mundo já conheceu.
Ele empregou a mesma capacidade no desenvolvimento de suas idéias. Sua poesia, a não ser quando aborrecido, nunca saiu de um impulso; é um produto preciso, correto, que saia de seu pensamento. Nenhum grande interesse público ou particular influenciou suas afeições nem seu talento ou reduziu seu entusiasmo sempre muito pessoal, sem ser, no entanto, desprovido de generosidade.
Algumas de suas obras são de amor verdadeiro. Outras são imorais devido a sua destinação satírica e estão quase esquecidas. O aspecto particular de seu pensamento encontrou uma aplicação na reconstituição dos detalhes das coisas antigas em Os Fastos, As Datas.  Um uso mais completo e mais elevado dos fatos antigos estão em As Metamorfoses. É nesse livro de Ovídio e no livro de Luciano que foi preparada a Novela moderna de que nós desconhecemos, talvez, o seu valor.
As freqüentes citações que foram feitas de sua obra em combinação com a graça contagiante de seus versos asseguraram a Ovídio na Idade Média e na modernidade um círculo de leitores e de admiradores mais amplo do que a outro qualquer poeta da antiguidade.


AMANHÃ: A imaginação e a paixão de Lucano na poesia sem deuses.




GRATIS. Solicite a remessa das biografias diárias sem despesas, via e-mail, pelo endereço:    torres1927@gmail.com
SE VOCÊ NÃO QUISER RECEBER ESTA MENSAGEM
 basta responder esta mensagem com a expressão: NÃO QUERO.
O Calendário atualizado deste ano de 2015 C, ano C de ano Comum, de 365 dias, pode ser visto desde 01 de janeiro. E também de datas anteriores.
2015 não é ano Bissexto, ano B, é ano C, ano comum  
Para achar o Calendário, encontre-o no Google pelo nome:
CALENDÁRIO FILOSÓFICO
NOVO: Ver no Facebook a página Templo Positivista
com as fotos dos grandes homens da humanidade.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS


NOTA IMPORTANTE.
Um problema do nosso servidor na Internet está impedindo a remessa diária das biografias do
Calendário Filosófico.
Estamos providenciando uma forma de retornar à remessa de mais de 300 e-mails em massa diariamente.
Ao longo de mais de quatro anos a elaboração desse culto dos antepassados se desenvolveu formando uma visão enciclopédica da evolução histórica da humanidade desde a pré historia até a Revolução Francsa de 1889 através de seus grandes tipos.
Notar o aperfeiçoamento do vocabulário moderno e de sua apresentação claramente dirigida ao Culto dos Antepassados como propôs Augusto Comte, autor do básico Calendário Histórico Concreto provisório para o século XIX. Além disso o culto se dirigia ao revigoramento do conceito de nossa participação na grande sociedade humana como comprovado na original elaboração de Comte da Sociologia abstrata positiva de leis infalíveis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário