terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

0211 C FÍDIAS o único capaz de revelar as formas dos deuses

11 de FEVEREIRO. Fídias: o grande escultor do período clássico da Grécia

FÍDIAS
Phidias, Pheidias
(viveu cerca dos anos 490 a 432 antes da nossa era)

ESCULTOR GREGO DIRETOR DA ARTE NA CONSTRUÇÃO DO PARTENON

O Politeísmo Militar Ocidental vence a Teocracia Sacerdotal do Oriente

Na Grécia a arte coordenou a política militar num período histórico crítico. Nessa época foi eliminado o total poder político e mental da casta hereditária dos sacerdotes das teocracias. O que foi feito pela primeira vez no mundo. Para sempre.
A arte gera emoções, cria visões de progresso, visões do futuro.A arte tem, desse modo, o poder de antever o progresso, de criar novos ideais. É um poder profético natural, criado por humanos em sociedade.
Nesta segunda semana estão os escultores, arquitetos e pintores
gregos, conforme suas diferentes escolas e épocas. A semana finda no domingo com Fídias, como chefe.
Ver em 0129 C Quadro do Mês de Homero, a Poesia Antiga,
com os grandes tipos representantes do mês.
Veja em 0101 00 (código para JANEIRO 01) a apresentação
e a fonte do Calendário Filosófico.


NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS


FÍDIAS (490 aC-432 aC) é reconhecido por unanimidade como o maior escultor da antiguidade pelos críticos. Ele nasceu em Atenas, filho de Charmides, numa família de artistas. Foi contemporâneo de Péricles e de Sófocles.
Ele passou sua infância e sua juventude no meio do grande conflito com os persas e durante a esplêndida empresa de Cimon para fundar um império ateniense. Fídias começou a trabalhar como pintor, estudando depois a arte da escultura com Agedas, um mestre da escola de Argos e foi empregado nos imensos trabalhos comandados por Cimon para reconstruir Atenas depois que ela foi destruída por Xerxes.
Fídias se fez conhecido pela primeira vez como escultor pelos anos 470 antes da nossa era, um pouco antes do aparecimento político de Péricles. A reputação do artista se estabeleceu por completo com a colossal estátua da deusa Athena Promachos, em bronze com 22 metros acima do ponto mais alto da Acrópole.
No ano 444 Péricles tornou-se chefe único na direção da política, que ele administrou até sua morte em 429. Tucídides diz que Atenas era, de nome, uma democracia, mas que de fato era o governo de um só homem, Péricles, o primeiro entre todos os outros homens. Havia, então, a sempre necessária unidade de comando no governo: um único na chefia e na responsabilidade.
Uma aliança íntima se formou entre o chefe político e o mais eminente e o mais célebre dos artistas de Atenas. Uma estreita amizade ligou Fídias a Péricles. O grande artista foi nomeado diretor em chefe de todos os trabalhos públicos. A principal obra foi o Templo do Partenon, construído entre 448 e 438. O artista empregou uma dezena de anos da madureza de seu gênio à imensa série de esculturas que enchiam o espaço do Templo e em particular à estátua da deusa Atenéa, a principal glória de Atenas.
Os inimigos de Péricles mais tarde atacaram Fídias com acusações sérias e o artista, temendo represálias, foi para Elide, onde trabalhou do ano 437 até 433 no grande Templo de Zeus em Olímpia. A estátua colossal de Zeus foi feita em ouro e marfim, uma das maravilhas da antiguidade, sendo mesmo mais grandiosa e mais imponente do que a de Atenéa no Partenon. Fídias morreu em Elide no ano 432.
As principais obras de Fídias, além das esculturas do Partenon, foram as três colossais figuras da deusa Atenéa da Acrópole, em bronze, e as duas estátuas criselefantinas, uma no interior do Partenon e a de Zeus em Olímpia. As estátuas criselefantinas eram assim chamadas por serem em ouro e marfim. A figura, em geral de grande dimensão, era feita de uma estrutura de madeira dura, como de cipreste ou de ébano, sobre que eram aplicadas chapas finas de ouro e de marfim. Todas as partes de pele nua das figuras eram de marfim e as vestes eram de ouro. Pedras preciosas eram incrustadas junto com peças de metal. A reprodução feita em marfim entalhado de atletas e deuses já era feita na civilização de Minos, em Creta, anterior aos gregos.
Como diretor artístico da construção do Partenon, Fídias criou as suas mais importantes imagens religiosas. Também supervisionou e projetou a decoração geral do templo. Fídias era tido como o único que viu as imagens verdadeiras e sublimes dos deuses, sendo que só ele poderia revelar as formas dos deuses aos homens. Foi ele que fixou para sempre a idéia central das figuras de Zeus o deus-pai e da deusa Athena. A formação da opinião dos gregos foi feita, portanto, também por seus artistas, que passaram a realizar o papel de sacerdotes, mas então livres de uma casta sacerdotal fechada, como nas civilizações das teocracias do oriente.
Há muitos motivos para pensar que Fídias foi o gênio mais perfeito e mais completo que já apareceu nas artes da forma.


AMANHÃ: A epopéia dos animais nas suas fábulas: ESOPO




GRATIS. Solicite a remessa das biografias diárias sem despesas, via e-mail, pelo endereço:    torres1927@gmail.com
SE VOCÊ NÃO QUISER RECEBER ESTA MENSAGEM
 basta responder esta mensagem com a expressão: NÃO QUERO.
O Calendário atualizado deste ano de 2015 C, ano C de ano Comum, de 365 dias, pode ser visto desde 01 de janeiro. E também de datas anteriores.
2015 não é ano Bissexto, ano B, é ano C, ano comum  
Para achar o Calendário, encontre-o no Google pelo nome:
CALENDÁRIO FILOSÓFICO
NOVO: Ver no Facebook a página Templo Positivista
com as fotos dos grandes homens da humanidade.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS


NOTA IMPORTANTE.
Um problema do nosso servidor na Internet está impedindo a remessa diária das biografias do
Calendário Filosófico.
Estamos providenciando uma forma de retornar à remessa de mais de 300 e-mails em massa diariamente.
Ao longo de mais de quatro anos a elaboração desse culto dos antepassados se desenvolveu formando uma visão enciclopédica da evolução histórica da humanidade desde a pré historia até a Revolução Francsa de 1889 através de seus grandes tipos.
Notar o aperfeiçoamento do vocabulário moderno e de sua apresentação claramente dirigida ao Culto dos Antepassados como propôs Augusto Comte, autor do básico Calendário Histórico Concreto provisório para o século XIX. Além disso o culto se dirigia ao revigoramento do conceito de nossa participação na grande sociedade humana como comprovado na original elaboração de Comte da Sociologia abstrata positiva de leis infalíveis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário