quinta-feira, 20 de novembro de 2014

1120 C SULLY administrou os impostos com superávits e grandes reservas em ouro

20 DE NOVEMBRO. SULLY: Militar e estadista na produção e industrialização da França.

SULLY
Maximilien de Béthune, Marquês de Rosny, Duque de Sully
(nasceu em 1560, em Mantes-Gassicourt na França; morreu em 1641, em Villebon, França)

ESTADISTA PROTESTANTE DA RECUPERAÇÃO POLÍTICA E FINANCEIRA DA FRANÇA

GOVERNO POLÍTICO NA MODERNIDADE
Nesta terceira semana estão organizadores e financistas como ministros de Estado que viveram no século XVI, XVII e XVIII. São estadistas do governo pós-medieval. Impõem a ordem, favorecem a indústria e desenvolvem os recursos naturais. Alguns se tornaram conhecidos por suas guerras, mas não estão aqui por essa razão. O militarismo de seus governos foi por vezes necessário. Para seu financiar seu custo encorajaram a indústria como um meio de conseguir recursos para as despesas da guerra. Richelieu dá o nome a esta terceira semana dos grandes ministros.

Ver em 1105 C  em 05 de novembro o QUADRO DO MÊS DE FREDERICO A POLÍTICA MODERNA, com os grandes nomes representativos do mês na evolução social da política.

SULLY (1560-1641) nasceu no castelo de Rosny-sur-Seine perto de Mantes-Gassicourt, sendo herdeiro do baronato de Rosny. Foi educado como um protestante huguenote em 1571, aos 11 anos de idade, foi mandado para a corte de Henrique de Navarra, que mais tarde foi o rei da França como Henrique IV.
Levado por Henrique para Paris em 1572, por sorte escapou da morte durante o massacre dos protestantes no dia de São Bartolomeu. Durante as guerras civis Rosny, como era então chamado, serviu a Henrique tanto em batalha como um agente especial. Ele foi ferido na Batalha de Ivry em 1590, durante a luta de Henrique par ganhar a coroa da França. Ele colaborou nas negociações para fazer o casamento de Henrique com Maria de Médicis em 1600 e na negociação da Paz de Sovoy em 1601. Em 1603 serviu como embaixador extraordinário junto ao rei James I da Inglaterra. Embora por razões políticas recebesse a recomendação de se tornar um católico, recusou mudar sua religião.
Sully foi nomeado diretor do Conselho de Finanças em 1596 e o superintendente das finanças em 1598. Ele então acabou com abusos feitos na coleta de impostos, como a cobrança feita por governadores em benefício próprio. Rosny suprimiu os cargos públicos desnecessários e, em 1604 colaborou na adoção da “PAULETTE”, sugerida pelo financista Charles Paulet. Com essa adoção, os funcionários ao pagar por ano um sexto da soma que haviam pago por seu cargo, ficavam então com o direito de transferi-lo a quem quisesse.
Ele ganhou um grande poder no reino. Era “O HOMEM DO REI”, colocando todos os interesses particulares debaixo da autoridade do Estado. A sua fidelidade ao rei foi ricamente remunerada com cargos, sendo em 1606 elevado a Duque de Sully e posto como a primeira autoridade da França. Ele realizou uma série de visitas às províncias, forçando o pagamento das dívidas ao rei, publicou os relatórios financeiros do reino. Assumiu uma variedade de funções: diretor de artilharia, superintendente de edificações, governador da fortaleza da Bastilha. Fez o sistema financeiro funcionar, recolocando a ênfase dos impostos diretos para os impostos indiretos, realizando superávits e grandes reservas de ouro.
Sully deu incentivo à agricultura e à criação de gado, facilitou a circulação da produção, controlou a destruição das florestas, promoveu a construção de estradas, a drenagem dos pântanos e planejou um grande sistema de canais, como o Canal de Briare para ligar o rio Sena ao rio Loire, o primeiro canal da França, completado por Luís XIII. Reforçou as forças militares e dirigiu a construção de fortificações de defesa nas fronteiras.
O papel político de Sully acabou praticamente com o assassinato de Henry IV em 1610. Embora Marie de Médicis, como regente de Luís XIII o mantivesse no seu conselho, seus colegas não aceitavam sua liderança dominadora e em 1611 a rainha aceitou a sua renúncia.
Sully passou o resto de sua vida em retiro, escrevendo suas Memórias, conhecidas como as “ECONOMIES ROYALES”, as Economias do Reino, de 1638.
Na política, Sully agia como se tivesse o espírito de um grande revolucionário. Ele afirmava que a agricultura e a pecuária eram “as duas mamas que alimentavam a França”. Seguindo a orientação do rei, ele deu grande apoio ao setor industrial, em especial a produção da seda e de vestuário de luxo em seda. A indústria da França nasceu no reino de Henrique IV.


AMANHÃ: Firme contra o Parlamento e formou novos administradores: o CARDEAL MAZARIN.


GRATIS. Solicite a remessa das biografias diárias sem despesas, por e-mail, pelo endereço:    torres1927@gmail.com
SE VOCÊ NÃO QUISER RECEBER ESTA MENSAGEM
 basta responder esta mensagem com a expressão: NÃO QUERO.
O Calendário atualizado deste ano de 2014 C, ano C de ano Comum, de 365 dias, pode ser visto desde 01 de janeiro. E também de datas anteriores. 2014 não é ano B de ano Bissexto.  
Pesquise e encontre no Google pelo nome:
CALENDÁRIO FILOSÓFICO
NOVO: Ver no Facebook a página Templo Positivista
com as fotos dos grandes homens da humanidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário