terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

0226 02 C FILOSOFIA ANTIGA filosofar é pensar


FEVEREIRO 26: O mês da Filosofia Antiga.

A FILOSOFIA ANTIGA
O MÊS DA FILOSOFIA ANTIGA
REUNIÃO DE TODOS OS PENSADORES DA ANTIGUIDADE

A evolução intelectual livre iniciando a criação da ciência pura abstrata.
Pela primeira vez no mundo acontece nas cidades da Grécia Antiga que pensadores livres dedicaram sua vida a pesquisar o homem e o mundo. Isto é, a encontrar os fatos gerais e princípios que governam tudo que somos e que nos envolve. Mas a explicação não se baseou na vontade arbitrária dos deuses, mas foi feita usando a observação dos fatos. Antes a observação se destinava a imaginar a vontade dos seus poderosos deuses.
Desde o século 7º ao 5º antes da nossa era homens como Tales, Anaximandro, Heráclito, Demócrito se consagraram a fazer o universo explicado aos humanos. Eles expuseram a filosofia e criaram a ciência como duas forças novas para o progresso da humanidade.
A criação dos sábios gregos apresenta duas fases: a primeira, de Tales a Aristóteles estudou a filosofia unida à ciência. A segunda fase se deu depois de Aristóteles em diante desenvolvendo a ciência separada da filosofia. O estudo filosófico se enfraqueceu enquanto o estudo da ciência particular se fortaleceu.
A primeira semana do mês representa o nascimento do pensamento grego, durante o qual se tentou explicar o universo por algum princípio físico, fora das lendas religiosas. Ao mesmo tempo a ciência positiva, segura, comprovada da Geometria se desenvolvia gradualmente. Tales é o principal representante da época.
A semana termina no domingo, com Tales como seu chefe.

Ver o Quadro 0226 01 C do Mês de Aristóteles da Ciência Antiga. O quadro mostra os grandes homens representantes da criação da ciência abstrata.

NOSSOS
ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade, preparando
a civilização do futuro.


A FILOSOFIA ANTIGA. Definimos a filosofia como o conhecimento do que existe no mundo e como o mundo evolui. Quer dizer, o conhecimento da estrutura e da dinâmica do que há no mundo, incluindo o ser humano e sua sociedade. Ou seja, o que EXISTE ao nosso redor e como são as RELAÇÕES entre as coisas com o correr do tempo, em sua EVOLUÇÃO.
O conhecimento seguro, científico ou positivo é obtido por meio da observação e pela experiência, podendo ser em detalhe ou no seu conjunto, numa SÍNTESE que faz o resumo do saber. Não é verdade que a imaginação na arte e na lenda é produzida com as imagens obtidas pela observação?
A Filosofia inclui o conhecimento para representar ou fazer a descrição teórica na ciência, ou para idealizar poeticamente na arte, ou para planejar e realizar a aplicação prática na ação. O pensamento, realizado pelas funções do cérebro, pela inteligência, elabora o conhecimento. Portanto, podemos dizer que fazer filosofia é pensar, é fazer conhecimento.
A espécie humana em sua população mais antiga tem sua origem na animalidade, como um animal primitivo. Temos hoje indicações arqueológicas dessa origem. O homem primitivo pensava da mesma forma como os animais pensam. Ou seja, o animal recebe pelos sentidos as informações do mundo e elabora o pensamento para decidir e agir. O animal-homem dentro da grande sociedade é capaz de registrar, aperfeiçoar e transmitir o conhecimento, a filosofia.
Se o homem mais primitivo pensava, como os animais pensam, o homem e os animais fazem filosofia. Se não podem escrever nem ler, filosofam, mas não podem produzir registros, livros ou tratados de filosofia.
A religião ou sistema de conhecimento mais antigo é o feiticismo ou fetichismo, quando os humanos devem elaborar o pensamento para agir, para obter alimento, sem ter experiência anterior. A única experiência que tem é a de sua própria vida. Pensa então do modo mais fácil: que o mundo é vivo como ele mesmo. Ele anda quando quer andar. A pedra cai porque quer cair. É a colocação da forma humana nas coisas, nos animais, que são os FETICHES ou FEITIÇOS. É o antropomorfismo. A feitiçaria acredita que coisas ou fetiches produzem poderosas ações iguais às que os homens fazem, para o bem e para o mal. É o poder mágico da VONTADE das coisas, que depois vamos acreditar que há na vontade poderosa e arbitrária dos deuses.
O PRIMEIRO FILÓSOFO. Pelas indicações das populações mais antigas e pela observação dos animais, da doença e da infância humana, consegue-se saber que o primeiro modo de pensar foi o do FETICHISMO. Essa teoria da evolução da sociedade, base da moderna Filosofia da História, é apresentada com muito detalhe por Augusto Comte nos quatro volumes do SISTEMA DE POLÍTICA POSITIVA, de 1851, Paris, ed.Mathias.
Os homens mais primitivos, muito ferozes, formavam apenas casais com seus filhos, protegidos por seus poderosos fetiches. O sentimento social era reduzido somente à família. Cada um era aquele que pensava, era o seu próprio filósofo, dentro da família havendo a liderança do pai ou da mãe ou do mais velho. Mais tarde, com o progresso do sentimento de associação, do altruísmo, as famílias fetichistas se agrupavam em CLÃS fetichistas e nômades.
A grande revolução prática ocorreu com a passagem do estado nômade para o estado sedentário, com a agricultura e com a criação de animais, com os pastores e com o aumento da população.
O FILÓSOFO-ASTRÓLOGO. A observação dos astros no sedentarismo realizou o surgimento da adoração dos astros, do sol, das estrelas e dos planetas, com a astrolatria. Para conhecer os planetas e interpretar seus poderes, foi necessário que uma pessoa tivesse o conhecimento necessário: foi quando se criou o mago, o astrólogo, que é o primeiro filósofo da sociedade. O fetichismo se torna ASTROLÁTRICO. Dessa forma as vontades das coisas passaram para os astros. Então os homens conseguiram raciocinar sobre as qualidades, os acontecimentos, os fenômenos dos corpos, dos seres. Passaram a ter a mais complexa capacidade de raciocinar abstratamente. Conseguiram fazer o conceito abstrato de espírito e dos deuses, entidades imaginadas como poderosas. A realidade passou a ser governada por seres abstratos, não mais por objetos concretos. Os astros se tornaram o lugar da morada dos DEUSES. Essa a razão dos deuses do Politeísmo terem o nome dos planetas, como Marte e Venus.
No Politeísmo a especialização das profissões foi realizada dentro de cada família, com o surgimento das CASTAS, no regime que é próprio da TEOCRACIA, caracterizada pelo governo político dos religiosos. A casta mais importante e que governava era a que possuía o CONHECIMENTO, ou seja, que possuía a FILOSOFIA: era a casta sacerdotal, sagrada, secreta, fechada. Esses filósofos secretos e mágicos não têm seus nomes conhecidos. No calendário histórico não podemos fazer sua homenagem. Somente com a quebra da Teocracia na Grécia antiga é que começamos a ter o registro dos pensadores independentes de casta, dos filósofos. Essa a razão de se supor que a filosofia tivesse surgido apenas na Grécia.
Podemos, portanto, concluir que a filosofia começou quando o animal começou a pensar, entre os mais simples animais da escala dos seres vivos. Entre os humanos começou antes de sua animalidade. No começo, cada um era o próprio filósofo. Depois o filósofo foi o mago astrólogo da ASTROLATRIA. Em seguida o filósofo foi o sacerdote-governante na TEOCRACIA, dentro da casta secreta dos sacerdotes. Seus nomes só recentemente foram em parte conhecidos por meio da decifração de sua escrita. Só na Grécia começamos a conhecer o nome dos artistas, dos filósofos, dos cientistas.
Recordando o que dissemos, será que estamos prontos para responder a muitas perguntas? Questões como:
Quando começou a filosofia? Para que serve? Por quê?
Como foi? Onde? Quem? Mas o que é filosofia?
Devemos pensar e comprovar. Filosofar é pensar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário