terça-feira, 7 de dezembro de 2010

1208 VOLTA

1208 ALES VOLTA: A Eletricidade- ele a produziu pela reação química e tornou seu estudo científico.
VOLTA
Alexandre Volta, Conde Alessandro Volta, Alessandro Giuseppe Antonio Anastasio Volta
(nasceu em 1745, em Como, Lombardia, Itália; morreu em 1827, em Como)
FÍSICO ITALIANO PIONEIRO CIENTISTA INVENTOR DA PILHA ELÉTRICA

FILOSOFIA DA HISTÓRIA.
O Calendário Histórico mostra a espontânea, oscilante, irregular, mas contínua evolução cultural em todos os aspectos da sociedade, por meio das maiores figuras humanas. O Calendário, na verdade, passa a ser um verdadeiro CURSO DE FILOSOFIA DA HISTÓRIA, demonstrando os seus princípios científicos em sua observação e fundamentação empírica nos anais da História.
Indica a faculdade criadora para o melhoramento da vida humana, depois do fim do feudalismo e do fim do poder político do papa e da fé medieval, devido ao conhecimento científico que prepara a nova civilização industrial moderna. São os cientistas da nova civilização, pensadores que antes eram teólogos e metafísicos e passam ao saber firme comprovado, isto é, ao saber positivo sobre o próprio homem, sobre o mundo e seus princípios gerais.
Nesta semana mostram-se os fundadores da Astronomia e da Física, compreendendo a Mecânica, a Acústica, a Eletricidade. Aqui estão os fundadores da Astronomia Moderna, Copérnico, Kepler e Tycho-Brahe. Está Huyghens que, depois de Galileu, é o principal fundador da Mecânica Celeste. Bradley calculou a velocidade da luz; Volta com a descoberta da eletricidade dinâmica. A semana termina com o dia de Galileu que a preside.

VOLTA nasceu em família nobre, na cidade de Como, onde foi educado. Na juventude compôs poesias em italiano e em latim, mas logo voltou-se para as ciências, estudando em particular a física, a química e os fenômenos elétricos, então ainda desconhecidos, tidos como curiosidade exótica.
A eletricidade era uma força misteriosa, a não ser na forma assustadora do relâmpago e do raio. Volta estudou a eletricidade na atmosfera e pesquisou a inflamação de gases com uma centelha elétrica. A sua invenção da pilha elétrica foi a primeira forma de gerar a eletricidade em corrente contínua. Ele ainda descobriu e isolou o gás metano em 1778.
Volta inventou o eletróforo, para produção de eletricidade estática. Na Escola Real de Como ele ensinou Física, em 1779 passando a ensinar na Universidade de Pávia.
Antes das pesquisas de Volta, a eletricidade, produzida por fricção, tinha sido estudada sobretudo por Benjamin Franklin, que provou ser o raio uma descarga elétrica. Volta foi o primeiro a fazer a medição precisa da eletricidade estática por meio de uma balança engenhosa que inventou. Mas a invenção que lhe deu grande fama foi o método de produção de corrente contínua de eletricidade que foi a “PILHA DE VOLTA”.
Volta teve a atenção voltada para a experiência de Luigi Galvani com rãs. Galvani verificou que pedaços de músculos de rãs pendurados numa tela de metal por fora de sua janela pulavam durante as tempestades de raios. Galvani pensava que o fenômeno fosse devido à “eletricidade animal”, gerada pelo tecido das rãs.
O curioso é que Volta descobriu que a eletricidade das rãs era causada pela ação da corrente elétrica passando por dois metais diferentes separados pelos pedaços de rãs. Ele descobriu que Galvani tinha pendurado as rãs em ganchos de cobre presos numa tela de ferro, o que produzia o choque elétrico. Essa observação de Volta provocou grande controvérsia entre os que acreditavam na “eletricidade-animal” e os que defendiam a eletricidade do metal. Mas Volta demonstrou sua primeira pilha elétrica em 1800, acabando com a grande dúvida.
Volta conseguiu produzir uma corrente elétrica sem pedaços de músculos de rãs, ao experimentar com diferentes pares de metal separadas por pedaços de pano ou couro embebidos em água com sal ou ácido. Fazendo uma “PILHA” de chapas de zinco e de cobre, Volta comprovou que quanto maior a quantidade de pares de metal na pilha, mais corrente atravessava o circuito externo. Fundamental para sua invenção foi o medidor de corrente que ele mesmo tinha realizado.
A pilha de Volta demonstrou que a eletricidade podia ser gerada por meio de reações químicas. Antes de sua invenção, só se conseguia produzir eletricidade por meio do atrito de duas superfícies, como os raios na atmosfera são gerados pelo atrito provocado pelos ventos nas nuvens. Ele tornou a pesquisa do fenômeno elétrico um estudo científico.
Volta fez uma demonstração da geração de corrente elétrica perante o imperador em 1801, em Paris. Volta recebeu como prêmio o título de Conde e foi feito senador do reino da Lombárdia. O imperador da Áustria o nomeou diretor da faculdade filosófica da Universidade de Pádua em 1815.

A unidade de força eletromotiva que impulsiona a corrente elétrica recebeu o nome de VOLT em homenagem a Volta, em 1881. A pilha de Volta abriu o caminho para o desenvolvimento da pilha seca e da bateria elétrica, ambas com grande utilização em nossos dias.
AMANHÃ: Descobriu a lei da queda dos corpos e com a pesquisa matemática fundou a moderna Física: GALILEU.


Nenhum comentário:

Postar um comentário