09 DE AGOSTO: Salomon
Gessner o iluminismo laico naturaliza a arte barroca religiosa
GESSNER
Salomon
Gessner
(nasceu em 1730, em
Zurich; morreu em 1788, em Zurich)
POETA LÍRICO DA
SUÍÇA PINTOR GRAVADOR NA ARTE PASTORAL IDÍLICA SENTIMENTAL
ESTÉTICA
as artes da linguagem, da afeição e da expressão
É parte da Filosofia. A emoção é o motor da inteligência e da
atividade
A Idade Média promoveu a liberdade do povo trabalhador, com a
indústria e o comércio livre, com a sistematização do sistema capitalista de
liberdade civil. A civilização moderna, após o fim da civilização medieval,
com a queda do papado e do Feudalismo nos anos 1300, criou uma grande variedade
na atividade humana. A secularização fez a saída do ensino e das artes de
dentro das igrejas e dos conventos para os espaços laicos. As artes se
libertaram do controle dos teólogos e de seus sacerdotes, como ocorreu com a
Filosofia. Em ambos os casos sem luta, gradualmente, sem conflito.
Na modernidade nos encontramos em
fase de transição, em tempos de revolução sem a unanimidade cristã da Idade
Média. É a passagem de uma civilização
medieval da guerra de defesa para uma civilização pacífica científica e
industrial.
Triunfos esplendidos foram
conseguidos pelo gênio artístico aos poucos se afastando da religião, apesar do
clima de revolta. É o sinal da potente capacidade da natureza humana de
produzir, mesmo em situação de desvantagem, um conjunto glorioso de criações
artísticas.
Nesta quarta semana a poesia dos
sentimentos domina a semana. Aqui estão os líricos, os místicos, panteístas, os
poetas da mente humana em todas as suas manifestações e suas emoções, desde
Tomás de Kempis e Bunyan até Byron Shelley.
Ver em 0715 1 B
O QUADRO DO MÊS DANTE, A EPOPÉIA MODERNA, com os grandes tipos humanos
do mês.
SALOMON
GESSNER era pintor de profissão e suas produções sobre tela ou poesias em
versos foram muito apreciados. São idílios pastoriais clássicos em voga no meio
dos anos 1700, século XVIII. Seus poemas datam de 1751 até 1762. Era o século
das luzes, do iluminismo quando se desenvolve o estilo rococó, mais leve, sem
os excessos do barroco, com graça e colorido suave. O rococó se torna um novo
estilo na arte.
Gessner
teve uma grande popularidade em sua época; um movimento em favor do idílio
sentimental que, muitas vezes, precedeu as grandes revoluções sociais.
Pertenceu completamente a essa escola e não teve participação na revolução
literária que iria acontecer, com a divulgação da dúvida idealizada.
Gessner
tinha uma editora que publicava seus livros ilustrados com suas próprias e
excelentes gravuras. Era também membro do Conselho local e supervisor das
florestas.
Sua
produção mais famosa incluiu a pastoral em prosa Idyllen e
o poema épico Der Tod Abels – A Morte de
Abel. Suas obras escritas em alemão foram traduzidas em mais de 15 línguas,
entre elas para o inglês, holandês, português, espanhol, sueco, tcheco, latim e
para o hebraico, sendo admiradas por toda parte. Tornou-se um dos mais
importantes representantes do rococó literário.
AMANHÃ: A poesia revolucionária em Shelley e Elisa Mercoeur.
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