sexta-feira, 6 de julho de 2012

0706 B S DOMINGOS Reavivamento do catolicismo pelo culto de Maria mãe de Deus


06 DE JULHO. SÃO DOMINGOS: santo doce para os seus, duros para os inimigos da fé

SÃO DOMINGOS
Santo Domingo de Guzmán; Saint Dominique; Dominic, Saint
(nasceu em 1170 em Castela, Espanha; morreu em 1221, em Bolonha, Itália)

TEÓLOGO FUNDADOR DA ORDEM DOS FRADES MENDICANTES EDUCADORES

As grandes contribuições da Civilização Feudal para o progresso da sociedade humana
A Civilização Feudal realizou a tarefa principal ao estabelecer:
1. A guerra defensiva e não de conquista;
2. A organização local em cada região;
3. Suprimiu a escravidão geral na população, fundou o trabalho livre com a libertação completa do trabalhador resultando na importante organização permanente do sistema econômico do capitalismo.

Neste mês são consagrados os nomes que representam a guerra para a defesa da Europa e que fundaram as instituições locais, trabalhando para organizar cada nova nação européia.
Foram nove séculos de avanços e recuos, desde cerca dos anos 400 até 1300. Com muita confusão, crueldade e crimes; mas também com muito heroísmo e uma dedicação admirável resultando em notável progresso político, econômico, filosófico e moral.
Na terceira semana o tipo principal é Inocêncio III, que se colocou entre os mais nobres e enérgicos papas. Sua biografia está no domingo que termina a semana.

Ver em 0617 01 B  O QUADRO DO MÊS CARLOS MAGNO  A CIVILIZAÇÃO FEUDAL  com todos os grandes tipos humanos do mês.


SÃO DOMINGOS, aliado e inspirador de S. Francisco de Assis, nasceu em 1170 em Caleruega, no reino de Castela, na Espanha. Era de família nobre espanhola. Estudou teologia em Valença desde logo entrando para a ordem agostiniana.
Aos 32 anos de idade fez uma viagem ao Languedoc, onde ficou profundamente tocado pelo progresso da heresia dos albigenses. Essa heresia admitia dois deuses, um deus do bem e outro deus do mal. Domingos decidiu consagrar sua vida à pregação religiosa. Então disse ser necessário-
“opor o zelo ao zelo, a humildade à humildade,
a santidade real à falsa santidade, a verdade ao erro”.
Embora não tendo participado da cruzada feita contra os albigenses, é considerado como quem estimulou o zelo dos ortodoxos. Pode ser que a violência da Inquisição tenha sido estabelecida em decorrência de seus ensinamentos, mas não há prova histórica alguma que ele a tenha dirigido pessoalmente.
Em 1212 Domingos recebeu do papa Inocêncio III em Roma, a autorização de dar aos seus irmãos pregadores o traje de penitentes e de pregar a fé ortodoxa. Em 1217 deixou o Languedoc fixando-se em Roma. Em poucos anos os conventos dos Dominicanos foram erguidos em todos os países católicos.
O fundador da ordem morreu em 1221 em Bolonha na Itália. Os Dominicanos reavivaram a fé e produziram os dois importantes suportes da filosofia católica: Alberto Magno e Santo Tomás de Aquino.
Os Dominicanos fizeram da Virgem Maria sua especial padroeira, o desenvolvimento da Ordem contribuindo muito para converter o Catolicismo para o culto de Maria.
A crença popular de que São Domingos tenha sido o fundador e promotor da Santa Inquisição repousa sobre a tendência inevitável de um zelo apaixonado, sob o poder de uma crença absoluta, de degenerar em perseguição cruel.
O poeta Dante Alighieri colocou na boca de São Boaventura, um franciscano, no Canto XII do Paraíso, um magnífico elogio de São Domingos:
“O santo atleta doce para os seus, mas duro
para os inimigos (da verdade)”.

AMANHÃ: Entre os mais nobres, enérgicos e arbitrários nas crenças absolutas: Inocêncio III, papa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário