sábado, 14 de julho de 2012

0715 03 B OS TROVADORES DA IDADE MÉDIA inventaram novos versos e poemas


15 DE JULHO: OS TROVADORES: a nova arte secular medieval de cultura e emoção

OS TROVADORES
Les Troubadours, The Troubadours,  The Trouvères, The Trouveurs
(viveram aproximadamente entre 1090 até 1290)
SECULARIZAÇÃO DA NOVA ARTE MUSICAL CRIADA PELOS TROVADORES MEDIEVAIS

ESTÉTICA
as artes da linguagem, da afeição e da expressão
É parte da Filosofia. A emoção é o motor da inteligência e da atividade

A civilização moderna, após o fim da Idade Média, com a queda do papado e do Feudalismo nos anos 1300, criou uma grande variedade na atividade humana, pela liberdade do povo trabalhador, com a indústria e o comércio, com a sistematização do sistema capitalista de liberdade civil. Criou também a saída das artes de dentro das igrejas e dos conventos para os espaços laicos. As artes se libertaram do controle dos teólogos e de seus sacerdotes, como ocorreu com a Filosofia. Em ambos os casos sem luta, gradualmente, sem conflito.
Na modernidade nos encontramos em fase de transição, em tempos de revolução. É a passagem de uma civilização medieval da guerra de defesa para uma civilização pacífica científica e industrial.
Triunfos esplendidos foram conseguidos pelo gênio artístico aos poucos se afastando da religião, apesar do clima de revolta. É o sinal da potente capacidade da natureza humana de produzir, mesmo em situação de desvantagem, um conjunto glorioso de criações artísticas.
A primeira semana tem Ariosto como chefe, mostrado no domingo último dia da semana. Ali estão autores que criaram pinturas ideais da natureza humana sob todas as suas formas, com a poesia de costumes, mostrada nas suas manifestações da história da sociedade moderna.

Ver em 0715 01 B   O QUADRO DO MÊS DANTE, A EPOPÉIA MODERNA, com todos os grandes tipos humanos do mês.


A Idade Média reuniu as condições favoráveis ao desenvolvimento da poesia. A guerra de conquista foi substituída pela guerra de defesa do grande império romano. O nível dos costumes, da moralidade, se elevou com a cavalaria e com o respeito pela mulher. Mas a situação da sociedade era muito instável, ao passar do regime de feudos e de castelos do feudalismo da Idade Média para o moderno regime de burgos, de vilas e cidades livres do barão feudal, com a independência da indústria e do comércio. Foi o fim de uma civilização de guerra de defesa com seus líderes religiosos para uma nova civilização de paz e de indústria, com a formação de novas lideranças dentro da sociedade. Até mesmo a linguagem, que dá a medida de muitas situações, estava em mudança, deixando de lado o latim de toda a Europa para os idiomas regionais. A perda do poder da religião também fez o latim perder a posição de língua internacional no continente mais adiantado do mundo.
A era medieval produziu as Niebelungen e a Chanson de Roland. Mas os costumes mostrados por esses dois poemas sofreram, tanto como a linguagem, rápidas e muitas vezes violentas transformações.
Mas, no sul da França, foi diferente. A região da Provença foi cedo incorporada à civilização de Roma. E ficava fora da corrente central da invasão das tribos bárbaras que devastavam a Itália. A terra que abrigou os godos, os mais simpáticos invasores do norte, ficou protegida da agressão dos vândalos e dos hunos. É natural que a língua de Provença, o provençal, tenha atingido uma rápida maturidade. Dante chegou a tentar o uso do provençal para escrever a Divina Comédia.
O romance heróico e as canções de amor eram produto dos TROVADORES, os autores dessa arte. No norte da França o nome desses menestréis foi o de TOUVÈRES. Eles tiveram grande influência sobre a sociedade da época, sendo patrocinados por monarcas como Ricardo I da Inglaterra e como Afonso II de Aragão.
A arte dos trovadores é a maior influência para o desenvolvimento secular da música da Idade Média na modernidade. Corresponde, na arte, à secularização da sociedade, em todos os aspectos, ao sair do feudalismo para entrar na civilização moderna. A secularização mostra a libertação gradual das populações do poder cultural do Catolicismo, feito dentro das igrejas e dos conventos, até então progressista. A arte, como a ciência e a política passa sem rutura, aos poucos, para fora das igrejas, para os palcos e arenas laicas.
Dois dos trovadores estão mencionados por Dante. No Purgatório, Canto XXVI, ele encontra Arnaud Daniel, que é chamado de - o melhor dos artistas na língua provençal. Dante confessa que tomou dele a forma lírica de alguns de seus poemas. Outro trovador, citado por Dante, é Bertrand de Born, um feroz guerreiro da Gascônia que promoveu os conflitos entre o rei Henrique II da Inglaterra e seu filho primogênito. Por esse motivo Dante o coloca no Inferno, junto com Maomé e de outros que semearam a discórdia entre os homens (Canto XXVII).
O nome de TROVADOR é derivado do occitanian “trobar”, inventar, achar, em francês, “trouver”. O trovador, assim, é aquele que inventa novos poemas, com novos versos para combinar com seus elaborados enredos de amor. Muito de sua arte foi preservada, em “chansonniers” ou catálogos de canções.
A influência dos travadores sobre a sociedade ocorreu de forma sem precedentes na história da poesia medieval. As cortes reais acolhiam os trovadores, que tinham grande liberdade de expressão, frequentemente intervindo até nos conflitos políticos. Mas seu grande papel foi criar entre as damas da nobreza uma aura de cultura e de emoção que nada até então tinha produzido.
A poesia dos trovadores formou uma das mais brilhantes escolas que existiu, e que conseguiu influenciar toda a poesia lírica que depois se produziu na Europa.

AMANHÃ: Lançamento das bases do humanismo na Renascença: Bocácio.


SECULARIZAÇÃO
A secularização é a transformação de uma sociedade pelo abandono de seus tradicionais e profundos valores e importantes instituições religiosas para aceitação e para o uso de outros novos valores e instituições laicas ou seculares, isto é, não religiosas.
A noção de secularização resulta da percepção de que as sociedades se desenvolvem ou progridem pela modernização e racionalização. Com a modernização a religião perde a sua autoridade em todos os aspectos da vida social e de governo.
A direção do ensino e da formação de opinião é feita pela religião. A secularização promove a passagem dessas funções para instituições que em geral não têm a coerência e a capacidade dos sacerdotes.
No caso da Idade Média, na Europa, a partir dos anos 1300, século XIX, o ensino, as artes e a informação deixaram de ter comando único nas mãos do papa e de seus padres, dentro da unidade da fé católica romana. Toda formação de opinião e governo da consciência passaram a ser feitas por especialistas, como professores, jornalistas, literatos, consultores, psicólogos, médicos. É uma era de revolução de hábitos e costumes e de conflitos em que nos achamos. A revolução perturba a paz necessária para a indústria e exacerba o egoísmo em todas as suas formas, destruindo as heranças, a memória do passado e o respeito aos mais velhos e aos antepassados.
Até que uma nova filosofia, uma nova e elevada visão de mundo e de vida se estabeleça.

Notar que
você não será maior
do que sua visão da vida, do que sua filosofia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário