terça-feira, 3 de março de 2015

0303 C HERÓDOTO prepara o estudo documentado da história

03 DE MARÇO: Heródoto o historiador e seu estilo admirável.

HERÓDOTO
Herodotus
(nasceu cerca do ano 484 antes da nossa era, em Halicarnassus, na Ásia Menor, hoje Turquia; morreu no ano 425)

ESCRITOR GREGO PAI DA HISTÓRIA COM O PRIMEIRO GRANDE RELATO HISTÓRICO

A evolução intelectual livre Iniciando a criação da ciência pura abstrata.
Pela primeira vez no mundo acontece nas cidades da Grécia Antiga que pensadores livres dedicaram sua vida a pesquisar o homem e o mundo. Isto é, a encontrar os fatos gerais e princípios que governam tudo que somos e que nos envolve.
Desde o século 7º ao 5º antes da nossa era homens como Tales, Anaximandro, Heráclito, Demócrito se consagraram a fazer o universo explicado aos humanos. Eles expuseram a filosofia e criaram a ciência como duas forças novas para o progresso da humanidade.
A criação dos sábios gregos apresenta duas fases: a primeira, de Tales a Aristóteles estudou a filosofia unida à ciência. A segunda fase se deu depois de Aristóteles em diante desenvolvendo a ciência separada da filosofia.
A primeira semana do mês representa o nascimento do pensamento grego, durante o qual se tentou explicar o universo por algum princípio físico, fora das lendas religiosas. Ao mesmo tempo a ciência positiva, segura, comprovada da Geometria se desenvolvia gradualmente. Tales é o principal representante da época.
A semana termina no domingo, com Tales como seu chefe.

Ver o Quadro 0226 C do Mês de Aristóteles da Ciência Antiga. O quadro mostra os grandes homens representantes da criação da ciência abstrata.


NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS



HERÓDOTO (484 aC-425 aC) realizou uma grande e nova tarefa no pensamento humano. Antes dele nem mesmo umas linhas de uma crônica de acontecimentos havia, a não ser nas obras dos poetas épicos. Ele forma a ponte de ligação entre o também historiador grego Tucídides (460-400 aC) e os antigos poetas.
A vida de Heródoto se tornou especialmente adequada ao seu trabalho de historiador. Nascido na cidade de Halicarnassus, em Caria, na Ásia Menor, quatro anos antes da batalha de Salamina, quando os gregos venceram os persas no ano 480, acabando com sua ameaça contra a civilização grega e contra o progresso que eliminaria a religião teocrática, suas castas hereditárias e o governo político dos sacerdotes.
Halicarnassus então era governada despoticamente por chefes estrangeiros. Ainda jovem, resolveu viver viajando, já que não poderia seguir qualquer carreira oficial. Visitou quase todas as cidades da Grécia e conheceu todas as partes da costa da Ásia Menor, ao Egito e à Scyntia. Ele retornou a Halicarnassus para apoiar a revolta que livrou a cidade do domínio dos Persas e colocou a cidade como membro da união ateniense. Ele foi para Atenas por vários anos e depois para a nova colônia grega de Thurium na Itália. Foi ali que Heródoto escreveu sua grande obra e onde passou o resto da vida.
Ele se propôs a contar as causas e o curso da guerra entre os gregos e os bárbaros. Serviu-se das lembranças do fim glorioso no conflito que estava ainda presente no espírito de todos, nesse período em que um sentimento de segurança atingia toda a Grécia. Heródoto escreveu a primeira grande narrativa histórica no mundo antigo, a HISTÓRIA das guerras entre os gregos e os persas, entre os anos 499 e 479 antes da nossa era. Está a obra dividida em nove livros.
Embora essa guerra fosse o fim de sua narrativa, à medida que aparecia em cena uma nova nação, ele interrompia sua história para dizer tudo que ele soubesse sobre esse país, não somente a sucessão de suas dinastias, mas contando com simpatia os detalhes de sua religião, suas superstições e seus costumes. Sua obra é escrita num estilo reconhecido por todos como um modelo de simplicidade e correção, universalmente admirado. A HISTÓRIA por essa razão é recomendada como leitura até em nossos dias.
A HISTÓRIA de Heródoto não é só uma obra-prima artística, permanecendo como a fonte principal de informação para a história da pequena, mas valente Grécia na importante luta contra gigantesco império teocrático da Pérsia. Os gregos representaram a luta da liberdade do pensamento contra a tirania das antigas crenças. A narrativa feita inclui também muitas informações sobre a Ásia e sobre o Egito.
Heródoto possui a maior qualidade de um historiador, separando o que é verdade do que é falso ou incerto. Ao narrar as maravilhas dos países estrangeiros, ele fala com prudência e sem exageração. Seu testemunho, apesar de ter sido atacado repetidamente, foi sempre confirmado por pesquisas mais recentes. Por essa razão, no sentido mais elevado, sua obra, sendo muito mais do que uma crônica, começa a separar a narrativa da história das fábulas antigas.
Ainda sob a ação das crenças religiosas da Grécia, Heródoto não podia fazer uma história isenta da intervenção dos deuses. Os fatos lhe pareciam muito sutis e muito complexos para serem explicados de outra forma. Mas seu progresso fica assegurado quando os seus deuses já não agem com arbitrariedade e com ações caprichosas, mas passam a se comportar, como pensava Heródoto, de forma lógica regular e dentro de certas leis.
Para Heródoto, a experiência na vida das nações e nas vidas dos indivíduos, demonstrava a presença de uma justiça rigorosa feita pelo poder sobrenatural dos deuses. Dessa forma, ele prepara os dados para o estudo documentado do passado humano, reconhecendo a continuidade nos eventos históricos.
Heródoto deve ser colocado entre os pensadores que merecem nossa perpétua gratidão pela dedicação ao estudo sério da evolução da sociedade humana.


AMANHÃ: Tales e o pensamento abstrato científico e filosófico.




GRATIS. Solicite a remessa das biografias diárias sem despesas, via e-mail, pelo endereço:    torres1927@gmail.com
SE VOCÊ NÃO QUISER RECEBER ESTA MENSAGEM
 basta responder esta mensagem com a expressão: NÃO QUERO.
O Calendário atualizado deste ano de 2015 C, ano C de ano Comum, de 365 dias, pode ser visto desde 01 de janeiro. E também de datas anteriores.
2015 não é ano Bissexto, ano B, é ano C, ano comum  
Para achar o Calendário, encontre-o no Google pelo nome:
CALENDÁRIO FILOSÓFICO
NOVO: Ver no Facebook a página Templo Positivista
com as fotos dos grandes homens da humanidade.

FELIZ

QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário