segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

0127 C HARUN AL RASHID grande rei árabe protetor da arte e da ciência

27 DE JANEIRO: Harun-Al-Rashid célebre califa árabe imperador do luxo e da riqueza

HARUN-AL-RASHID
Harun ar-Rashid, Haroun-al-Raschid, Aaron o Justo
(nasceu em 763, em Ravy, Iran; morreu em 809, em Tus

CALIFA CÉLEBRE NO AUGE DO IMPÉRIO ÁRABE DE RIQUEZA E LUXO


NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS


HARUN ou Aaron, o Justo (763-809), é o mais célebre dos califas árabes, o quinto califa da dinastia dos Abbasides que descendem de Abbas, o tio do profeta Maomé. Harun era filho de Medhi, o terceiro califa de sua família e que foi o terror de Constantinopla, então sob o governo da Imperatriz Irene.
Harun começou sua carreira militar contra o Império Bizantino quando ainda era apenas um jovem. Em 786, com 24 anos, subiu ao trono de seu pai e de seu irmão e colocou o poder nas mãos da ilustre família dos Barmecides, nomeando Yahya-ben-Kalid seu grande vizir ou conselheiro de Estado.
Ele organizou vigorosamente a defesa de seu reino do lado do Império Bizantino e, a leste estendeu suas fronteiras até Cabul e para além de Oxus. Mas no ano 803 o califa, num acesso de ciumes e de paixão destruiu com uma crueldade implacável a família dos Barmecides que era apreciada por todos os árabes por causa de sua habilidade e de sua generosidade.
No mesmo ano Harun começou uma série de campanhas militares contra o Imperador de Bizâncio e invadiu a Ásia Menor à frente de 300.000 homens inflingindo a Nicefora derrotas sucessivas. Mas no ataque contra Khorassan ele ficou doente e morreu no ano 808 com a idade de 47 anos depois de reinar durante 23 anos.
Harun ficou famoso como guerreiro, como o mais magnífico dos califas e como filho devotado do Islam. Fez por nove vezes a peregrinação a Meca; oito vezes ele invadiu o Império Bizantino e colocou ao mais alto grau a fama e o esplendor da corte de Bagdá.
Mansour, o avô de Harun, tinha cercado Bagdá de sábios, de poetas, artistas e de filósofos que conservaram as tradições do saber dos gregos e fizeram reviver os escritos de Aristóteles, de Ptolomeu e de Euclides. Harun colheu a glória desse grande patrono.
Harun está entre os maiores de sua raça, as lendas árabes estando cheias de histórias de sua magnificência, sua generosidade, sua cultura e deu devotamento ao bem público. Ele foi um grande construtor, protegeu a arte, a poesia, a ciência e assim combinando com a fama das personagens que fizeram o ornamento de seu reino, fez dele o herói das Mil e Uma Noites.
Sua injustiça para com o nobre Barmecide, a quem ele tanto devia, não atingiu, no entanto sua reputação de cavalheiro cortês e magnânimo.
A Europa do ocidente ficou encantada com a esplêndida embaixada que ele enviou no ano 801 a Carlos Magno, embaixada que estava encarregada de levar ao novo grande Imperador uma tenda, um relógio, um elefante e as chaves do Santo Sepulcro de Cristo.
Harun foi o mais conhecido de todos os primeiros sucessores do profeta Maomé. Seu Império se estendeu do Egito até o Indus; seu governo, famoso pelas armas, pela arte, pela ciência era notável também por seu esplendor.
Junto com Abdrame da Espanha ele se assinalou único entre os califas do oriente, por causa da reação sobre a Europa do ocidente feita pela cultura árabe que floresceu dentro de seu reino e do interesse que essa cultura despertou nos espíritos da Idade Média católica.
A cultura árabe levou a filosofia de Aristóteles para os pensadores europeus, alterando, com Alberto Magno e Tomás de Aquino, a própria doutrina oficial católica. Assim foi libertada a filosofia e a ciência do total domínio da teologia católica antiga, antes baseada nos princípios de Platão pela orientação espiritualista de Santo Agostinho.


AMANHÃ: A Teocracia do grande Maomé.



GRATIS. Leia a biografia postada em cada dia da semana no Blog de nome
CALENDÁRIO FILOSÓFICO
Encontre-o pela pesquisa desse nome no Google.

O Calendário atualizado deste ano de 2015 C, ano C de ano Comum, de 365 dias, pode ser visto desde 01 de janeiro. E também de datas dos anos anteriores.
2015 não é ano Bissexto, ano B, é ano C, ano comum  
NOVO: Ver no Facebook a página Templo Positivista
com as fotos dos grandes homens da humanidade.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS

NOTA IMPORTANTE.
Um problema do nosso servidor na Internet está impedindo a remessa diária das biografias do
Calendário Filosófico.
Estamos providenciando uma forma de retornar à remessa de mais de 300 e-mails em massa diariamente.
Ao longo de mais de quatro anos a elaboração desse culto dos antepassados se desenvolveu formando uma visão enciclopédica da evolução histórica da humanidade desde a pré historia até a Revolução Francsa de 1889 através de seus grandes tipos.
Notar o aperfeiçoamento do vocabulário moderno e de sua apresentação claramente dirigida ao Culto dos Antepassados como propôs Augusto Comte, autor do básico Calendário Histórico Concreto provisório para o século XIX. Além disso o culto se dirigia ao revigoramento do conceito de nossa participação na grande sociedade humana como comprovado na original elaboração de Comte da Sociologia abstrata positiva de leis infalíveis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário