16 DE SETEMBRO. Tirso
de Molina: original autor do famoso e imoral anti-herói Don Juan
TIRSO DE MOLINA
Pseudônimo do
Frade Gabriel Téllez
(nasceu cerca 1571, em
Madrid; morreu em 1648, em Soria, Aragón, Espanha)
NOTÁVEL
DRAMATURGO DA ERA DE OURO DA LITERATURA NA ESPANHA
Estética
parte da Filosofia para a
idealização, para a emoção
O motor da ação é o sentimento
Estética é a teoria da arte, o conjunto dos princípios
fundamentais da arte. É apresentada também como a filosofia da arte.
ARTE
Define-se
a arte afirmando que:
arte é a representação idealizada
da realidade, dos seres e dos acontecimentos.
O objetivo
da arte é cultivar o nosso sentimento, da emoção de perfeição, do belo. Assim
como a ciência explica a realidade, a arte embeleza o real para emocionar,
estimulando o sentimento social, a compaixão, o altruísmo.
Em ambos os casos, a tarefa de
classificação tanto na ciência como na arte se faz começando pelos objetos simples
do mundo exterior ao homem. Em seguida se eleva gradualmente aos complicados
fatos da vida e da natureza humana, coletiva na sociologia ou individual na
psicologia.
O mundo antigo era a muitos
respeitos mais favorável do que a modernidade à produção da grande poesia. A
sociedade era mais homogênea e mais harmoniosa em sua constituição, também mais
estável e mais regular em seu movimento.
Na modernidade nos encontramos em
fase de transição, em tempos de revolução, ao passar de uma civilização medieval
para uma civilização científica e industrial. Mas, apesar do clima de revolta,
triunfos esplendidos foram conseguidos pelo gênio artístico independente.
Nesta segunda semana do Calendário
estão como representantes desta fase da evolução social aqueles mestres do
drama histórico que pintaram os tipos tomados do passado de preferência a
caracteres puramente imaginários. Desse modo aqui Schiller é colocado ao lado
de Corneille, assim como na semana passada Goethe foi colocado ao lado de
Calderon.
Ver em
0909 01 B O Quadro do Mês de
Shakespeare,
O Drama Moderno, com os
grandes tipos representantes da evolução da arte.
TIRSO DE MOLINA (1571-1648) o nome
literário, o apelido chamado de nom de
plume, ou nome de pena ou caneta, literário, do frade católico com o nome
de batismo de Gabriel Téllez.
Tirso recebeu sua educação na Universidade de Alcalá. Ele teria se
tornado frade da Ordem de Nossa Senhora das Mercês em 1601 e no fim da vida foi
o abade do mosteiro em Soria, cidade do norte da Espanha. Morreu como abade em
Soria em 1648 com cerca de 80 anos de idade.
Como historiador da Ordem, escreveu a História general de la Orden de la Merced em 1637.
Como autor de pecas de teatro teve uma fecunda produção. Chegaram
até nós cinco volumes de seus dramas. Eles foram todos publicados durante sua
vida de religioso. Ele escreveu também muitas comédias publicadas à parte.
Suas peças, em grande parte, não se recomendavam para uma moral
rigorosa e, por isso, foram proibidas pela Santa Inquisição. É um dos exemplos
da revolução mental da modernidade, iniciada espontaneamente pelos próprios
sacerdotes católicos. Neste caso, estamos na fase em que a arte já deixou as
igrejas para se fazer nos palcos seculares, tanto populares como da nobreza.
Ele escreveu também muitas comédias publicadas à parte.
É um dos
exemplos da revolução mental da modernidade, iniciada espontaneamente pelos
próprios sacerdotes católicos.
A mais famosa de suas tragédias é El Burlador de Sevilla. Essa
peça é que introduziu na literatura mundial o herói-vilão Don Juan. Essa figura
teve origem nas lendas populares espanholas e foi criada no teatro, com grande
originalidade, por Tirso de Molina. O anti-herói veio a ser um dos mais famosos
em toda a literatura universal com a ópera Don Giovanni (1787) de Mozart. Pelo
teatro de Molière ficou conhecido pela peça Festin de Pierre. Foi a base do Don
Juan de Byron.
O tema do Don Juan foi usado na Inglaterra por Sir Aston Cokayne.
Thomas Shadwell criou o personagem em The Libertine em 1676. Bernard Shaw fez a comédia
Man and Superman em 1903 sobre o tipo do libertino e Richard Strauss compôs o
poema sinfônico Don Juan em 1889. Juan é mostrado como um herói tragicômico,
destruído por sua busca sem fim da mulher ideal.
As comédias de Tirso Cigarrales de Toledo, publicadas em 1624, são
versos, histórias, dramas, como recreações do tempo de verão por um grupo de
nobres. O nome cigarral significa casa de campo no dialeto de Toledo. São
baseados no Decameron de Boccaccio.
Como dramaturgo, Tirso de Molina foi muito prolífico, com mais de
quatrocentas peças, mas poucas foram guardadas até hoje.
Um paradoxo teológico é encenado na peça El Condenado por
Desconfiado, no caso da salvação da alma de um perigoso ladrão arrependido,
comparada com a danação de um religioso por ter tido uma única falta numa
dúvida em sua fé. O conflito psicológico e as contradições são bem mostrados.
Ironia e tragédia estão presentes na obra de Tirso, como se
encontra em Shakespeare.
Em seus dramas históricos isso pode ser visto, como em Antona Garcia , de
1635, em La Prudencia
en la Mujer , de
1634.
Até nossos dias a tragédia histórica La Prudencia en la Mujer tem sua leitura
recomendada, descrevendo a história da rainha Maria de Castela, uma viúva
jovem, assediada por três pretendentes violentos.
Tirso de Molina é um dos grandes dramaturgos da Era de Ouro da
literatura espanhola. Ele se mostrou brilhante, com as mais aplaudidas comédias
e suas melhores tragédias são as mais importantes da época de secularização da
arte, ou seja quando a arte se livra da orientação do cristianismo e de seus
temas religiosos.
AMANHÃ: Força, beleza e elevação na arte dramática: o holandês
Joost van den Vondel.
SECULARIZAÇÃO
A secularização é a transformação de uma sociedade
pelo abandono de seus
tradicionais e profundos valores e importantes instituições religiosas para aceitação e para o uso de outros
novos valores e instituições laicas
ou seculares, isto é, não religiosas.
A noção de secularização
resulta da percepção de que as
sociedades se desenvolvem ou progridem pela modernização e racionalização. Com a modernização a
religião perde a sua autoridade em todos os aspectos da vida social e de governo.
A
direção do ensino e da formação de opinião é feita pela religião. A
secularização promove a passagem dessas funções para instituições que em geral
não têm a coerência e a capacidade dos sacerdotes.
No
caso da Idade Média, na Europa, a partir dos anos 1300, século XIX, o ensino,
as artes e a informação deixaram de ter comando único nas mãos do papa e de
seus padres, dentro da unidade da fé. Toda formação de opinião e governo da
consciência passaram a ser feitas por especialistas, como professores,
consultores, psicólogos, médicos. É uma era de revolução de hábitos e costumes
e de conflitos em que nos achamos. Até que uma nova filosofia, uma nova e
elevada visão de mundo e de vida se estabeleça.
Notar
que
É verdade que você não será maior
do
que sua visão da vida, de sua filosofia.
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