09 DE SETEMBRO. Shakespeare: o poeta nacional da Inglaterra
SHAKESPEARE
William
Shakespeare ou Shakspere, O Bardo de
Avon, O Poeta de Avon
(nasceu em 1564 em
Stratford-upon-Avon, Warwickshire, Inglaterra; onde morreu em 1616)
MAIOR AUTOR E
ATOR DRAMÁTICO DA MODERNIDADE PRIMEIRO DOS POETAS INGLÊSES
Estética
parte da Filosofia para a idealização, para a emoção
O motor da ação é o sentimento
Estética é a teoria
da arte, o conjunto dos princípios fundamentais da arte. É apresentada também
como a filosofia da arte.
Define-se a arte afirmando que:
arte é
a representação idealizada da realidade,
dos
seres e dos acontecimentos.
O objetivo da arte é cultivar o nosso sentimento da emoção de
perfeição, do belo. Assim como a ciência explica a realidade, a arte embeleza o
real para emocionar, estimulando o sentimento social, a compaixão, o altruísmo.
Em ambos os casos,
a tarefa de classificação tanto na ciência como na arte se faz começando pelos
objetos simples do mundo exterior ao homem. Em seguida se eleva gradualmente
aos complicados fatos da vida e da natureza humana, coletiva na sociologia ou
individual na psicologia.
O Calendário
Filosófico consagra dois meses do ano à Estética moderna. O mês de Shakespeare
é dedicado ao Drama Moderno O outro mês é o de Dante, o oitavo mês, com o nome
de Epopéia Moderna.
É evidente que o
drama moderno tem seu maior representante em Shakespeare. Depois
dele vêm os poetas dramáticos da Espanha, da Itália, da França, da Alemanha e
finalmente da Holanda.
As semanas do mês
se sucedem com os autores dramáticos puros sucessores de Shakespeare, de Lope
de Veja a Goethe. Estão representados os mestres do drama histórico como
Corneille e Calderon bem como os grandes cômicos da sátira dos costumes. A
aliança da música com o drama justifica que aqui figurem os compositores
musicais.
Ver em 0909 01 B O QUADRO DO MÊS DE SHAKESPEARE, o Drama
Moderno, com todos os grandes tipos humanos do mês.
WILLIAM
SHAKESPEARE (1564-1616) nasceu em Stratford,
onde seu batismo foi registrado em 26 de abril de 1564 na igreja da Santíssima
Trindade.
O
maior representante do teatro, ou seja, do drama, na modernidade é Shakespeare.
Neste mês ele é homenageado como pertencendo a uma elite dos maiores tipos
humanos da história. A arte durante a Idade Média se fazia somente dentro das
igrejas, sob a direção do sacerdócio católico. Com o fim do feudalismo e com a
secularização dos costumes, a atividade de formação da opinião começou a sair
gradualmente do controle dos religiosos. É a transição da civilização cristã e
feudal para uma nova civilização moderna, pós medieval. As obras de arte, que
eram relativas aos temas religiosos, passaram a ensinar a compreensão dos
homens, os problemas humanos.
Alguns
poucos fatos de sua vida fora dos palcos não passam de simples fragmentos. Mas
é certo que foi tinha uma natural amabilidade e bom humor que o fazia muito
estimado.
Ele
passou sua juventude na região em que nasceu. Seu pai, John Shakespeare, era
legislador municipal da cidade e proprietário. Sendo um nobre, recebeu do
Colégio de Heráldica, em 1569, o direito do uso de armas e brasão. Sua mãe,
Marie Aderem, descendia de uma antiga e honrada família do condado.
Shakespeare
em 1582 com 18 anos casou-se com Anne Hathaway, filha de um proprietário da
região. Cinco anos depois, em 1587, foi tentar a sorte no teatro, em Londres. Já em 1592
era conhecido como ator e autor de talento. No ano seguinte ele publicou seu
poema VENUS E ADONIS, dedicado ao conde de Southampton. Nessa época ele compôs
vários de seus grandes SONETOS. Essas poesias parecem ser autobiográficas; em
certo trecho deixa aparecer a história de um amor ilegítimo. Falam de
lembranças esparsas que se referem à prosperidade e à poesia.
Os
vinte anos que se passam entre 1590 e 1610 foram de produção e de sucesso: nos
10 primeiros anos ele compôs principalmente peças históricas e comédias. Nos
dez anos seguintes produziu tragédias. Muitas das peças criadas por
Shakespeare, senão todas, foram representadas na corte do rei, ele sendo um dos
comediantes oficiais.
Ele
foi sócio do teatro, com que ganhou o necessário para comprar em Avon, em 1597,
uma propriedade. Foi em Stratford-upon-Avon que viveu
como um nobre liberal. Lá morreu em 1616, com 52 anos, sendo enterrado na
igreja paroquial.
Em 1623 seus colegas, os atores Heminge e Condell reuniram todas
as suas peças, na maioria manuscritas, e as publicaram. Na página de rosto foi
impresso um retrato de Shakespeare em gravura de Droeshout. Essa estampa e o
busto colocado na igreja local são as efígies mais autênticas do poeta. Mas o
reconhecimento completo de suas criações extraordinárias só foi feito nos anos
1800, no século 19.
As
peças de Shakespeare examinam com sutileza como as falhas nas personalidades
principais que levam quase sempre à sua própria destruição. Podem ser faltas
por ambição e indecisão, por irresistível ciúme, por impulsividade infantil ou
por egoísmo sem escrúpulos, o que torna a apresentação teatral uma pesquisa
profunda da natureza psicológica humana.
As
situações provocam na assistência uma forte emoção, por sua linguagem poética,
por sua trama habilmente colocada e, ao mesmo tempo, apresenta uma perfeita e
madura narrativa filosófica.
A
atraente, mas forte representação não deixa ver sua mensagem revolucionária na
mudança da filosofia feita pelo artista. O modo de pensar antigo, da Idade
Média, é posto de lado, para formar a nova doutrina da civilização moderna,
humanista e leiga, sem criar hostilidade com os dogmas religiosos antigos.
Com
a grande criatividade de Shakespeare ele se tornou o poeta nacional da
Inglaterra e é considerado o maior autor dramático de todos os tempos. Suas
peças são hoje as mais freqüentemente representadas e em mais teatros ao redor
de todo o mundo, não apenas nos países de língua inglesa, mas em terras e em
idiomas jamais sonhados por Shakespeare.
AMANHÃ:
Histórias antigas tomam nova vida no palco: MORETO (Agustin Moreto y Cabaña).
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