12 DE SETEMBRO Otway: cenas
de emoção e ternura no palco
OTWAY
Thomas Otway
(nasceu em 1652, em Trotton, Sussex, na
Inglaterra; morreu em 1685, em Londres)
DRAMATURGO E POETA
INGLÊS PRECURSOR DOS DRAMAS DE EMOÇÃO
Estética
parte da Filosofia para a
idealização, para a emoção
O motor da ação é o sentimento
Estética é a teoria da arte, o
conjunto dos princípios fundamentais da arte. É apresentada também como a filosofia da arte.
Define-se
a arte afirmando que:
arte é a representação idealizada
da realidade, dos seres e dos acontecimentos.
O objetivo
da arte é cultivar o nosso sentimento, da emoção de perfeição, do belo. Assim
como a ciência explica a realidade, a arte embeleza o real para emocionar,
estimulando o sentimento social, a compaixão, o altruísmo.
Em ambos os casos, a tarefa de
classificação tanto na ciência como na arte se faz começando pelos objetos
simples do mundo exterior ao homem. Em seguida se eleva gradualmente aos
complicados fatos da vida e da natureza humana, coletiva na sociologia ou
individual na psicologia.
O mundo antigo era a muitos
respeitos mais favorável do que a modernidade à produção da grande poesia. A
sociedade era mais homogênea e mais harmoniosa em sua constituição, também mais
estável e mais regular em seu movimento.
Na modernidade nos encontramos em
fase de transição, em tempos de revolução, ao passar de uma civilização
medieval para uma civilização científica e industrial. Mas, apesar do clima de
revolta, triunfos esplendidos foram conseguidos pelo gênio artístico
independente.
A primeira semana do mês do Drama
Moderno compreende os autores dramáticos puros, os grandes sucessores de
Shakespeare, desde Lope de Vega a Goethe. Nessa classe se encontram criadores
do drama de imaginação que nos representam um mundo ideal povoado de seres
fictícios. O chefe de semana é Calderon.
Ver em 0909 01 B O QUADRO DO MÊS DE SHAKESPEARE, o Drama
Moderno, com todos os grandes tipos humanos do mês.
THOMAS OTWAY (1652-1685)
era filho do reverendo Humphry Otway, reitor de Woolbeding e nasceu em Trotton,
no Sussex, na Inglaterra, em 1652. Foi educado no colégio de Winchester e na
Universidade de Oxford, que ele abandonou sem se diplomar, na idade de 18 anos.
Otway tornou-se um dos maiores nomes do teatro inglês. Ele chegou
a representar como ator, mas foi vencido pelo medo do palco. Sua primeira
apresentação como ator foi também a última.
Aos 24 anos escreveu a tragédia chamada ALCEBIADES, representada
no Duke’s Theatre em 1675. O papel de Draxilla nessa peça foi criada pela
famosa atriz Elizabeth Barry. Otway ficou violentamente apaixonado por ela.
A segunda peça escrita por Otway foi Don Carlos, produzida em
1676, com um imenso sucesso de palco sendo a melhor de suas peças heróicas
rimadas.
Dedicou-se à literatura dramática, recebendo alguma ajuda do Conde
de Plymouth, filho natural do rei Charles II. Então entrou para o Regimento de
Cavalaria em 1678, servindo na Holanda. Ele ainda estava no estrangeiro quando
sua primeira comédia, Friendship in Fashion, Amizade na Moda, foi representada.
Viveu sua curta existência em meio a desapontamentos cruéis e numa
grande miséria. Ele acabou os seus dias aos 34 anos, quase sempre fugindo de
seus credores.
Suas peças de teatro mais importantes são Venice Preserved (Veneza
Salvada) de 1682 e uma peça anterior, The Orphan (O Órfão) de 1680. Mas sua
obra-prima é Venice Preserved, que ficou em cena durante mais de 100 anos. Seus
dramas são todos de uma destacada habilidade psicológica com uma apresentação
clara e forte das paixões humanas.
Vê-se na obra de Otway um pensamento enérgico, que descreve, com
originalidade, as cenas de emoção e ternura. Apesar de ter tido uma vida nada
exemplar, com certa devassidão, ele mostra como tirar de sua própria
personalidade essa notável e rara capacidade, uma vez que a ternura pode
existir mesmo quando não há a pureza.
AMANHÃ:
Precursor dos grandes poetas clássicos da Alemanha: Lessing.
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