03 DE SETEMBRO: RIQUET engenheiro autodidata
faz canal navegável de 250 km
RIQUET
Pierre
Paul de Riquet; Barão Riquet
de Bonrepos, Pierre-Paul
(nasceu em 1604, em
Béziers, França; morreu em 1680, em Toulose)
NOBRE E NOTÁVEL ENGENHEIRO
AUTODIDATA FRANCÊS CONSTRUTOR DO CANAL DO SUL
A INDÚSTRIA MODERNA
Nos últimos anos da idade média foram
libertados os servos da gleba, trabalhadores rurais ligados à agricultura do
feudo e a seu barão. Entre os anos 700 e 1000 ocorre a libertação dos servos,
que se tornam comerciantes e artesões na manufatura de bens de necessidade
imediata. O que ocorre nos burgos, povoados formados fora das muralhas dos
castelos. Nasce então a burguesia.
FORMAÇÃO DO SISTEMA ECONÔMICO DO CAPITALISMO
A atividade nos burgos pelos
artesãos libertados do trabalho agrícola no feudo produzia o que era de
necessidade imediata. Desse modo foi iniciada a organização inicial da
indústria e do comercio.
A partir do século XI, a partir do
ano 1001, na Europa católica já foi
reconhecida a indústria moderna, instituída no sistema econômico do
capitalismo. Que a seguir foi empregado com sucesso em todo mundo
ocidental. Desde a antiguidade no comercio a troca era feita em liberdade pelos
proprietários das mercadorias que ficavam com os lucros e as perdas do negócio.
Essa forma natural de operação é o capitalismo,
em que os meios para sua operação são de propriedade particular, o risco sendo
remunerado pelo lucro. Com a universalização dos negócios pela globalização o
capitalismo está formalizado em todo mundo.
Tentar a eliminação do capitalismo
é um atraso de mil anos. É um erro bárbaro totalitário que empobrece a
sociedade.
Nesta
quarta semana do mês o chefe é Montgolfier, com biografia no domingo que
encerra a semana. Aqui são lembradas as descobertas industriais que nos tempos
modernos se desenvolveram com fecundidade. A partir desses trabalhos o homem
aprendeu a voar, os rios passaram a ser usados para muitas tarefas, as plantas
e os animais foram sistematicamente estudados e modificados e as técnicas foram
muito aperfeiçoadas. A tecnologia progrediu pelo desenvolver da ciência e com sua
aplicação permitindo a submissão às leis naturais. Resultou da aplicação das
leis abstratas, das regras e das normas sucessivamente estabelecidas pela
leitura do livro da natureza, isto é, pelas lições da experiência obtida pelos
sentidos.
O
aparente domínio da natureza foi na
realidade uma submissão às leis que
regem cada categoria de fenômeno. A submissão é sempre a base do
aperfeiçoamento. O progresso permanente não resulta do conflito, da luta ou da
guerra. Resulta da cooperação entre as gerações e da solidariedade entre os
vivos, movida pelo sentimento social, sentimento gregário, que Augusto Comte
batizou de altruísmo.
Ver em
0812 01 B Quadro do Mês de Gutenberg, A
Indústria Moderna, com os grandes tipos representantes do mês.
PIERRE-PAUL
DE RIQUET (1604-1680) concebeu e projetou o
Canal do Languedoc ou Chanel du Midi, o Canal do Sul, que executou. Essa grande
obra foi o primeiro e o mais notável dos canais navegáveis construídos com o
uso de eclusas em região montanhosa. Faz a ligação navegável ente o oceano
Atlântico e o mar Mediterrâneo lugando rios do sul da França.
O
Canal de Midi foi considerado como um dos maiores projetos de engenharia civil
na Europa desde os tempos de Roma até nossos dias. Seu grande valor econômico
foi permitir o transporte marítimo ao evitar a longa rota até o Mar
Mediterrâneo atravessando o estreito de Gibraltar. Evita uma longa e perigosa
viagem por mar com uma duração de todo um mês em volta da então hostil Espanha
e de ataque de piratas bárbaros.
Essa
obra foi colocada pela Unesco na relação do patrimônio cultural da humanidade
em 1996.
Riquet
obteve da Província de Languedoc vultosos empréstimos financeiros para a
construção. Foram necessários vários represamentos, um reservatório para suprir
água na estação da seca e o famoso Túnel Malpas. Foi na abertura desse túnel
que Riquet se tornou o primeiro engenheiro a usar explosivo na perfuração da
rocha.
Quando
seu projeto foi colocado em dúvida, Riquet demonstrou uma grande tenacidade,
chegando mesmo a desobedecer às ordens de Colbert, ministro do rei de França.
Foi quando fez perfurar o Túnel de Malpas, apesar das ordens reais contrárias.
Quando pela primeira vez foi usada a pólvora para a abertura de túneis.
A
audácia que demonstrou não foi apenas na técnica de construção. Riquet foi
também o primeiro a instituir a mensalidade do pagamento dos salários e a
manter a previdência e seguro social para seus trabalhadores.
Por
seus notáveis méritos, tem sua estátua colocada a poucos metros do Canal que
construiu. Outra estátua se acha em avenida Paul-Riquet
em Béziers, onde nasceu. Uma estação do Metro de Paris recebeu o seu nome.
AMANHÃ:
A primeira escola veterinária: CLAUDE BOURGELAT.
Nenhum comentário:
Postar um comentário