quarta-feira, 5 de setembro de 2012

0906 B BORDA engenheiro deu normas científicas à adiantada indústria naval


06 DE SETEMBRO. JEAN-CHARLES BORDA: cientista na implantação do sistema métrico

BORDA
Jean-Charles de Borda
(nasceu em 1733, em Dax, França; morreu em 1799, Paris)

MATEMÁTICO ASTRÔNOMO FRANCÊS FUNDADOR DO ENSINO DA ARQUITETURA NAVAL

A INDÚSTRIA MODERNA
Nos últimos anos da idade média foram libertados os servos da gleba, trabalhadores rurais ligados à agricultura do feudo e a seu barão. Entre os anos 700 e 1000 ocorre a libertação dos servos, que se tornam comerciantes e artesões na manufatura de bens de necessidade imediata. O que ocorre nos burgos, povoados formados fora das muralhas dos castelos. Nasce então a burguesia.
FORMAÇÃO DO SISTEMA ECONÔMICO DO CAPITALISMO
A atividade nos burgos pelos artesãos libertados do trabalho agrícola no feudo produzia o que era de necessidade imediata. Desse modo foi iniciada a organização inicial da indústria e do comercio.
A partir do século XI, a partir do ano 1001, na Europa católica já foi reconhecida a indústria moderna, instituída no sistema econômico do capitalismo. Que a seguir foi empregado com sucesso em todo mundo ocidental. Desde a antiguidade no comercio a troca era feita em liberdade pelos proprietários das mercadorias que ficavam com os lucros e as perdas do negócio. Essa forma natural de operação é o capitalismo, em que os meios para sua operação são de propriedade particular, o risco sendo remunerado pelo lucro. Com a universalização dos negócios pela globalização o capitalismo está formalizado em todo mundo.
Tentar a eliminação do capitalismo é um atraso de mil anos. É um erro bárbaro totalitário que empobrece a sociedade.

Nesta quarta semana do mês o chefe é Montgolfier, com biografia no domingo que encerra a semana. Aqui são lembradas as descobertas industriais que nos tempos modernos se desenvolveram com fecundidade. A partir desses trabalhos o homem aprendeu a voar, os rios passaram a ser usados para muitas tarefas, as plantas e os animais foram sistematicamente estudados e modificados e as técnicas foram muito aperfeiçoadas. A tecnologia progrediu pelo desenvolver da ciência e com sua aplicação permitindo a submissão às leis naturais. Resultou da aplicação das leis abstratas, das regras e das normas sucessivamente estabelecidas pela leitura do livro da natureza, isto é, pelas lições da experiência obtida pelos sentidos.
O aparente domínio da natureza foi na realidade uma submissão às leis que regem cada categoria de fenômeno. A submissão é sempre a base do aperfeiçoamento. O progresso permanente não resulta do conflito, da luta ou da guerra. Resulta da cooperação entre as gerações e da solidariedade entre os vivos, movida pelo sentimento social, osentimento gregário, que Augusto Comte identificou dando-lhe o nome do neologismo altruísmo.

Ver em 0812 01 B   Quadro do Mês de Gutenberg, A Indústria Moderna, com os grandes tipos representantes do mês.


BORDA (1733-1799) foi um gênio de múltipla atividade, em vida de muitos trabalhos e brilhantes resultados. Foi engenheiro militar, marinheiro e cientista, eleito para a Academia de Ciências de Paris.
Esteve no Caribe, na América Central, testando os novos cronômetros navais. Participou em 1777 na guerra revolucionária americana. Chefiou em 1781 vários navios da Marinha Francesa e voltou à função de engenheiro naval. Em 1784 tornou-se o inspetor da construção naval da França, realizando um grande programa para o incremento naval da França.
Borda colaborou ativamente com a construção do padrão do metro quando da implantação do Sistema Métrico e da medição do meridiano terrestre de Dunquerque a Barcelona.
Nasceu em Dax, no Landes, França, em 1733. Desde jovem demonstrou grande capacidade para o estudo das ciências. Já aos 23 anos apresentou à Academia de Ciências de Paris uma memória sobre o movimento dos projeteis, sendo então convidado aos seus quadros.
Com a guerra dos sete anos teve os estudos interrompidos. Participou na luta como engenheiro militar. Decidiu entrar para a Marinha. A técnica da construção de navios na França eram superiores a ponto de servirem de modelo aos estaleiros ingleses de Chatham no Kent. Mas os princípios e normas de construção não tinham sido estabelecidos. Borda, que já tinha obtido uma grande reputação por suas memórias sobre a Hidrostática, resolveu aplicar à indústria de construção de navios os resultados da ciência abstrata. Foi então o fundador das escolas francesas de arquitetura naval.
Borda morreu celibatário em 1799.


AMANHÃ: A engenharia das fortificações no ataque e na defesa: VAUBAN.

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