MARÇO 30.
AVERROES: a filosofia independente da revelação
religiosa
AVERROES
Ibn
Rushd,
Abu al-Walid Muhammad ibn Ahmad, ibn Muhammad,
Averrhoës em latim
(nasceu no
ano 1126 da nossa era, em Côrdoba, Espanha; morreu em1198 em Marrakech, hoje em
Marrocos)
FILÓSOFO
E MÉDICO HISPÂNICO REUNIU O SABER ISLÂMICO AO DA GRÉCIA ANTIGA
AS
BASES DA CIÊNCIA
Os gregos
antigos tiveram grandes filósofos até a obra de Aristóteles. Depois dele, os
pensadores passaram ao estudo das ciências particulares. A filosofia ficou sem
maior desenvolvimento.
Todos os
conhecimentos da época foram registrados pela descrição dos fatos da vida
diária. Anotaram os conflitos políticos, as paixões humanas, a estrutura e as
doenças do corpo humano, todos os fatos que a sua volta ocorriam na
agricultura,à navegação e às outras artes. Mas o que tornou célebres os gregos
antigos foi que descobriram o estudo abstrato dos fenômenos dos seres, pelo
estudo de suas propriedades, dos acontecimentos, das ocorrências.
O início
do estudo ABSTRATO foi realizado pela primeira vez no mundo pelos gregos.
Outros, como os egípcios, já tinham feito a medição dos campos, dos terrenos e
já tinham calculado as dimensões da pedras para a construção de seus templos.
Mas só com Tales e aqueles que o sucederam os gregos tiveram o mérito de, por
meio e sua imaginação, retirar, por abstração, as linhas e os ângulos que
formam os objetos. Linhas e ângulos são propriedades percebidas pelos sentidos,
não são objetos físicos que existam ou bens que se possam minerar ou cultivar
na natureza ou produtos obtidos por fabricação.
A função
cerebral da abstração é a forma mais complexa da capacidade da inteligência
humana. Envolve a observação dos fenômenos ou acontecimentos e sua elaboração
mental abstrata. O progresso da ciência em todos os tempos se acelera com
aplicação da pesquisa abstrata. O psicólogo Jean Piaget(1896-1980) confirmou
experimentalmente que as crianças só conseguem pensar abstratamente após cerca
da idade de sete anos.
O
filósofo francês Auguste Comte já tinha identificado o mesmo nos povos
primitivos e nas crianças. Somente quando os povos evoluem da feitiçaria ou
feiticismo, da magia ou animismo é que conseguem pensar no politeísmo em deuses,
que são conceitos abstratos, dotados de propriedades superiores, de enorme
poder. Se assim é, somente povos politeístas poderiam chegar a desenvolver a
abstração científica. Os politeístas da Teocracia Oriental, embora capazes de
criar seus deuses abstratos, não conseguiram criar a ciência abstrata talvez
por ser a casta sacerdotal secreta um poder político totalitário impedindo a
iniciativa da livre pesquisa dos pensadores laicos.
A
primeira semana do mês de Arquimedes consagra os sábios que pesquisaram a
medicina e os conhecimentos biológicos preliminares que resultaram dessas
pesquisas. A presidência da semana é de Hipócrates. Ali figuram os nomes dos principais
anatomistas da universidade de Alexandria no Egito e daqueles entre os autores
árabes que escreveram sobre medicina.
Ver o
Quadro 0325 01 B do mês de Arquimedes
Ciência Antiga.
O quadro mostra os grandes homens representantes da criação dos fundamentos do
conhecimento biológico na antiguidade.
NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.
FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS
IBN RUSHD, conhecido no ocidente pelo nome de AVERROES nasceu em
Córdoba onde seu pai tinha a função de Mufti ou principal magistrado da
Andaluzia, na Espanha. Seu pai lhe ensinou a lei de Maomé, tendo estudado com
outros mestres teologia, filosofia e medicina. Ficou com o lugar de seu pai
como Mufti de Andaluzia e logo depois também o posto de Mufti da Mauritânia.
Devido a suas publicações filosóficas e teológicas sobre a
conciliação da predestinação e da liberdade dos homens sofreu a acusação de
heresia, sendo destituído depois de apresentar sua retratação pública. Mais
tarde retirou-se para sua cidade natal, sendo reconduzido às suas funções,
morreu no ano de 1198 da nossa era.
Averroes foi um fecundo escritor. Ficou conhecido por Dante
Alighieri como “o grande comentador” de Aristóteles. Escreveu também sobre a
REPÚBLICA de Platão. Suas obras tiveram grande influência sobre os escolásticos
da Idade Média, tanto na Europa como no mundo islâmico por muitos séculos.
Tratou da concordância entre o ensino da religião e da filosofia, sobre o
método de comprovação das doutrinas religiosas, sobre a Incoerência da
Incoerência, sempre defendendo o estudo filosófico da religião contra a opinião
dos teólogos. Sua obra principal sobre medicina tem o título de O TUDO
(Kullyat), um tratado de sete livros sobre anatomia, saúde, doenças, sintomas,
remédios e alimentos, regime alimentar e tratamento das doenças. As opiniões de
Averroes afirmando ser maior o poder da razão sobre a religião motivou seu
exílio em 1195, sendo perdoado pouco tempo antes de sua morte.
Na Idade Média o pensamento de Averroes foi interpretado como uma
teoria da verdade dupla, a verdade da filosofia diferente da verdade religiosa.
Mas o certo é que ele supunha era que as verdades eram expressas em duas
formas, pela filosofia, como fez Aristóteles, e pela religião. Averroes
rejeitava a hipótese da criação do mundo, que afirmava não ter começo. Para ele
o Deus é o motor primeiro, a força auto sustentada que produz todo movimento,
que transforma a potência em ato.
Os livros de Aristóteles ficaram conhecidos na Europa cristã por
meio de traduções feitas para o latim no fim dos anos 1100, do século 12 ao início
do século 13. Comentários feitos pelos árabes, entre eles Averroes também foram
divulgados. A filosofia clara e forte de Aristóteles orientou na direção do
conhecimento empírico e formou uma escola dos filósofos conhecidos com o nome
de “averroístas”. Eles afirmavam que a filosofia era independente da revelação
religiosa. Essa era uma ameaça à ortodoxia cristã, que passou a preocupar
pensadores como Alberto Magnus e Tomás de Aquino para resolver a dificuldade.
Foi Aquino que afinal introduziu na doutrina católica a filosofia de
Aristóteles.
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