MARÇO 10:
Pitágoras e a base matemática da natureza
PITÁGORAS
Pythagoras
(nasceu
cerca do ano 580 antes da nossa era, em Samos, na Jônia, na Ásia Menor; morreu
cerca do ano 500 no Metaponto,
Lucânica,
Itália)
FILÓSOFO
GREGO LIDER RELIGIOSO DESENVOLVEU A MATEMÁTICA E ASTRONOMIA
A
evolução intelectual livre do cruel regime teocrático de castas. Iniciando a
criação da ciência pura abstrata.
Pela primeira vez no mundo acontece
que pensadores livres dedicaram sua vida a pesquisar o homem e o mundo. Isto é,
a filosofar, encontrando os fatos gerais e princípios que governam tudo que
somos e que nos envolve. Mas a explicação filosófica nas cidades da Grécia
Antiga não se baseou na vontade arbitrária dos deuses, mas foi feita usando a
observação dos fatos. Antes a filosofia era secreta nas teocracias e se
destinava a imaginar a vontade dos seus poderosos deuses.
Desde o século 7º ao 5º antes da
nossa era homens como Tales, Anaximandro, Heráclito, Demócrito se consagraram a
oferecer universo explicado aos humanos. Eles expuseram a filosofia e criaram a
ciência como duas forças novas para o progresso da humanidade.
A criação dos sábios gregos apresenta
duas fases: a primeira, de Tales a Aristóteles estudou a filosofia unida à
ciência. A segunda fase se deu depois de Aristóteles em diante desenvolvendo a
ciência separada da filosofia. O estudo filosófico se enfraqueceu enquanto o
estudo da ciência particular se fortaleceu.
Nesta segunda semana se mostram os ideais dos antigos gregos
aspirando organizar toda a vida humana com base nas ciências. Ideais colocados
por Pitágoras tendo por base a Matemática.
A semana
termina no domingo dedicado a Pitágoras, o chefe da semana.
Ver o Quadro 0226-1
do Mês de Aristóteles da Ciência Antiga. O quadro mostra os grandes homens
representantes da criação da ciência abstrata.
NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.
FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS
PITÁGORAS se comprometeu a reformar a sociedade de seu tempo. Ele
nasceu em Samos, na Jônia, na colônia grega da Ásia Menor, hoje Turquia.
Visitou o Egito onde ficou vários anos, conhecendo as tradições dos sacerdotes
egípcios. Voltando, deixou Samos, indo para Crotona, então uma pequena cidade
na colônia grega na Magna Grécia, no sul da Itália.
Em Crotona ele fundou sua corporação em que os membros eram
cuidadosamente escolhidos por ele pela superioridade intelectual e moral. O
objetivo dessa fraternidade era a reforma da vida pública e privada.
Para ser admitido na sociedade de Pitágoras, era necessário passar
por um exercício longo e sistemático. A preparação incluía um longo período de
silêncio, com exercícios físicos e morais.
Pitágoras não deixou obra escrita e o que conhecemos de suas
doutrinas nos chegou por seus discípulos. Entre os textos mais antigos estão os
Versos de Ouro, espécie de catecismo em verso. Entre seus
preceitos, se lê:
“Honra
os deuses imortais, cumpre tuas promessas, venera os heróis e cumpre os rituais
que lhes são devidos, honra teus pais e todos os teus, escolhe teus amigos
entre os melhores”.
O tema geral e o tamanho da obra de Pitágoras se destinam à
purificação da vida moral, sustentada por uma disciplina mental e visando uma renovação
social. A obra de Pitágoras se diferencia de todas as tentativas anteriores de
reforma da sociedade pelas doutrinas religiosas anteriores, porque apresenta
uma clara disciplina intelectual científica.
Pitágoras atribuía aos números, como instituição social, um grande
valor. A filosofia moderna mostra o papel dos três primeiros números no
desenvolvimento mental. O número um
(1) que corresponde à unidade e à síntese, o dois (2) à combinação e à ordem e o três (3) ao progresso. São os números que exercem um papel
importante na evolução da inteligência na população e na infância. Na escola
pitagórica o ponto geométrico, a linha, a superfície e o sólido correspondem
respectivamente aos quatro primeiros números. Atribui-se a Pitágoras a
descoberta da lei do quadrado da hipotenusa, a construção dos cinco sólidos
regulares, a relação dos sons musicais com o comprimento da corda vibrante, a
lei da reflexão da luz, o movimento da terra em torno do sol e outras verdades
físicas e geométricas. As descobertas científicas eram consideradas como a base
da disciplina da vida.
Pessoalmente o filósofo era um homem de aparência imperiosa, a
palavra sedutora e pronta a cativar a qualquer pessoa. Sua fama se manteve por
mais de vinte anos depois de sua morte.
A escola pitagórica se desenvolveu muito, entrando em debates
políticos que geraram hostilidades implacáveis. A recomendação de Pitágoras
tinha sido de não fazer parte do poder político. Ao contrário, a fraternidade
dos pitagóricos tentou derrubar o poder imperial para chegar a um regime de
democracia. A população, favorável à estabilidade política do Império Romano e
à sua unidade de comando, reagiu com violência, resultando com o incêndio do
lugar de reuniões, com o massacre de grande número de membros e a dispersão dos
restantes. A associação deixou de existir como força política. Mas na forma de
uma seita religiosa e como escola filosófica durou ainda por dois séculos.
Grandes conseqüências resultaram da obra de Pitágoras, apesar do
desastre dos pitagóricos. Em primeiro lugar, ele estabeleceu um ideal de
reforma moral e social baseado na verdade filosófica, que sobreviveu na Idade
Média, inspirou os humanistas da Renascença e que hoje nos leva a procurar com
várias tentativas. Suas idéias inspiraram Platão preparou o caminho para o
catolicismo.
Em segundo lugar, o valor das descobertas de Pitágoras conduziu o
progresso das pesquisas na Geometria, que dirigindo os trabalhos de Arquimedes,
de Hiparco e de seus sucessores modernos, formaram uma força de grande valor na
história do gênero humano.
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