MARÇO11.
Aristipo: Melhor mendigar que ser ignorante.
ARISTIPO
Aristippus,
Aristippe
(nasceu
cerca do ano 430 antes da nossa era, em Cirene, Líbia; morreu em 366, em
Atenas)
FILÓSOFO
GREGO FUNDADOR DA ESCOLA CIRENAICA DE HEDONISMO
A evolução intelectual livre do cruel regime teocrático
de castas
iniciando a criação da ciência pura abstrata.
Pela primeira vez na sociedade humana
acontece que pensadores livres dedicaram sua vida a pesquisar o homem e o
mundo. Isto é, dedicaram-se a filosofar, pesquisando os fatos gerais e
princípios que governam tudo que somos e que nos envolve. Mas a explicação
filosófica nas cidades da Grécia Antiga não se baseou na vontade arbitrária dos
deuses, mas foi feita usando a observação dos fatos. Antes a filosofia era
secreta nas teocracias e se destinava a imaginar a vontade dos seus poderosos
deuses.
Desde o século 7º ao 5º antes da
nossa era homens como Tales, Anaximandro, Heráclito, Demócrito se consagraram a
oferecer universo explicado aos humanos. Eles expuseram a filosofia e criaram a
ciência como duas forças novas para o progresso da humanidade.
A criação dos sábios gregos apresenta
duas fases: a primeira, de Tales a Aristóteles estudou a filosofia unida à ciência.
A segunda fase se deu depois de Aristóteles em diante desenvolvendo a ciência
separada da filosofia. O estudo filosófico se enfraqueceu enquanto o estudo da
ciência particular se fortaleceu.
Esta
terceira semana do mês de Aristóteles da Filosofia Antiga apresenta o ponto de
vista da Ética da cultura grega. Esses pensadores é que mais atraíram os
filósofos romanos. Eles figuram na semana com três pensadores de Roma.
O tipo
principal é Sócrates como chefe da semana no domingo que a encerra.
Ver o Quadro 0226-1
do Mês de Aristóteles da Ciência Antiga. O quadro mostra os grandes homens
representantes da criação da ciência abstrata.
NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.
FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS
ARISTIPO era um rico cidadão de Cirene no norte da África, que foi
a Atenas para aprender com o ensinamento de Sócrates. Era um homem de caráter
fácil e indolente, embora muito desejoso dos prazeres da cultura mental.
Xenofontes afirma que Sócrates procurou estimular sua ambição e
sua energia contando-lhe a fábula de Hércules a quem, na juventude, a escolha
foi oferecida entre a virtude e do vício, sob a representação de dois caminhos
abertos à sua frente, um penoso e outro agradável.
Mas Aristipo não colocava seu ideal nem numa ambição ardente, nem
nos prazeres dos sentidos. Ele pensava em gozar as vantagens que nos oferece a
vida, dando a cada um aquilo que lhe convém e não sendo escravo de ninguém.
Algumas das máximas que lhe são atribuídas são características.
Para a pergunta – Para que serve a filosofia? Ele respondeu:
“A filosofia
serve para nos tornar capazes de viver como somos, mesmo quando todas as leis
fossem abolidas;”
“Vale mais
mendigar do que ser ignorante”.
Um advogado que ele contratou para defendê-lo lhe perguntou de que
utilidade lhe havia sido as lições de Sócrates. Ele respondeu:
“Eu devo a
Sócrates o fato de que as coisas que vós dizeis em meu favor sejam
verdadeiras”.
Ele instruiu em seus princípios sua filha Arete, ela própria
passando os mesmos princípios a seu filho,que também se chamava Aristipo.
A escola filosófica de Aristipo que por vezes é chamada de
Cirenaica, pelo nome da cidade de Cirene, é uma escola de hedonismo, a ética do
prazer. Sua linha de pensamento é mais conhecida pela fama de Epicuro, que dá
comumente à sua escola o nome de epicurismo.
Aristipo ensinava que o bem da vida estava na noção de que entre
os valores humanos o prazer era o mais precioso e a dor o mais baixo dos
valores e que deve ser evitado. Como conseqüência, não se deve provocar a
própria dor nem a dor dos outros. Importante para Aristipo era o uso do
julgamento correto e a prática do autocontrole para amenizar os furiosos
desejos humanos. Sua fórmula preferida era “Eu possuo, eu não sou possuído”.
Os ingredientes do utilitarismo moderno podem ser vistos na escola
hedonista de Aristipo, na sua teoria do valor da vida humana.
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