MARÇO 07.
Tucídides: a história escrita com força e correção
TUCÍDIDES
Thucydides
(nasceu
cerca do ano 460 antes da nossa era, em Alimus, na Ática; morreu cerca do ano
400)
GRANDE
HISTORIADOR GREGO DA HISTÓRIA DA GUERRA DO PELOPONESO
A
evolução intelectual livre do cruel regime teocrático de castas. Iniciando a
criação da ciência pura abstrata.
Pela primeira vez no mundo acontece
que pensadores livres dedicaram sua vida a pesquisar o homem e o mundo. Isto é,
a filosofar, encontrando os fatos gerais e princípios que governam tudo que
somos e que nos envolve. Mas a explicação filosófica nas cidades da Grécia
Antiga não se baseou na vontade arbitrária dos deuses, mas foi feita usando a observação
dos fatos. Antes a filosofia era secreta nas teocracias e se destinava a
imaginar a vontade dos seus poderosos deuses.
Desde o século 7º ao 5º antes da
nossa era homens como Tales, Anaximandro, Heráclito, Demócrito se consagraram a
oferecer universo explicado aos humanos. Eles expuseram a filosofia e criaram a
ciência como duas forças novas para o progresso da humanidade.
A criação dos sábios gregos apresenta
duas fases: a primeira, de Tales a Aristóteles estudou a filosofia unida à
ciência. A segunda fase se deu depois de Aristóteles em diante desenvolvendo a
ciência separada da filosofia. O estudo filosófico se enfraqueceu enquanto o
estudo da ciência particular se fortaleceu.
Nesta segunda semana se mostram os ideais dos antigos gregos
aspirando organizar toda a vida humana com base nas ciências. Ideais colocados
por Pitágoras tendo por base a Matemática.
A semana
termina no domingo dedicado a Pitágoras, o chefe da semana.
Ver o Quadro 0226-1
do Mês de Aristóteles da Ciência Antiga. O quadro mostra os grandes homens
representantes da criação da ciência abstrata.
NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.
FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS
TUCÍDIDES nasceu em Alimus, na Ática. Seu pai era Olorus e pela
parte de sua mãe Hegesipyle era aliado ao general ateniense Milcíades.
Conta-se que ainda criança, Tucídides ao ouvir a declamação da
história escrita por Heródoto, ficou emocionado até as lágrimas. Ele estudou
filosofia com o pensador Anaxágoras.
Tucídides tinha 40 anos quando começou a guerra entre Atenas e
Esparta. No oitavo ano dessa guerra ele recebeu o comando de uma frota
ateniense destinada a defender uma das mais importantes possessões de Atenas, a
cidade de Anfipolis no rio Strymon, contra o general espartano Brasidas. Não
tendo conseguido vencer, foi julgado e condenado ao banimento. Ele só veio de
volta do exílio 20 anos depois, em 403. A data e o lugar de sua morte não são
conhecidos com exatidão. É ao seu exílio que nós devemos a imortal história da
guerra do Peloponeso.
Ao mesmo tempo em que ele expõe com cuidado os fatos que se
passaram, ano a ano, embaixo de seus olhos, ele dá, nessa história, a prova da
mais alta capacidade filosófica, por sua análise e por sua apreciação dos
fenômenos sociais que testemunhava. Ele estava convencido da natureza
destruidora do conflito entre as duas grandes forças da Grécia. Com o conjunto
de fatos cuidadosamente escolhidos, dos quais toda lenda está excluída, torna
seu livro atraente e precioso para a posteridade.
Tucídides descreveu com força o contraste entre Esparta e Atenas.
Esparta era uma terra com a educação toda de guerra; Atenas, um Estado de
liberdade, onde cada função da vida civil, a guerra, o comércio, a filosofia, a
arte, tinham plena atuação. Sua cultura mental não fez o seu povo menos
corajoso no perigo nem mais abatido na derrota.
“A vida dos
atenienses, eles a davam pelo seu país como se não fossem deles; os seus
conselhos, que eles consideravam sua mais cara propriedade, eles a entregavam
como brinde.”
Entre eles não havia casta alguma privilegiada, “todos participam dos cargos públicos, todos
são livres da dar sua opinião sobre o que convêm ao bem público”.
Tucídides lembra as palavras de Péricles: “Nós não somos intolerantes nem perseguimos alguém por fazer um ou
outro estudo; nossa vida é humanizada por festas públicas e um grande
refinamento particular; nós cultivamos a beleza sem luxo e a sabedoria sem
fraqueza”.
Impressionante é a sua descrição da peste que ocorreu em Atenas; o
quadro de impotência das leis durante sua ocorrência e a desmoralização que a
acompanha.
Mas de todas as descrições a mais chocante é a da querela furiosa
entre o partido dos ricos e o partido democrático em Corcyre. Num conflito
que ele mostra como tipo do que se passava por todo lado nas cidades gregas e
que deveria continuar até à perda da independência da Grécia primeiro para a
Macedônia e depois para Roma.
São as mesmas paixões, os mesmos ódios, privados e públicos,
descritos por Tucídides com uma força e correção inimitáveis.
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