0306 B EMPÉDOCLES
a evolução primeiro as plantas depois os animais
MARÇO 06:
Empédocles e a metempsicose
EMPÉDOCLES
Empedocles
(nasceu
cerca do ano 500 antes da nossa era, em Agrigento, na Sicilia; morreu no ano
430, no Peloponeso, na Grécia)
FILÓSOFO
POETA LÍDER RELIGIOSO E ESTADISTA GREGO
A
evolução intelectual livre do cruel regime teocrático de castas. Iniciando a
criação da ciência pura abstrata.
Pela primeira vez no mundo acontece
nas cidades da Grécia Antiga que pensadores livres dedicaram sua vida a
pesquisar o homem e o mundo. Isto é, a encontrar os fatos gerais e princípios
que governam tudo que somos e que nos envolve. Mas a explicação não se baseou
na vontade arbitrária dos deuses, mas foi feita usando a observação dos fatos.
Antes a observação se destinava a imaginar a vontade dos seus poderosos deuses.
Desde o século 7º ao 5º antes da
nossa era homens como Tales, Anaximandro, Heráclito, Demócrito se consagraram a
fazer o universo explicado aos humanos. Eles expuseram a filosofia e criaram a
ciência como duas forças novas para o progresso da humanidade.
A criação dos sábios gregos apresenta
duas fases: a primeira, de Tales a Aristóteles estudou a filosofia unida à
ciência. A segunda fase se deu depois de Aristóteles em diante desenvolvendo a
ciência separada da filosofia. O estudo filosófico se enfraqueceu enquanto o
estudo da ciência particular se fortaleceu.
A
segunda semana deste mês de Aristóteles mostra os pensadores no desenvolvimento
da ciência na Matemática. Muitos estudiosos procuram aplicar os princípios
científicos na política na moral e na vida social. Pitágoras e sua escola
pitagórica representam esses ideais e sua aplicação. Eram pretensões precoces
para tornar a filosofia completamente científica.
A semana
termina no domingo dedicado a Pitágoras, o chefe da semana.
Ver o Quadro 0226-1
do Mês de Aristóteles da Ciência Antiga. O quadro mostra os grandes homens
representantes da criação da ciência abstrata.
NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.
FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS
EMPÉDOCLES nasceu em Agrigento, na Sicília. Era de uma família
tradicional que lhe deixou como herança uma grande fortuna. Ele a usou na maior
parte em dotes matrimoniais para as jovens pobres de sua cidade.
Participando do partido popular, Empédocles obteve uma influência
tão grande que chegou a receber uma oferta para se tornar um ditador. Ele
recusou o oferecimento, preferindo manter a influência teórica que ganhava com
o seu saber, com as sentenças místicas que ele divulgava na forma de oráculos e
com sua generosidade. Do mesmo modo que fizeram Pitágoras e Platão, ele viajou
por muito tempo pelo oriente.
A história de seu suicídio na cratera do vulcão Etna é uma das
numerosas fábulas feitas a respeito de Empédocles. Suas idéias filosóficas
foram formuladas num poema de que temos hoje alguns fragmentos. Temos dele
partes de seu poema Peri
physeos (Da Natureza) e versos do poema Katharmoi (Purificações).
Para seus contemporâneos ele de fato parecia muito mais do que um simples
mortal. Aristóteles o louvava como o inventor da retórica e Galeno o
considerava o fundador da medicina italiana. Sua poesia era admirada por seus
versos hexamétricos, com seis pés. Cada pé em poesia tem uma sílaba tônica
acompanhada de uma sílaba átona.
Empédocles propôs alguns princípios da evolução das
espécies. Ele pensava que a vida das plantas teria sido a primeira sobre a
terra, seguida do aparecimento dos animais. Os homens e os animais seriam
formados pela união de várias partes dos corpos, chegando a fazer estranhos
seres. Só os que conseguiram se reproduzir é que sobreviveram.
Seu princípio característico explica que o mundo resultaria da
combinação de quatro elementos: o fogo, a água, o ar e a terra. Ao mesmo tempo
em que a combinação agia, a dissolução se fazia, em conseqüência do conflito
entre as forças opostas de atração e de repulsão, descritas pela metáfora sob o
nome de amor e de ódio. Ele aplicou esse princípio, que se aproxima bem mais da
verdade do que a vaga tentativa da escola jônica primitiva, que era a
explicação detalhada do cosmos e dos organismos vivos.
Empédocles se exprime assim:
“Bem tolos
são aqueles que crêem que qualquer coisa começou se não existisse antes ou que
qualquer coisa que existe pode se perder inteiramente. Não há criação alguma e
a morte não é uma destruição completa. Tudo é mistura e separação das coisas
misturadas. A isso os mortais ignorantes têm dado os nomes de nascimento e de
morte”
Empédocles adotou a doutrina da metempsicose que tomou de
Pitágoras ou que ele obteve com seus contatos independentes com os pensadores
do Egito ou do oriente. Acreditava na transmigração das almas declarando que os
pecadores teriam que viver muitos corpos de mortais. Os castigos sofridos
durantes as diferentes existências seriam punições de faltas anteriores. No
entanto o homem poderia se elevar gradualmente e conquistar como prêmio a
companhia na sociedade dos deuses.
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