MARÇO 25 4º MÊS
A ciência antiga
QUADRO DO MÊS DE ARQUIMEDES
Calendário
HISTÓRICO FILOSÓFICO
A CIÊNCIA ANTIGA
CIÊNCIA ANTIGA é o conhecimento que foi produzido antes da
modernidade, na época anterior ao início do século 14, ao início dos anos 1300,
quando termina a Idade Média, com a queda do papado. Foi quando a civilização
da Idade Média se decompõe gradualmente, o poder político dos senhores feudais
acaba e é perdido o efetivo poder internacional da formação das opiniões e
costumes pelo papa e pela religião do cristianismo. Então tem início a
revolução da modernidade com a alteração desordenada e perigosa nas idéias e
nos costumes do mundo globalizado na ausência de um poder único na formação das
artes, das opiniões, da informação e do ensino. O papado mantinha a língua universal
do latim, e fazia o governo da diplomacia entre as nações.
A ciência antiga é a base que permitiu o crescimento do saber na
idade moderna.
Define-se CIÊNCIA como o saber em geral, teórico ou prático. Pode
ser sobre as coisas, ou seres, ou sobre as propriedades das coisas, isto é,
sobre os fenômenos. A ciência abstrata é o estudo dos FENÔMENOS, descobrindo as
leis naturais que controlam essas propriedades das coisas, como as leis da
reflexão da luz. O estudo das coisas, dos seres, é chamado de estudo CONCRETO,
que pode ser o saber teórico concreto, sobre um ser, um produto, um inseticida,
num laboratório, ou na mesa de desenho e de projeto ou num escritório, sobre
novo modelo de mesa e cadeira e pode ser um estudo prático, numa obra de
construção de um prédio ou de uma máquina.
O conhecimento concreto, das coisas, é muito antigo e mais fácil e
simples do que o estudo ABSTRATO. Com a formação de grandes civilizações, o
conhecimento prático permitiu fazer a descrição das coisas e fazer o registro
desse conhecimento, como os atlas geográficos, os catálogos dos minerais, dos
vegetais, dos animais. Essas são as Ciências do saber concreto, ou Ciências
aplicadas ou descritivas, que também registram o conhecimento profissional como
na Medicina, na Astronáutica, na Engenharia, na Ciência Política, todas cada
vez mais realizadas dentro de muitas especialidades.
Com base no saber concreto, mais tarde, descobriram-se, dentro da
variação das propriedades, o que ocorria sempre, o que havia de constante no
meio da variação dos FENÔMENOS. As leis abstratas constantes nos fenômenos então
foram pouco a pouco descobertas.
O estudo dos fenômenos é muito geral, porque essas propriedades
ocorrem em muitos corpos concretos. A ciência abstrata, portanto, é muito
importante para o progresso do conhecimento. As CIÊNCIAS ABSTRATAS, sendo mais
GERAIS, têm o aspecto de generalidade que caracteriza os princípios gerais da
FILOSOFIA, que são regras que abrangem grande número de acontecimentos.
As abstrações na antiguidade alimentaram a curiosidade dos
pensadores, que supunham que as abstrações existissem concretamente num mundo acima
do mundo físico, numa dimensão mais poderosa e divina, num plano espiritual intangível,
não verificável, porém mais importante. Esse mundo é o plano transcendente,
acima, além da natureza, mais alto que o físico, o mundo chamado de metafísico,
não natural, sobrenatural. Mas uma grande discussão ocorreu entre os que diziam
serem as abstrações apenas NOMES, os “nominalistas” como Aristóteles e os que
pensavam que as qualidades, os fenômenos, como o calor, a luz eram coisas
REAIS, os pensadores chamados de “realistas”, como Platão. No plano
transcendente não se pode confirmar e testar as hipóteses e o conhecimento
suposto. É o saber metafísico.
AS CATEGORIAS DA FILOSOFIA. Aristóteles, 300 anos antes da nossa
era, tinha proposto as 10 Categorias do saber, para explicação das coisas. O
filósofo Kant propôs 12 Categorias. Muito se discute ainda hoje sobre as
Categorias de Aristóteles.
O estudo das ciências já desenvolvidas na modernidade permitiu que
o filósofo Auguste Comte descobrisse quais são os fenômenos estudados no
conhecimento humano. Propôs as CATEGORIAS DA MODERNIDADE. Ele descobriu que há
poucas CATEGORIAS, apenas sete, 7 CATEGORIAS DE FENÔMENOS. São:
1. Fenômenos Matemáticos, de número,
forma e movimento;
2.Astronômicos;
3. Físicos: da matéria e energia; 4. Químicos, de composição e decomposição; 5.
Biológicos, da vida; 6. Sociais, de relação animal; 7. Psicológicos, do
comportamento individual. Nessa relação os fenômenos estão em ordem crescente
de complicação, com mais variáveis e em ordem decrescente de ocorrência na
natureza, de menor generalidade. E desde então, as Categorias de Augusto Comte mostram
todos os fenômenos verificados no mundo e no homem, na realidade exterior e na
realidade interior do ser vivo. Os fenômenos parapsicológicos e metafísicos não
são comprovados, não são positivos, mas, como a mitologia, as lendas, fazem
parte da história da filosofia e da literatura.
A sucessão da formação gradual da ciência antiga confirma a
classificação feita nas 7 Categorias de Augusto Comte da filosofia moderna,
porque as primeiras descobertas das leis científicas ABSTRATAS ocorrem nos
fenômenos menos complexos da Matemática e da Astronomia, que também são os mais
gerais, os mais encontrados na natureza. A formação das ciências abstratas se
faz na ordem mostrada nas 7 Categorias da Modernidade. Nesse mesmo tempo a
aplicação do conhecimento abstrato ao saber prático se desenvolve, como na
medicina, na agricultura, na arquitetura, na geografia, passando a servir de
base aos novos progressos do conhecimento abstrato no futuro.
Os fenômenos que um corpo apresenta podem ser vários. Se forem
bolas de vidro ou de borracha, propriedades ou fenômenos que elas mostram são
como seu peso, sua cor, sua forma, a quantidade de bolas. Se eu conto quantas
bolas EXISTEM, eu apenas estou levando em consideração o número, ou seja, a
existência de bolas. O número é o fenômeno que não depende de nenhum outro
fenômeno. A forma depende do número que define o tamanho da bola, pelo tamanho
do seu diâmetro. O movimento das bolas depende da forma. Portanto, a existência
é a propriedade mais simples de qualquer corpo, é o fenômeno mais simples,
matemático, que é dado por um número. É a Categoria mais simples e mais geral,
o fenômeno que ocorre em todos os corpos.
O Calendário Filosófico mostra como as ciências abstratas
evoluíram no lento progresso do conhecimento humano. Um progresso lento, mas
continuado, que mostra resultados finais crescentes, apesar dos desvios, das
interrupções e dos retrocessos ocasionais.
Assim passamos a conhecer a evolução da sociedade no aspecto das
ciências, um progresso feito com a venerável colaboração da grande família
humana, com a mão e a cabeça de nossos antepassados, de nossos avós.
QUADRO DO MÊS DE ARQUIMEDES
Calendário
HISTÓRICO FILOSÓFICO
para um ano
qualquer OU
quadro concreto da preparação humana
LUNEDIA=segnda-feira;
MARTEDIA=terça; MERCURIDIA=quarta;
JOVEDIA=quinta;
VENERDIA=sexta-feira.
Os nomes à esquerda são
para o ano C comum; à direita, anos B
bissextos.
As datas da última
coluna à direita é data gregoriana ano comum.
MÊS DE Arquimedes
|
||||
4º MÊS A
ciência antiga
|
||||
Lunedia
|
1
|
Teofrasto
|
|
26.mar.
|
Martedia
|
2
|
Herófilo
|
|
27
|
Mercuridia
|
3
|
Erasístrato
|
|
28
|
Jovedia
|
4
|
Celso
|
|
29
|
Venerdia
|
5
|
Galeno
|
|
30
|
Sábado
|
6
|
Avicena
|
Averróis
|
31
|
Domingo
|
7
|
HIPÓCRATES
|
|
1.abr.
|
Lunedia
|
8
|
Euclides
|
|
2
|
Martedia
|
9
|
Aristeu
|
|
3
|
Mercuridia
|
10
|
Teodósio
de Bitina
|
|
4
|
Jovedia
|
11
|
Heron
|
Ctesíbio
|
5
|
Venerdia
|
12
|
Papus
|
|
6
|
Sábado
|
13
|
Diofante
|
|
7
|
Domingo
|
14
|
APOLÔNIO
|
|
8
|
Lunedia
|
15
|
Eudexo
|
Arato
|
9
|
Martedia
|
16
|
Píteas
|
Nearco
|
10
|
Mercuridia
|
17
|
Aristarco
|
Beroso
|
11
|
Jovedia
|
18
|
Eratóstenes
|
Sosígenes
|
12
|
Venerdia
|
19
|
Ptolomeu
|
|
13
|
Sábado
|
20
|
Albatênio
|
Nassir-Edin
|
14
|
Domingo
|
21
|
HIPARCO
|
|
15
|
Lunedia
|
22
|
Varrão
|
|
16
|
Martedia
|
23
|
Columela
|
|
17
|
Mercuridia
|
24
|
Vitrúvio
|
|
18
|
Jovedia
|
25
|
Estrabão
|
|
19
|
Venerdia
|
26
|
Frontino
|
|
20
|
Sábado
|
27
|
Plutarco
|
|
21
|
Domingo
|
28
|
PLÍNIO, O VELHO
|
|
22
|
Todos os
meses são iguais, de 28 dias e todos começam numa segunda-feira, terminando num
domingo.
0325 02 B ARQUIMEDES
o cálculo da área e do volume dos corpos
MARÇO
25. Arquimedes: a medição e a proporção
em geometria abstrata
ARQUIMEDES
Archimedes
(nasceu no
ano 287 antes da nossa era, na Sicília; morreu no ano 212, em Siracusa)
GRANDE
GEÔMETRA GREGO MAIOR CIENTISTA DO MUNDO ANTIGO
AS
BASES DA CIÊNCIA
Os gregos
antigos tiveram grandes filósofos até a obra de Aristóteles. Depois dele, os
pensadores passaram ao estudo das ciências particulares. A filosofia ficou sem
maior desenvolvimento.
Todos os
conhecimentos da época foram registrados pela descrição dos fatos da vida
diária. Anotaram os conflitos políticos, as paixões humanas, a estrutura e as
doenças do corpo humano, todos os fatos que a sua volta ocorriam na
agricultura,à navegação e às outras artes. Mas o que tornou célebres os gregos
antigos foi que descobriram o estudo abstrato dos fenômenos dos seres, pelo
estudo de suas propriedades, dos acontecimentos, das ocorrências.
O início
do estudo ABSTRATO foi realizado pela primeira vez no mundo pelos gregos.
Outros, como os egípcios, já tinham feito a medição dos campos, dos terrenos e
já tinham calculado as dimensões da pedras para a construção de seus templos.
Mas só com Tales e aqueles que o sucederam os gregos tiveram o mérito de, por
meio e sua imaginação, retirar, por abstração, as linhas e os ângulos que
formam os objetos. Linhas e ângulos são propriedades percebidas pelos sentidos,
não são objetos físicos que existam ou bens que se possam minerar ou cultivar
na natureza ou produtos obtidos por fabricação.
A função
cerebral da abstração é a forma mais complexa da capacidade da inteligência
humana. Envolve a observação dos fenômenos ou acontecimentos e sua elaboração
mental abstrata. O progresso da ciência em todos os tempos se acelera com
aplicação da pesquisa abstrata. O psicólogo Jean Piaget(1896-1980) confirmou
experimentalmente que as crianças só conseguem pensar abstratamente após cerca
da idade de sete anos.
O
filósofo francês Auguste Comte já tinha identificado o mesmo nos povos primitivos
e nas crianças. Somente quando os povos evoluem da feitiçaria ou feiticismo, da
magia ou animismo é que conseguem pensar no politeísmo em deuses, que são
conceitos abstratos, dotados de propriedades superiores, de enorme poder. Se
assim é, somente povos politeístas poderiam chegar a desenvolver a abstração
científica. Os politeístas da Teocracia Oriental, embora capazes de criar seus
deuses abstratos, não conseguiram criar a ciência abstrata talvez por ser a
casta sacerdotal secreta um poder político totalitário impedindo a iniciativa
da livre pesquisa dos pensadores laicos.
A
primeira semana do mês de Arquimedes consagra os sábios que pesquisaram a
medicina e os conhecimentos biológicos preliminares que resultaram dessas
pesquisas. A presidência da semana é de Hipócrates. Ali figuram os nomes dos principais
anatomistas da universidade de Alexandria no Egito e daqueles entre os autores
árabes que escreveram sobre medicina.
Ver o
Quadro 0325 01 B do mês de Arquimedes
Ciência Antiga.
O quadro mostra os grandes homens representantes da criação dos fundamentos do
conhecimento biológico na antiguidade.
ARQUIMEDES nasceu em Siracusa, na Sicília. Plutarco ao escrever a Vida de Marcellus, diz que Arquimedes
teve a grande amizade do rei Hieron de Siracusa. Durante a segunda guerra
púnica, de Roma contra Cartago, o rei Hieron de Siracusa ficou aliado dos
romanos. Mas depois da morte de Hieron, Siracusa tomou o lado de Cartago. Uma
expedição romana comandada pelo general romano Marcus Claudius Marcellus foi
mandada para fazer o cerco de Siracusa por terra e por mar.
Arquimedes, com o fim da batalha, retomou seus diagramas e estando
ainda debruçado sobre a areia onde riscava suas figuras, morreu durante o saque
da cidade ao ser atacado por um soldado que não o reconheceu. A tradição conta
que Arquimedes estava tão concentrado em seus cálculos que teria ofendido o
invasor quando disse “Não perturbe meus
diagramas”.
O general Marcellus mandou erigir um monumento à memória de
Arquimedes. Nele colocou a figura de um cilindro circunscrito à esfera, com um
verso que indicava aquilo que Arquimedes tinha por sua grande obra: a medição e
a proporção mútua dos dois corpos geométricos, o cilindro e a esfera.
É importante notar que os gregos estavam pesquisando modelos abstratos
dos corpos. Era o estudo da figura ideal de um cilindro, gerado por um
retângulo girando em torno de seu eixo. Portanto, o estudo se aplica EM GERAL,
a todos os corpos com essa FORMA, o formato cilíndrico. É o estudo ABSTRATO do
fenômeno forma, que os corpos ou seres apresentam, aproximadamente, como um
tronco de árvore, um eixo de carroça ou de máquina, um tanque de água ou de
petróleo.
Depois de 100 anos, aos pensadores foi posto o problema de
construir um novo altar para o templo de Apolo em Delos, com a mesma forma de
um cubo, do altar antigo, mas que tivesse o dobro do tamanho. Esse problema,
conhecido como o “problema de Delos” foi resolvido por Arquimedes,
correspondendo ao problema da duplicação do cubo, achar que comprimento deveria
ter o lado do novo cubo, para construir um cubo com o dobro do volume. Sabe-se
que se o lado fosse o dobro, o volume do cubo ficaria oito vezes maior.
Arquimedes tratou de um imenso campo de pesquisa em geometria. Estudou
a espiral com a determinação de suas tangentes em qualquer ponto da curva e
calculou a quadratura, dando a área da curva. Ele pesquisou as diversas figuras
geradas por linhas retas e curvas, concentrando-se no estudo do círculo e da
esfera. Abordou a determinação da relação entre o perímetro da circunferência
do círculo e seu diâmetro, que hoje chamamos pela letra grega , [lê-se pi] que sabemos ser igual a 3.1416 e fração.
Outro problema que Arquimedes estudou e resolveu foi o cálculo da
área da superfície de uma esfera. Ele fez a suposição de gerar uma esfera
fazendo um polígono feito internamente a um círculo que girasse em torno do seu
diâmetro. Assim seriam feitas uma série de cones truncados, e a área da esfera
foi calculada pela soma das áreas externas dos troncos de cone. Arquimedes
chegou ao resultado: a área exterior da esfera é igual a 4 vezes a área do
círculo de mesmo diâmetro.
O cálculo do volume de uma esfera foi calculado considerando a
esfera como sendo formada por um conjunto de pirâmides que tivessem seus
vértices no centro da esfera e suas bases na superfície do sólido. A soma dos
volumes de cada pirâmide dará o volume a calcular da esfera.
As investigações de Arquimedes foram ainda muito importantes ao
estabelecer a teoria das alavancas, provando pelo cálculo matemático que os
pesos colocados nos braços de comprimento diferentes numa alavanca ficavam em
equilíbrio quando esses pesos fossem proporcionais ao inverso do comprimento do
braço, ou seja, que com o braço maio o peso seria menor, na mesma proporção dos
comprimentos. Arquimedes disse a célebre frase “Dê um ponto de apoio e com uma
alavanca poderei mover a Terra”. Ele também calculou o centro de gravidade das
diferentes figuras geométricas planas.
Ficou célebre a história de que ele teria gritado “EUREKA!” Quando ele descobriu o
princípio chamado de Arquimedes, do equilíbrio de um corpo dentro de um fluido,
da força de flutuação do corpo, equivalente ao peso do volume de fluido
deslocado. O princípio de Arquimedes em hidrostática é considerado como um dos
maiores monumentos criados pelo gênio científico do grande geômetra.
É importante notar a diferença entre o estudo abstrato e o estudo
concreto de um tema. Na Matemática pode-se perceber com clareza essa diferença.
O estudo abstrato é geral, aplica-se a TODOS os corpos, por ser uma pesquisa
sobre os fenômenos dos seres e não de seres concretos, singulares,específicos.
Nas ciências mais complexas, o estudo abstrato é muito mais difícil. Por
exemplo, em Sociologia, é necessário entender que o fenômeno ABSTRATO
sociológico não depende da Psicologia, do comportamento de cada indivíduo do
grupo. Abstratamente, as influências dos indivíduos se neutralizam mutuamente,
permitindo estudar o fenômeno sociológico, de grupo associado, no campo
ABSTRATO, com muito mais facilidade. Já que o comportamento social não depende
das vontades individuais. Por exemplo, o estudo do suicídio, que é um ato
individual, não é um estudo da Sociologia abstrata, mas uma pesquisa de
sociologia aplicada, que envolve fatores psicológicos. A abstração é que
permite descobrir as leis que comandam os FENÔMENOS, em abstrato, simplificando
a pesquisa. A incapacidade da inteligência humana em elaborar conhecimento da
realidade por meio do estudo concreto mostra o pouco alcance da nossa mente,
suposta muito potente em nossa falta de modéstia. O pensar abstrato é um
poderoso auxílio à nossa fraca intelectualidade.
A imensa obra de Arquimedes foi logo assimilada pela sociedade de
seu tempo. O valor do número , [lê-se pi] que é a relação entre o perímetro da circunferência dividido pelo seu
diâmetro foi por ele estabelecida em vinte
e dois sétimos, ou 22/7 ou 22 dividido por 7=3,142857..., foi adotado durante a
Antiguidade e a Idade Média. O nome desse número é o nome da letra P de
perímetro no alfabeto grego. Seu valor foi depois corrigido para 3,15926535...
A produção de Arquimedes foi essencial para os trabalhos dos
matemáticos dos anos 1600, como René Descartes e Pierre de Fermat, como para
toda a formação da matemática moderna.
AMANHÃ: Herófilo o pai da anatomia.
GRATIS. Solicite a remessa das biografias diárias sem
despesas, via e-mail, pelo endereço: torres1927@gmail.com
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neste ano de 2016,
ano Bissexto, ano B.
Notar que somente alguns dias recebem
uma biografia do ano B bissexto.
Os outros dias recebem biografia do ano C, comum.
NOVO: Ver no Facebook a página Templo
Positivista
com as fotos dos grandes homens da
humanidade.
FELIZ
QUEM
HONRA SEUS ANTEPASSADOS
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