27 DE JULHO.
Velásquez: representação fiel em retratos, cenas históricas e paisagens
VELÁSQUEZ
Diego Rodriguez
de Silva Velásquez
(nasceu em 1599, em
Sevilha, Espanha; morreu em 1660, em Madrid)
ENTRE OS MAIORES
ARTISTAS DO MUNDO CHEFE DA ESCOLA ESPANHOLA DE PINTURA
ESTÉTICA
as artes da linguagem, da afeição e da expressão
É parte da Filosofia. A emoção é o motor da inteligência e da
atividade
A civilização moderna, após o fim
da Idade Média, com a queda do papado e do Feudalismo nos anos 1300, criou uma
grande variedade na atividade humana, pelo fim da servidão da gleba, com a
total liberdade do povo trabalhador, com a indústria e o comércio, com a
sistematização do sistema capitalista de liberdade civil. Criou também a
saída das artes de dentro das igrejas e dos conventos para os espaços laicos.
As artes se libertaram do controle dos teólogos e de seus sacerdotes, como
ocorreu com a Filosofia. Em ambos os casos sem luta, gradualmente, sem
conflito.
Na modernidade nos encontramos em
fase de transição, em tempos de revolução.
É a passagem de uma civilização medieval da guerra de defesa para uma
civilização pacífica científica e industrial.
Triunfos esplendidos foram
conseguidos pelo gênio artístico aos poucos se afastando da religião, apesar do
clima de revolta. É o sinal da potente capacidade da natureza humana de
produzir, mesmo em situação de desvantagem, um conjunto glorioso de criações
artísticas.
A segunda semana tem Rafael como
chefe, mostrado no domingo último dia da semana. Consta da relação os grandes
representantes da evolução social da arte da forma, que são os pintores, os
escultores, os arquitetos. Foram escolhidos os representantes principais da
arte das diferentes nações, escolas e técnicas diversas. Não é uma
classificação pela ordem crescente de mérito. Reúne os nomes representativos e
de escolas artísticas opostas.
Ver em 0716 01 C O
QUADRO DO MÊS DANTE, A EPOPÉIA MODERNA, com os grandes tipos humanos do mês.
NOSSOS ANTEPASSADOS
INESQUECÍVEIS
Maiores figuras
humanas na antiguidade
que prepararam a
civilização do futuro.
VELÁSQUES (1599-1660) nasceu em Sevilha, Espanha, de uma boa
família. O nome de seu pai era de Silva,
e o de sua mãe Velásquez. De acordo
com o costume da Espanha, ele tomou os dois nomes, mas ficou conhecido na
história da arte pelo nome de sua mãe. Foi o mesmo que ocorreu com Gutenberg.
Até a idade de 23 anos ele trabalhou em Sevilha, onde ele
encontrou Cervantes. Em 1622 ele foi para Madrid, onde se introduziu na corte
real da Espanha e pintou, no ano seguinte, o retrato do rei Philippe IV.
Em seguida a esse retrato, até sua morte, quase quarenta anos mais
tarde, Velásquez foi coberto de favores e de honra pelo rei, ficando seu amigo
íntimo e acompanhante. Ele pintou o rei, sua família e os seus nobres em todas
as formas e atitudes.
Em 1630 Velásquez foi à Itália, onde recebeu continuada homenagem.
O retrato que fez do papa Inocente X foi mostrado em procissão triunfal.
As obrigações do artista como acompanhante do rei faziam com que
ele tivesse que seguir Philippe IV nas suas excursões e viagens. Uma febre que
contraiu numa dessas viagens, na ocasião do casamento de Luiz XIV, ocasionou
sua morte no ano de 1660, com a idade de 61 anos. Ele foi enterrado com grande
pompa em Madrid e repousa ao lado de sua mulher, que morreu de tristeza sete
dias após sua morte.
A vida de Velásquez passada inteiramente nas cortes dos reis e
cercada de condecorações e favores, foi, apesar do luxo, honrosa, pura e
generosa. Ele era digno, cortês, magnânimo, como mostra seu zelo de amizade em
favor de Murilo, pobre, embora fosse mais popular do que Velásquez.
Ele é um dos maiores mestres da cor, do claro-escuro e de todos os
recursos da arte da pintura. Ele teve êxito ao mesmo grau em retratos,
paisagens, pintura de animais e em cenas históricas. O estilo naturalístico
usado por ele forneceu uma linguagem adequada para a expressão de sua
extraordinária força de observação na produção de retratos, tanto do modelo vivo
como da natureza morta.
Velásquez desenvolveu a maestria na fidelidade da representação
para se tornar o criador de obras-primas impressionantes. A diversidade dos
golpes do pincel e as harmonias sutis da cor davam efeitos de forma e de
textura, de espaço, de luz e atmosfera. O que pode fazer dele um precursor do
impressionismo francês do século 19.
Como pintor de retratos, pela variedade da coloração local, a
facilidade de execução, ele não tem quase ninguém igual a ele em qualquer uma
das escolas e em qualquer época. Embora sempre nobre, simples e possante em
suas concepções, a ele nada faltou do ideal e de êxtase. Não faltou a um grau
qualquer a impressão da bravura de
seu amigo e contemporâneo Rubens, ou da escola grandiosa de Rafael e de
Miguel-Ângelo no que ele tenha estudado, na Itália.
Velásquez continua sendo um dos mais fiéis, dos mais verdadeiros e
de mais personalidade dos pintores. É com justiça que ele é colocado como chefe
da escola espanhola de pintura. Ele é mundialmente reconhecido como um dos
maiores artistas.
AMANHÃ:
Fundador da escola flamenga de arte pinta o povo como ele é: Teniers.
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