24 DE JULHO. Miguel
Ângelo: pintor fez poesia em alto grau, como um Dante da arte
MIGUEL ÂNGELO
Michel-Ange,
Michelangelo; Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni
(nasceu em 1475, em
Florença, Itália; morreu em 1564, em Roma)
ESCULTOR E
PINTOR ITALIANO A MAIOR INFLUÊNCIA NA ARTE DA EUROPA OCIDENTAL
ESTÉTICA
as artes da linguagem, da afeição e da expressão
É parte da Filosofia. A emoção é o motor da inteligência e da atividade
A civilização moderna, após o fim
da Idade Média, com a queda do papado e do Feudalismo nos anos 1300, criou uma
grande variedade na atividade humana, pelo fim da servidão da gleba, com a
total liberdade do povo trabalhador, com a indústria e o comércio, com a
sistematização do sistema capitalista de liberdade civil. Criou também a
saída das artes de dentro das igrejas e dos conventos para os espaços laicos.
As artes se libertaram do controle dos teólogos e de seus sacerdotes, como
ocorreu com a Filosofia. Em ambos os casos sem luta, gradualmente, sem
conflito.
Na modernidade nos encontramos em
fase de transição, em tempos de revolução.
É a passagem de uma civilização medieval da guerra de defesa para uma
civilização pacífica científica e industrial.
Triunfos esplendidos foram
conseguidos pelo gênio artístico aos poucos se afastando da religião, apesar do
clima de revolta. É o sinal da potente capacidade da natureza humana de
produzir, mesmo em situação de desvantagem, um conjunto glorioso de criações
artísticas.
A segunda semana tem Rafael como
chefe, mostrado no domingo último dia da semana. Consta da relação os grandes
representantes da evolução social da arte da forma, que são os pintores, os
escultores, os arquitetos. Foram escolhidos os representantes principais da
arte das diferentes nações, escolas e técnicas diversas. Não é uma
classificação pela ordem crescente de mérito. Reúne os nomes representativos e
de escolas artísticas opostas.
Ver em 0716 01 C O
QUADRO DO MÊS DANTE, A EPOPÉIA MODERNA, com os grandes tipos humanos do mês.
NOSSOS ANTEPASSADOS
INESQUECÍVEIS
Maiores figuras
humanas na antiguidade
que prepararam a
civilização do futuro.
Miguel
Ângelo (1475-1564) filho de Ludovic Buonarrotti Simoni, de honrada família de
Florença, nasceu perto de Arezzo em 6 de março de 1475.
Aos
13 anos foi aprender com o pintor D. Ghirlandajo, com quem mostrou um gênio
precoce para a escultura e obras de sua autoria executadas ainda em sua
adolescência estão preservadas. Aos 14 anos, ele chamou a atenção de Laurent o
Magnífico e foi admitido para estudar na academia de arte antiga que Laurent
havia fundado no palácio Médicis.
Miguel
Ângelo na academia desenvolveu sua criatividade como escultor e ali, quando
ainda tinha 16 anos, foi que seu rival Torregiano, atacando-o com uma marreta,
quebrou o seu nariz e o desfigurou para o resto da vida. Durante esse período,
ele estudou anatomia com paixão e praticou a escultura.
Entre
1504 e 1506, ocorreu a grande disputa com Leonardo da Vinci para realizar os desenhos
para a Câmara do Conselho de Florença. Em 1506 Miguel Ângelo, pela primeira
vez, ganhou a reputação de grande pintor.
Em
1506, com a idade de 31 anos, foi convidado a ir a Roma pelo papa Júlio II para
fazer seu grande mausoléu. Miguel Ângelo passou grande parte de sua vida nessa
obra imensa, de que o único resultado foi a estátua de Moisés e de algumas estátuas inacabadas. Em 1508, o papa encomendou
a decoração do afresco da capela Sixtina. Esse trabalho gigantesco, totalmente
feito pelo mestre no espaço de 4 ou 5 anos é, sem dúvida, o mais prodigioso
produto da arte depois da Idade Média. Impenetrável, terrível, profunda, essa
vasta criação de um gênio possante, foi, por muitos séculos e continua a ser
admirada por todos, apesar dos limites impostos ao artista e por sua aparência
vigorosa. Esses afrescos são mais a obra de um escultor do que de um pintor, já
que não são simplesmente pinturas, mas são poemas dignos de Dante.
Depois
da morte do papa Júlio II em 1513, o artista voltou a fazer escultura. Em 1524,
com 49 anos, começou a sublime capela de Médicis em Florença, que, com suas 6
colossais estátuas, foi inteiramente feita por Miguel Ângelo. Essas são a
maiores obras da escultura.
Ele
foi colocado, em 1527, como engenheiro na defesa da República contra os
Médicis. Em 1534 foi chamado para completar os afrescos da capela Sixtina,
quando fez o Julgamento Final. Essa
obra enorme é mais um prodígio de um desenhista consumado, do que uma simples
pintura, ao mesmo tempo em que ela contém várias das concepções, das mais
originais, do possante mestre. Elas foram expostas em 1541 e são, com os
afrescos da capela Paulina, as últimas pinturas que o artista realizou.
Em
1547 o artista foi chamado para ser o arquiteto da igreja de S. Pedro em Roma e
continuou até sua morte a trabalhar nessa construção. A cúpula do templo foi
inteiramente feita por ele.
Miguel
Ângelo morreu em Roma em 1564, com 89 anos de idade. Foi enterrado com grande
pompa na igreja de Santa Croce em Florença. Ele foi o maior gênio da arte, sendo
tanto um escultor e arquiteto quanto um pintor. Como personalidade, foi fiel,
inflexível, independente, frugal, elevado, generoso, puro e sincero. Como
poeta, ele foi dos mais eminentes, seus Sonetos
o colocando entre os melhores poetas líricos do seu tempo. Nenhum outro pintor
colocou a poesia em sua arte em tão alto grau. Essa a razão de ser chamado com
justiça de “O Dante da arte”.
Em
elevação de caráter, em sublimidade de imaginação e em seus extraordinários
resultados, Miguel Ângelo deve ser colocado entre os maiores filhos da
Humanidade, entre os maiores colaboradores da maravilhosa evolução da sociedade
humana desde a mais selvagem animalidade até nossos dias, através dos milênios.
AMANHÃ: Entre as maiores personalidades artísticas da Alemanha: o
pintor Holbein.
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