16 DE JULHO: OS
TROVADORES: a nova arte secular medieval de cultura e emoção
OS TROVADORES
Les Troubadours,
The Troubadours, The Trouvères, The
Trouveurs
(viveram aproximadamente
entre 1090 até 1290)
SECULARIZAÇÃO DA
NOVA ARTE MUSICAL CRIADA PELOS TROVADORES MEDIEVAIS
ESTÉTICA
as artes da linguagem, da afeição e da expressão
É parte da Filosofia. A emoção é o motor da inteligência e da
atividade
A civilização moderna, após o fim
da Idade Média, com a queda do papado e do Feudalismo nos anos 1300, criou uma
grande variedade na atividade humana, pela
liberdade do povo trabalhador, com a indústria e o comércio, com a
sistematização do sistema capitalista de liberdade civil. Criou também a
saída das artes de dentro das igrejas e dos conventos para os espaços laicos.
As artes se libertaram do controle dos teólogos e de seus sacerdotes, como
ocorreu com a Filosofia. Em ambos os casos sem luta, gradualmente, sem
conflito.
Na modernidade nos encontramos em
fase de transição, em tempos de revolução.
É a passagem de uma civilização medieval da guerra de defesa para uma
civilização pacífica científica e industrial.
Triunfos esplendidos foram
conseguidos pelo gênio artístico aos poucos se afastando da religião, apesar do
clima de revolta. É o sinal da potente capacidade da natureza humana de
produzir, mesmo em situação de desvantagem, um conjunto glorioso de criações
artísticas.
A primeira semana tem Ariosto como
chefe, mostrado no domingo último dia da semana. Ali estão autores que criaram
pinturas ideais da natureza humana sob todas as suas formas, com a poesia de
costumes, mostrada nas suas manifestações da história da sociedade moderna.
Ver em 0715 01 B O QUADRO DO MÊS DANTE, A EPOPÉIA MODERNA,
com todos os grandes tipos humanos do mês.
NOSSOS ANTEPASSADOS
INESQUECÍVEIS
Maiores figuras
humanas na antiguidade
que prepararam a
civilização do futuro.
OS TROVADORES (1090-1290) A Idade Média reuniu as condições favoráveis
ao desenvolvimento da poesia. A guerra de conquista foi substituída pela guerra
de defesa do grande império romano. O nível dos costumes, da moralidade, se
elevou com a cavalaria e com o respeito pela mulher. Mas a situação da
sociedade era muito instável, ao passar do regime de feudos e de castelos do
feudalismo da Idade Média para o moderno regime de burgos, de vilas e cidades livres
do barão feudal, com a independência da indústria e do comércio. Foi o fim de
uma civilização de guerra de defesa com seus líderes religiosos para uma nova
civilização de paz e de indústria, com a formação de novas lideranças dentro da
sociedade. Até mesmo a linguagem, que dá a medida de muitas situações, estava
em mudança, deixando de lado o latim de toda a Europa para os idiomas regionais.
A perda do poder da religião também fez o latim perder a posição de língua
internacional no continente mais adiantado do mundo.
A era medieval produziu as Niebelungen
e a Chanson de Roland. Mas os
costumes mostrados por esses dois poemas sofreram, tanto como a linguagem,
rápidas e muitas vezes violentas transformações.
Mas, no sul da França, foi diferente. A região da Provença foi
cedo incorporada à civilização de Roma. E ficava fora da corrente central da
invasão das tribos bárbaras que devastavam a Itália. A terra que abrigou os
godos, os mais simpáticos invasores do norte, ficou protegida da agressão dos
vândalos e dos hunos. É natural que a língua de Provença, o provençal, tenha
atingido uma rápida maturidade. Dante chegou a tentar o uso do provençal para
escrever a Divina Comédia.
O romance heróico e as canções de amor eram produto dos
TROVADORES, os autores dessa arte. No norte da França o nome desses menestréis
foi o de TOUVÈRES. Eles tiveram grande influência sobre a sociedade da época,
sendo patrocinados por monarcas como Ricardo I da Inglaterra e como Afonso II
de Aragão.
A arte dos trovadores é a maior influência para o desenvolvimento secular
da música da Idade Média na modernidade. Corresponde, na arte, à secularização
da sociedade, em todos os aspectos, ao sair do feudalismo para entrar na
civilização moderna. A secularização mostra a libertação gradual das populações
do poder cultural do Catolicismo, feito dentro das igrejas e dos conventos, até
então progressista. A arte, como a ciência e a política passa sem rutura, aos
poucos, para fora das igrejas, para os palcos e arenas laicas.
Dois dos trovadores estão mencionados por Dante. No Purgatório,
Canto XXVI, ele encontra Arnaud Daniel, que é chamado de - o melhor dos artistas na língua provençal. Dante confessa que tomou
dele a forma lírica de alguns de seus poemas. Outro trovador, citado por Dante,
é Bertrand de Born, um feroz guerreiro da Gascônia que promoveu os conflitos
entre o rei Henrique II da Inglaterra e seu filho primogênito. Por esse motivo
Dante o coloca no Inferno, junto com Maomé e de outros que semearam a discórdia
entre os homens (Canto XXVII).
O nome de TROVADOR é derivado do occitanian “trobar”, inventar, achar, em francês, “trouver”. O trovador, assim, é aquele que inventa novos poemas, com
novos versos para combinar com seus elaborados enredos de amor. Muito de sua
arte foi preservada, em “chansonniers” ou catálogos de canções.
A
influência dos travadores sobre a sociedade ocorreu de forma sem precedentes na
história da poesia medieval. As cortes reais acolhiam os trovadores, que tinham
grande liberdade de expressão, frequentemente intervindo até nos conflitos
políticos. Mas seu grande papel foi criar entre as damas da nobreza uma aura de
cultura e de emoção que nada até então tinha produzido.
A
poesia dos trovadores formou uma das mais brilhantes escolas que existiu, e que
conseguiu influenciar toda a poesia lírica que depois se produziu na Europa.
AMANHÃ: Lançamento das bases do humanismo na Renascença: Bocácio.
SECULARIZAÇÃO
A secularização é a transformação de uma sociedade pelo abandono de seus tradicionais e profundos valores e importantes instituições
religiosas para aceitação e para o uso de outros
novos valores e instituições laicas ou
seculares, isto é, não religiosas.
A noção de secularização resulta da
percepção de que as sociedades se desenvolvem ou
progridem pela modernização e racionalização. Com a modernização a religião perde a sua autoridade em todos os aspectos da vida social e de governo.
A direção do ensino
e da formação de opinião é feita pela religião. A secularização promove a
passagem dessas funções para instituições que em geral não têm a coerência e a
capacidade dos sacerdotes.
No caso da Idade
Média, na Europa, a partir dos anos 1300, século XIX, o ensino, as artes e a
informação deixaram de ter comando único nas mãos do papa e de seus padres,
dentro da unidade da fé católica romana. Toda formação de opinião e governo da
consciência passaram a ser feitas por especialistas, como professores, jornalistas,
literatos, consultores, psicólogos, médicos. É uma era de revolução de hábitos
e costumes e de conflitos em que nos achamos. A revolução perturba a paz
necessária para a indústria e exacerba o egoísmo em todas as suas formas,
destruindo as heranças, a memória do passado e o respeito aos mais velhos e aos
antepassados.
Até que uma nova
filosofia, uma nova e elevada visão de mundo e de vida se estabeleça.
Notar que
você não será
maior
do que sua visão
da vida, de sua filosofia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário