30 DE JUNHO. Godofredo
de Bouillon: heróico cavaleiro libertador e estadista de Jerusalém.
GODOFREDO DE BOUILLON
Godefroi De Bouillon, Godfrey of Bouillon
(nasceu cerca de 1058
da nossa era; morreu no ano 1100)
NOBRE FRANCÊS
HERÓICO LÍDER DA PRIMEIRA CRUZADA CONQUISTADOR DE JERUSALÉM
As grandes contribuições da
Civilização Feudal para o progresso da sociedade humana
A Civilização Feudal realizou a
tarefa principal ao estabelecer:
3. Suprimiu a escravidão geral na população, fundou o trabalho livre com a
libertação completa do trabalhador
resultando na importante organização
permanente do sistema econômico do capitalismo.
Neste mês são consagrados os nomes
que representam a guerra para a defesa da Europa e que fundaram as instituições
locais, trabalhando para organizar cada nova nação européia.
Foram nove séculos de avanços e
recuos, desde cerca dos anos 400 até 1300. Com muita confusão, crueldade e
crimes; mas também com muito heroísmo e uma dedicação admirável resultando em
notável progresso político, econômico, filosófico e moral.
Nesta segunda semana o tipo principal é Godofredo de Bouillon,
herói da primeira cruzada. Sua biografia está no domingo que termina a semana.
Ver em 0617 01 B
O QUADRO DO MÊS DE CARLOS MAGNO A CIVILIZAÇÃO FEUDAL, com seu resultado
geral e todos os grandes tipos humanos do mês.
Godofredo de Bouillon era o filho mais jovem
do conde Eustáquio II de Bolonha e de Ida, filha do duque Godofredo II da Baixa
Lorena. Por sua mãe, que era descendente de Carlos Magno, ele era Senhor de
Lorena. Mais tarde, foi colocado como duque de Lorena pelo Imperador Henrique
IV, em recompensa por seus serviços na guerra contra os saxões.
A primeira Cruzada foi decidida no concílio de
Clermont, em 1095. Godofredo foi designado, por seu caráter e por sua posição,
como o comandante do grande exército. Ele falava bem tanto o francês como o
alemão e reuniu embaixo de seu estandarte um exército composto de franceses,
alemães, lorenos e outros, num total de 80.000 homens de infantaria e de 10.000
cavaleiros.
A tropa deixou o Mousa e o Mosele, atravessou
a Alemanha, a Hungria, a Bulgária e chegou a Constantinopla, o lugar de
encontro de todas as forças do cristianismo. As forças sob o comando de
Godofredo avançavam com prudência e sem combate. Cada passo foi marcado pela
sabedoria e pela unidade de comando de seu chefe. Na rota percorrida não se
viram atrocidades, nem os desastres que ocorreram em expedições anteriores.
Godofredo, usando alternativamente ora a diplomacia e ora as armas, conseguiu
que o imperador de Constantinopla agisse como seu aliado, e até mesmo que o
adotasse como filho.
Godofredo resistiu às propostas inoportunas de
Boemond e de outros chefes, que lhe solicitavam que voltasse as armas dos
cruzados do destino para Jerusalém e destruísse o império bizantino. Ao
contrário, ele os convenceu de prestar homenagem ao imperador do oriente e de
se comprometer a lhe ceder todas as possessões do império conquistadas pelas
forças dos cruzados. Somente na primavera do ano de 1097 é que os cruzados
atingiram a Ásia, para depois marcharem reunidos como um só exército em direção
a Jerusalém.
Nas planícies da Bitínia, eles formavam um
corpo de 100.000 cavaleiros em armadura e em cota de malha seguidos por muitos
homens a pé. Tendo tomado Necéia, ganhado uma batalha desesperada na Frígia e
provado privações e dificuldades incríveis, eles puseram cerco a Antióquia. Depois
de oito meses de luta selvagem e depois de sofrer todas as extremidades da
fome, da peste e da confusão, os cruzados tomaram finalmente a cidade. Quando,
na primavera de 1099, partiram para Jerusalém, não eram mais do que 40.000, com
1.500 cavaleiros e 20.000 a
pé em estado de lutar. Em todas as provações, Godofredo e Tancredo se
destacavam por seu devotamento e por sua resolução invencível. Godofredo,
sobretudo dominava os outros por sua firmeza e sabedoria, sua paciência e seu
ascendente pessoal.
No cerco a Jerusalém, a guarnição da cidade
era mais numerosa do que os agressores e todas as fontes de água haviam sido
cuidadosamente destruídas. Foram 30 dias de sofrimento cruel para os cruzados.
Finalmente, depois de dois dias de batalha furiosa, a cidade santa foi tomada
de assalto e Godofredo por uma porta e Tancredo por outra foram os primeiros a
entrar. A tomada da cidade foi marcada por uma cega carnificina. Era julho do
ano 1099.
Depois de 460 anos de subserviência aos
mouros, a cidade santa estava finalmente libertada. Num ato solene de devoção,
Godofredo e seus aliados entraram na igreja do Santo Sepulcro para darem graças
pela vitória alcançada.
Por unanimidade, os cruzados escolheram
Godofredo para rei de Jerusalém. Mas ele recusou o título, governando como
Barão e Defensor do Santo Sepulcro, Advocatus Sancti Sepulchri.
Seu reinado foi muito curto, morrendo em julho
de 1100. Mas o prazo foi suficiente para reconhecer nele um soberano sábio,
moderado e justo. Ele deu a seus governados as famosas Causas de Jerusalém, um
código completo de leis feudais que continuou a ser a lei dos latinos do
oriente por mais três séculos.
O conjunto da história de vida de Godofredo o
apresenta como o mais nobre tipo humano de seu tempo: magnânimo, prudente,
previdente, ativo e justo, de uma coragem heróica e de ardente fervor
religioso.
Godofredo é o herói de verdade do poema de
Tasso, nos magníficos versos de Jerusalém
Libertada.
AMANHÃ:
A unidade de comando do papa em Roma na administração do Catolicismo: S. Leão o
Grande.
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