16 DE JUNHO.BOSSUET: leis
sócio-históricas para descobrir as relações entre os fatos
BOSSUET
Bossuet, Jacques
Bénigne
(nasceu em 1627, em
Dijon, França; morreu em 1704, em Paris)
BISPO CATÓLICO
FRANCÊS PRIMEIRO NO TRATAMENTO FILOSÓFICO DA HISTÓRIA
A regeneração moral
com a compressão do egoísmo anti-social
O Catolicismo teve uma
ação importante na evolução social da Idade Média: a regeneração moral dos
povos, com a educação dos sentimentos e costumes. Esse resultado foi obtido
estimulando o altruísmo, que é o sentimento gregário, de associação, e
comprimindo os instintos egoístas, os sentimentos de proveito pessoal. Assim os
violentos guerreiros se tornaram Cavaleiros para a proteção da mulher, dos
pobres, dos fracos e doentes; ao culto da sua dama e da Mãe de Deus
Verifica-se e fica bem
claro na história o papel das doutrinas religiosas no ensino e consagração para
a proteção, manutenção e aperfeiçoamento da sociedade humana em nome de um
sagrado ser superior divino. As doutrinas anti-sociais perturbam e mesmo levam
à morte da própria congregação religiosa. Essa é a razão do supremo poder de
vida ou de morte da associação humana, suave e sutilmente exercido desde os mais
remotos milênios da evolução da espécie. Os sábios sacerdotes de todas, de
todas as religiões sentiram a força dessa lei sociológica básica. Regra que
obrigou e obriga a todos a eternamente proteger e servir ao grande organismo
social humano em nome de seus adorados e poderosos deuses. Porque caso
contrário, todos morreriam com a destruição da sociedade.
LIBERDADE DE
CONSCIÊNCIA
Pela primeira vez na
história o poder das opiniões, do ensino e da consagração sem armas se torna
livre em relação ao poder coercitivo político armado. É a libertação do Poder
Espiritual, da liberdade de consciência, da formação da opinião. Liberdade
completa em relação ao Poder Temporal da disciplina dos atos pela força. A
liberdade dos formadores de opinião foi feita pelo Catolicismo pela primeira
vez na história do mundo. Antes do cristianismo católico o poder político era
totalitário, não havendo liberdade de consciência em todas as civilizações
passadas, para suas religiões. Comprova-se assim que o totalitarismo como
controle das consciências é de fato um regime político retrógrado e cruel,
muito antigo, bárbaro.
A quarta semana do mês
do Catolicismo mostra o seu papel de controlar e estimular a vida moral das
massas após a queda do papado e da fé. Com a perda do poder político as igrejas
nacionais católicas se subordinam ao poder político de cada país sem romper com
o papa. O tipo principal é Bossuet, chefe de semana, tendo sua biografia no
domingo último dia da semana. O protestantismo é representado pela mais pura de
suas seitas, os quakers, em que a utilidade social é completamente afastada da
ambição mundana.
Ver em 0521 01 B O QUADRO DO MÊS DE S PAULO O CATOLICISMO com
todos os grandes tipos humanos do mês.
Em 1652, aos 25 anos, Jacques Bossuet [pronuncia-se Bó’ ssü’ ê] foi ordenado padre, após ser preparado no
retiro de São Vicente de Paula. Depois foi para Metz onde foi elevado a cônego,
e onde tornou-se decano. Senhor imponente do cargo, conquistou logo a confiança
do rei e se destacou na Igreja e na corte real. Tornou-se célebre pelas Orações Fúnebres que pronunciava.
Indicado como bispo de Condom em 1669 aos 42 anos, deixou o cargo para cumprir
seus novos deveres na corte, como preceptor do Delfim, o primogênito do rei. O
que fez até 1681, com 54 anos. Tornou-se então o bispo de Meaux.
A primeira questão como bispo foi apresentar-se como o orador da
assembléia do clero que Luis XIV convocou para sustentar sua orgulhosa demanda
com o papa em relação à nomeação dos prelados pelo rei e para defender os
direitos da Igreja Galicana, a igreja da França. De sua autoria são também os
quatro artigos que, denunciados pelo papa, o rei Luis XIV fez promulgar como
lei do Estado Francês. O que marcou uma época na historia da França e da Igreja
Romana. A partir desse momento, Bossuet se dedicou plenamente à sua diocese,
cumprindo seus deveres de bispo com um zelo exemplar e ainda sem parar de
escrever. Em 1700, com 73 anos, dirigiu outra assembléia em que combateu várias
heresias.
Bossuet morreu em Paris em 1704 aos 77 anos de idade, sendo
enterrado na catedral de Meaux.
Ele foi o mais eloqüente e o mais famoso pregador de sua época. E
até hoje é apreciado em suas obras literárias, incluindo as orações fúnebres
que produziu. Fez a defesa da ortodoxia e da ordem da Igreja Católica Romana.
Mas todos os seus atos, mesmo os mais famosos, são marcados por favorecer o seu
chefe da nação, o seu rei. A seu respeito, disse Arnauld que
“Existe todavia um `verumtamem´, um porém, um contudo, que
eu entendo como sendo que ele não devia contas a Deus: é que ele não tinha a
coragem de contrariar o seu rei. É a condição daqueles tempos, mesmo para os
que têm as grandes luzes”. Chamado de “Águia
de Meaux”, foi o mais ativo antagonista dos perturbadores imediatos da
Igreja Romana. Ele manteve com os protestantes uma controvérsia que durou tanto
quanto durou sua vida.
O principio do livre exame na religião com a leitura da Bíblia por
todos foi uma conseqüência direta da secularização
e das mudanças sociais que ocorreram a partir de 1301 em diante, até chegar à
Reforma protestante de Lutero, em 1517. A religião não conseguiu resistir ao
exame pessoal de seus mistérios, feito individualmente pelos adeptos usando o
livre exame de sua doutrina. Os mistérios devem ser aceitos por fé, mesmo que
absurdos. A partir dessa época o poder central do papa ficou cada vez mais
ameaçado, e tanto os reis como os padres achavam que poderiam pensar dentro da
religião, como em outros assuntos, de forma racional. A partir do
enfraquecimento do papado, cada igreja nacional se subordinou a seu próprio
governo político, acabando seu vinculo administrativo com a sede romana, sem
ruptura. Era o fim do poder do papado.
As heresias se multiplicaram, e, no tempo de Bossuet, ele combateu
o jansenismo, que não aceitava o
livre arbítrio e pregava que a graça seria inata, dada a poucos. Outra heresia
da época foi o quietismo, que dava
ênfase à salvação da alma de cada crente, levando ao extremo da total
inatividade. Revela o conflito da religião com sua utilidade social.
Bossuet escreveu muitas obras, sendo as mais notáveis A Política Sagrada, em 1671, O Discurso sobre a Historia Universal de
1681 e o Resumo da Historia da França,
de 1670. Ele realizou, pela primeira vez, a apreciação filosófica direta do
conjunto do passado da sociedade humana.
Bossuet participou do trabalho de preparação da Sociologia como estudo
científico verificável da sociedade com sua elaboração histórica, onde, pela
primeira vez, o fenômeno político é considerado como sujeito a leis
invariáveis, e que, pelo tratamento racional, uns fatos podem ser determinados
pelos outros. O que só se comprova a nível de fenômeno abstrato.
A razão do
grande serviço prestado por Bossuet resulta do objetivo que procurava, que foi
propor o estudo da historia sistemática como a base necessária da educação
política.
Por seus trabalhos literários e sua por sua filosofia, Bossuet é
um exemplo bem definido de que o gênio estético convive com a criação
intelectual na mesma pessoa, e cada habilidade é posta em ação pela necessidade
ditada pela situação do momento.
AMANHÃ: Carlos Magno, grande tanto como conquistador,
administrador e como chefe civil e Teodorico.
SECULARIZAÇÃO
A secularização é a transformação de uma sociedade pelo abandono de seus tradicionais e
profundos valores e importantes instituições religiosas para aceitação
e para o uso de outros novos valores e instituições laicas ou seculares, isto é, não
religiosas.
No caso da Idade Média, na Europa, a partir dos anos 1300, século
XIX, o ensino, as artes e a informação deixaram de ter comando único nas mãos
do papa e de seus padres, dentro da unidade da fé. Toda formação de opinião e
governo da consciência passaram a ser feitas por especialistas, como
professores, consultores, psicólogos, médicos. É uma era de revolução de
hábitos e costumes e de conflitos em que nos achamos. Até que uma nova
filosofia, uma nova e elevada visão de mundo e de vida se estabeleça.
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