13 DE JUNHO. ABADE
L´ÉPÉE: aprender pelos olhos o que outros aprendem pelos ouvidos
ABADE DE L’ÉPÉE
L’Abbé de l’Épée; Abbé Charles Michel de l’Épée
(nasceu em 1712 em Versalhes,
França; morreu em 1789 em Paris)
TERNO RELIGIOSO
NO ENSINO DOS SURDOS NA COMUNICAÇÃO COM A HUMANIDADE
A regeneração moral
com a compressão do egoísmo anti-social
O Catolicismo teve uma
ação importante na evolução social da Idade Média: a regeneração moral dos
povos, com a educação dos sentimentos e costumes. Esse resultado foi obtido
estimulando o altruísmo, que é o sentimento gregário, de associação, e
comprimindo os instintos egoístas, os sentimentos de proveito pessoal. Assim os
violentos guerreiros se tornaram Cavaleiros para a proteção da mulher, dos
pobres, dos fracos e doentes; ao culto da sua dama e da Mãe de Deus
Verifica-se e fica bem
claro na história o papel das doutrinas religiosas no ensino e consagração para
a proteção, manutenção e aperfeiçoamento da sociedade humana em nome de um
sagrado ser superior divino. As doutrinas anti-sociais perturbam e mesmo levam
à morte da própria congregação religiosa. Essa é a razão do supremo poder de
vida ou de morte da associação humana, suave e sutilmente exercido desde os
mais remotos milênios da evolução da espécie. Os sábios sacerdotes de todas, de
todas as religiões sentiram a força dessa lei sociológica básica. Regra que
obrigou e obriga a todos a eternamente proteger e servir ao grande organismo
social humano em nome de seus adorados e poderosos deuses. Porque caso
contrário, todos morreriam com a destruição da sociedade.
LIBERDADE DE
CONSCIÊNCIA
Pela primeira vez na
história o poder das opiniões, do ensino e da consagração sem armas se torna
livre em relação ao poder coercitivo político armado. É a libertação do Poder
Espiritual, da liberdade de consciência, da formação da opinião. Liberdade
completa em relação ao Poder Temporal da disciplina dos atos pela força. A
liberdade dos formadores de opinião foi feita pelo Catolicismo pela primeira
vez na história do mundo. Antes do cristianismo católico o poder político era
totalitário, não havendo liberdade de consciência em todas as civilizações
passadas, para suas religiões. Comprova-se assim que o totalitarismo como
controle das consciências é de fato um regime político retrógrado e cruel,
muito antigo, bárbaro.
A quarta semana do mês
do Catolicismo mostra o seu papel de controlar e estimular a vida moral das
massas após a queda do papado e da fé. Com a perda do poder político as igrejas
nacionais católicas se subordinam ao poder político de cada país sem romper com
o papa. O tipo principal é Bossuet, chefe de semana, tendo sua biografia no
domingo último dia da semana. O protestantismo é representado pela mais pura de
suas seitas, os quakers, em que a utilidade social é completamente afastada da
ambição mundana.
Notar que em cada
semana deste mês figura uma ou duas mulheres ilustres: a mãe de Santo
Agostinho; Heloisa, com sua ternura e Beatriz; Santa Tereza d´Avila, a sublime
mística espanhola.
Ver em 0521 01 B O QUADRO DO MÊS DE S PAULO O CATOLICISMO com
todos os grandes tipos humanos do mês.
CHARLES
MICHEL DE L’ÉPÉE é relembrado como autor de um tipo inesquecível de filantropia
católica na França, no século XVIII. Era filho do arquiteto do rei de França em Versalhes. Religioso
jansenista, entrou nas ordens da religião católica romana e mais tarde foi nomeado
por Bossuet abade da Catedral de Troyes- Catedral de São Pedro e São Paulo de
Troyes hoje monumento nacional francês, na cidade de Troyes no centro-norte do
país, na Champagne.
O
Abade de l’Épée por seu sentimento religioso passou a se interessar, pelos
então chamados surdos-mudos, que era uma categoria de doentes muito pouco
cuidada. Hoje são tratados como surdos, já ouvem, não falando por não ouvirem.
O
Abade de l’Épée consagrou uma longa vida, uma ternura e energia e quase tudo
que possuía à instrução sistemática dos surdos. Ele chegou a dizer que “Eu me
dedico aos que sofrem”.
Ele se esforçou para desenvolver as mentes de seus alunos
por meio de certos sinais convencionais constituindo um alfabeto completo. Tendo sucesso
nesta tentativa, ele resolveu dedicar-se à a
educação de surdos e mudos, e fundou uma escola para a sua instrução com seus
próprios recursos.
Seu método baseia-se no princípio de que
"a educação de surdos-mudos deve
ensiná-los
através dos olhos aquilo que as outras pessoas
através dos olhos aquilo que as outras pessoas
adquirem através das orelhas".
Vários outros métodos haviam sido feitos para permitir
que os surdos pudessem se comunicar uns com os outros e com o resto da
humanidade.
Mas não pode haver dúvida de que ele alcançou sucesso
muito maior do que Pereira, Bulwer, Dalgano, Dr. John Wallis, ou qualquer de seus
predecessores e que todo o sistema agora seguido na
instrução dos surdos praticamente teve sua origem na ingenuidade e devoção de
l´Epèe.
Um
aluno de sua instituição de ensino em reconhecimento a seu original trabalho
fez para seu busto em bronze a inscrição
“Que
bendito seja nosso caro mestre que ensinou
nossas
mãos a falar e nossos olhos a ouvir”.
A
invenção do bom religioso foi adotada em todos os países da Europa. L´Épée
deveu sua primeira ajuda oficial ao Imperador francês Joseph II, bem como deveu
a Luis XVI grandes contribuições.
AMANHÃ: A História Eclesiástica do ABADE FLEURY
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