07 DE JUNHO. Beatriz: uma verdade intensa que enche de eterna
felicidade o poeta
BEATRIZ
Beatrice,
Béatrix, Bice, do latim Beatrix
(nasceu em 1266 em
Florença, Itália; morreu em 1290)
DAMA DE FLORENÇA
PRINCIPAL INSPIRAÇÃO DO POETA DANTE ALIGHIERI
A regeneração moral
com a compressão do egoísmo anti-social
O Catolicismo teve uma
ação importante na evolução social da Idade Média: a regeneração moral dos
povos, com a educação dos sentimentos e costumes. Esse resultado foi obtido
estimulando o altruísmo, que é o sentimento gregário, de associação, e
comprimindo os instintos egoístas, os sentimentos de proveito pessoal. Assim os
violentos guerreiros se tornaram Cavaleiros para a proteção da mulher, dos
pobres, dos fracos e doentes; ao culto da sua dama e da Mãe de Deus
Verifica-se e fica bem
claro na história o papel das doutrinas religiosas no ensino e consagração para
a proteção, manutenção e aperfeiçoamento da sociedade humana em nome de um
sagrado ser superior divino. As doutrinas anti-sociais perturbam e mesmo levam
à morte da própria congregação religiosa. Essa é a razão do supremo poder de
vida ou de morte da associação humana, suave e sutilmente exercido desde os mais
remotos milênios da evolução da espécie. Os sábios sacerdotes de todas, de
todas as religiões sentiram a força dessa lei sociológica básica. Regra que
obrigou e obriga a todos a eternamente proteger e servir ao grande organismo
social humano em nome de seus adorados e poderosos deuses. Porque caso
contrário, todos morreriam com a destruição da sociedade.
O Calendário Filosófico
indica nas suas semanas quatro fases do Catolicismo: na primeira semana os
quatro primeiros séculos com seus principais padres fundadores; na segunda
semana a instituição política do papado, com Hildebrando, o papa Gregório VII; na
terceira os fundadores da vida nos mosteiros; na última semana o controle e
estímulo da vida moral da população e o surgimento do protestantismo.
LIBERDADE DE
CONSCIÊNCIA
Pela primeira vez na
história o poder das opiniões, do ensino e da consagração sem armas se torna
livre em relação ao poder coercitivo político armado. É a libertação do Poder
Espiritual, da liberdade de consciência, da formação da opinião. Liberdade
completa em relação ao Poder Temporal da disciplina dos atos pela força. A
liberdade dos formadores de opinião foi feita pelo Catolicismo pela primeira
vez na história do mundo. Antes do cristianismo católico o poder político era
totalitário, não havendo liberdade de consciência em todas as civilizações
passadas, para suas religiões. Comprova-se assim que o totalitarismo como
controle das consciências é de fato um regime político retrógrado e cruel,
muito antigo, bárbaro.
Desse modo se completa
a instituição política da religião de São Paulo, começada pelo imperador
Constantino, continuada por Teodósio. Atinge seu ponto culminante pelo
estabelecimento final do poder político liberal sem armas do pontífice romano
sob a direção de Hildebrando papa Gregório VII.
Nesta terceira semana
são indicados os fundadores da vida nos mosteiros, que foi o grande
reservatório da força moral durante a primeira parte da idade média. Note-se,
pela vida de São Bernardo que preside a semana e pela vida de São Bento que a
começa, com que eficácia essa força, desse modo colocada em reserva, foi de
fato empregada.
A semana se encerra no
domingo, com a biografia de seu tipo mais eminente, São Bernardo.
Ver em 0521 01 B O QUADRO DO MÊS DE S PAULO O CATOLICISMO com
todos os grandes tipos humanos do mês.
BEATRIZ
era filha de Folco Portinari, um nobre florentino. Casou-se com Simone dei
Bardi e morreu com a idade de 24 anos.
O
nome Beatriz significa “aquela que abençoa” ou “aquela que traz alegria”. É um
nome que brilha famoso como nunca, tendo sido da mulher amada pelo grande poeta
Dante e a inspiradora de seu poema A DIVINA COMÉDIA em que ela tem um papel de
destaque.
Por toda sua obra, Dante é um expoente do movimento intelectual
dos tempos modernos, a ser colocado junto com Descartes como representativo da
intelectualidade moderna. Dante é, de fato, um perfeito poeta e filósofo,
dotado do mais precioso estilo que a linguagem humana já produziu.
É
curioso que a DIVINA COMÉDIA se destinava a idealizar o Catolicismo, mas tornou-se
uma obra de revolução moderna, tendendo a um ceticismo crítico para julgar as
crenças religiosas, admitindo a decadência do cristianismo. Cem anos antes
seria um grande sacrilégio. Depois seria supérflua como obra crítica.
Na
DIVINA COMÉDIA a Beatriz da realidade é glorificada no céu. No poema, os fatos
de sua vida terrestre são lembrados: sua beleza física e moral, a paixão de
infância que Dante alimentou por ela e que ela lhe produziu com uma afeição
angélica até a morte do poeta e conservação de sua imagem por toda a vida. O
casamento de Beatriz com outro não é mencionado, nem o de Dante.
A
Beatriz poética para Dante é uma verdade intensa, sobretudo ideal. Sua função
no poema e seu poder sobre o espírito de Dante são resumidos na prece de adeus
que ele lhe dirige e no verso onde o poeta fala de Beatriz como “aquela que
enche o seu espírito de felicidade”.
Pela
primeira vez na Idade Média é que Beatriz representa o poder feminino
devidamente reconhecido para purificar o homem e lhe inspirar o gênio poético
até o pensamento social mais elevado, sobretudo quando há a consagração que
resulta da morte.
AMANHÃ: A piedade individual e coletiva:
S.BENEZET no calendário histórico.
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