18 DE OUTUBRO. Vauvenargues: Os grandes pensamentos vêm do coração
VAUVENARGUES
Luc de Clapiers, Marquês de Vauvenargues
(nasceu em 1715, em
Aix-en-Provence, França; morreu em 1747, em Paris)
FILÓSOFO
MORALISTA FRANCÊS DA CULTURA DAS AFEIÇÕES
O RACIOCÍNIO CIENTÍFICO NA FILOSOFIA MODERNA
A grande revolução do
pensamento humano ocorreu com o fim da Idade Média, com a queda do papado, da
unanimidade católica e do feudalismo.
O movimento
intelectual na Europa do ocidente nos anos 1300, século XIV até os anos 1700,
século XVIII, passou a ter duas correntes. Um movimento foi de decomposição e
destruição da filosofia monoteísta antiga e o outro movimento foi de composição
e preparação da nova filosofia positiva, clara e distinta.
Descartes mostrou que
o método de pensar moderno baseia-se
numa evidencia verificável, na observação, na experiência. Explicou
que não são evidencias aceitáveis a autoridade de líderes e profetas, nem escritos
novos ou antigos, por mais veneráveis e respeitáveis que sejam.
Homens como Kepler e
Galileu, Descartes e Francis Bacon ao mesmo tempo em que construindo a nova
filosofia perturbaram o antigo modo de pensar. A revolta começada por Descartes
conduziu finalmente a assaltos ainda mais poderosos , contra as crenças
recebidas do que a ação de alterações religiosas feitas pelos reformadores
protestantes.
Descartes é o representante mais completo do
movimento duplo de composição e decomposição. Começou a grande revolução
matemática que permitiu a Newton interpretar o sistema solar. Abriu-se o
caminho para a operação destrutiva do século XVIII que afinal levou à Revolução
Francesa contra a política antiga de privilégios. Hobbes e Espinosa continuaram
o movimento de demolição. A teodicéia de Leibnitz era ainda mais perigosa.
Locke renunciou francamente ao conhecimento do absoluto divino. Hume e Diderot
demonstraram sua impossibilidade. Kant completou a operação. Eles foram todos
tanto construtores como destruidores.
O mês de Descartes da
Filosofia Moderna descreve essa importante revolução intelectual, a maior em
toda a história da sociedade humana ao estender a razão experimental a todo conhecimento.
A segunda semana
representa o desenvolvimento da pesquisa científica dos séculos XVII e XVIII
dirigida à natureza individual do homem físico e moral, em grande parte de
maneira preparatória e indutiva da Psicologia científica abstrata. Hobbes,
Locke, Vauvenargues, Diderot e Cabanis aqui são comemorados. Bacon é o chefe de
semana ao colocar a filosofia ao serviço do homem.
Ver em 1008 C em 08 de outubro o QUADRO DO MÊS DE DESCARTES
A FILOSOFIA MODERNA, com os grandes nomes representativos da evolução social do
mês
NOSSOS ANTEPASSADOS
INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas
na antiguidade
que prepararam a
civilização do futuro.
VAUVENARGUES (1715-1747) nasceu em Aix em Provence. Ele entrou
para o exército aos 18 anos e serviu na Itália e na Alemanha por nove anos. Mas
sua saúde enfraquecida obrigou o seu afastamento da vida militar. Ele dedicou,
então, os poucos anos que restavam de vida ao estudo e à meditação.
Voltaire, que o conheceu nessa época, falou de seu caráter e de
seu talento com a mais viva admiração. Vauvenargues morreu em 1747, aos 32 anos
de idade.
A curta carreira filosófica de Vauvenargues foi consagrada ao
estudo da natureza moral do homem e seus resultados estão contidos numa série
de pensamentos isolados que deveriam servir de base de uma obra sistemática que
ele jamais completou.
O caráter distintivo dos pensamentos de Vauvenargues está na
importância superior que ele atribui à emoção na formação do caráter e na
elaboração do pensamento.
Antes dele, o grande pensador Fontenelle (Bernard le Bovier de
Fontenelle, 1657-1757) indicou que era possível prever o progresso do
pensamento ao longo do tempo. David Hume (1711-1776) estendeu a noção de
progresso também ao movimento da sociedade, começando a refutar a Teoria do
Egoísmo, que justificava o progresso pela maldade ou pela luta egoísta entre os
homens.
Esse movimento da cultura na Europa formou a harmonia do pensar
filosófico com a sensação popular da importância dos sentimentos altruístas, do
sentimento de humanidade, de boa-vontade, como capacidade natural dos humanos.
Foi esse movimento filosófico que forneceu o apoio ao esforço
direto do admirável pensador Vauvenargues para estabelecer o valor da cultura
dos sentimentos. O valor das afeições, até então, era pouco apreciado e
desconhecido. Assim, o conhecimento da psicologia humana teve noção da importância
dos sentimentos na vida humana.
A superioridade dos sentimentos sobre a inteligência, ou a
subordinação da mente ao coração é claramente indicada nos pensamentos de
Vauvenargues. A primazia da emoção é
reconhecida em nossos dias pela moderna psicologia.
Uma idéia mais precisa de suas brilhantes criações pode ser feita
com algumas citações:
“O espírito é o olho da alma, não a sua força. A força repousa no
coração, isto é, nas paixões. A mais esclarecida razão não produz nem ação nem
vontade. Uma boa visão fornece o poder de andar? Não faltarão os pés e a
vontade para fazê-los agir?”
“A razão e o sentimento se aconselham e se ajudam mutuamente. Quem
quer que consulte um e rejeite o outro se privará da metade dos meios de que
ele dispõe para se realizar. Os melhores traços de nossa inteligência vêm de
nossas paixões.”
“Se os homens não tiverem amor pela glória, não terão bastante
espírito ou bastante virtude para merecer a vitória. As paixões do homem lhe
ensinam a pensar.”
Devemos nos habituar, é a idéia de Vauvenargues, a uma mistura do
bem e do mal na natureza e estar satisfeitos se cada pessoa puder, por uma
sábia direção, ser colocado ao bem social. Se os homens, por falta da
liberdade, fossem sempre impedidos de errar, eles correriam o risco de ficarem
na condição de escravos, o que é o pior dos castigos. Grandes abusos fazem
parte da ordem humana e não podem ser inteiramente extirpados.
“Nós não temos direito algum de reduzir à miséria aqueles que não
podem se elevar à virtude. Nós não poderemos ser justos se antes nós não formos
humanos.”
A leitura de LES PENSÉES,
Os pensamentos, de Vauvenargues, é recomendada até nossos dias. Uma de suas
máximas mais citadas diz que:
“OS GRANDES PENSAMENTOS
VÊM DO CORAÇÃO”.
AMANHÃ:
Fez a Enciclopédia, habilmente reunindo sábios nessa oficina filosófica: Denis
Diderot
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