11 DE JUNHO. Francisco
Xavier: Devoção e disciplina com uso de meios não religiosos
SÃO FRANCISCO
XAVIER
(n. em 1506 no Castelo
Xavier, em Navarro, Espanha; m. em 1552, na ilha de San Chan, em Cantão,
na China)
MISSIONÁRIO
MODERNO, JESUÍTA ESPANHOL CHAMADO O APÓSTOLO DAS ÍNDIAS
A regeneração moral
com a compressão do egoísmo anti-social
O Catolicismo teve uma
ação importante na evolução social da Idade Média: a regeneração moral dos
povos, com a educação dos sentimentos e costumes. Esse resultado foi obtido
estimulando o altruísmo, que é o sentimento gregário, de associação, e
comprimindo os instintos egoístas, os sentimentos de proveito pessoal. Assim os violentos guerreiros se tornaram gentis Cavaleiros para a proteção da
mulher, dos pobres, dos fracos e doentes; ao culto da sua dama e da Mãe de Deus
A doutrina católica pela
primeira vez no mundo criou a liberdade de consciência ao obter sem violência o poder sobre o governo
político. Essa liberdade nunca existiu antes. Protegeu e aperfeiçoou a
sociedade humana. As doutrinas anti-sociais perturbam e levam à morte da
própria congregação. Essa é a razão por que a sociedade tem o real poder de vida ou de morte desde os remotos milênios da evolução da
espécie. Os sábios sacerdotes sempre estimularam a vida social, a boa vontade,
o altruísmo.
A quarta semana do mês
do Catolicismo mostra o seu papel de controlar e estimular a vida moral das
massas após a queda do papado e da fé. Com a perda do poder político as igrejas
nacionais católicas se subordinam ao poder político de cada país sem romper com
o papa. O tipo principal é Bossuet, chefe de semana, tendo sua biografia no
domingo último dia da semana. O protestantismo é representado pela mais pura de
suas seitas, os quakers, em que a utilidade social é completamente afastada da
ambição mundana.
Notar que em cada
semana deste mês figura uma ou duas mulheres ilustres: a mãe de Santo
Agostinho; Heloisa, com sua ternura e Beatriz; Santa Tereza d´Avila, a sublime
mística espanhola.
Ver em 0520 01 C O QUADRO DO MÊS DE S PAULO O CATOLICISMO com
todos os grandes tipos humanos do mês.
Francisco Xavier(1506-1552) nasceu no Castelo Javier, em Navarra,
norte da Espanha. Estudou por anos na Universidade de Paris onde se graduou e
foi nomeado professor de filosofia aristotélica. Nessa posição, ao meio da
primeira manifestação da heresia protestante, ele tornou-se discípulo de Inácio
de Loyola e foi um dos dez jovens que, no dia de Assunção, em 1534, com 28
anos, na cripta de Montmartre, se consagraram à Virgem e se votaram à defesa do
papado. A cripta é uma capela subterrânea em Paris.
Na historia da evolução da sociedade nossa homenagem é para nossos
antepassados grandes benfeitores que colaboraram para a defesa da doutrina
católica da Idade Média, ameaçada por conflitos internos a partir de 1300. O
agravamento da situação motivou o fim do poder político do papa e a secularização. Conhecido como a queda
do papado que levou, mais tarde, á revolta de Lutero, dividindo o poder
religioso com os protestantes no norte da Europa. Lembramos os trabalhos da
tentativa de recuperação católica, para evitar uma derrota total.
Reunindo com seus irmãos na Itália, Francisco foi ordenado como
padre e atuou em Veneza, Bolonha e em Roma. Inácio o escolheu para ir para a Índia como
missionário, debaixo da proteção especial de D. João III, rei de Portugal.
Viajou levando cartas de apresentação do rei e do papa, com o título de
representante pontifical. Fazendo parte da Sociedade de Jesus, embarcou em
Lisboa com o governador das Índias e em 1542, com 36 anos, chegou a Goa. Era a
cidade de Goa a capital religiosa e política do império português no Oriente.
Francisco Xavier passou os dez últimos anos de sua vida, até 1552,
como principal missionário, enfrentando os trabalhos, as dificuldades e os
perigos inerentes à sua função em Goa, na costa do sul da Índia, em Málaca, nas
ilhas das especiarias e no Japão onde ficou dois anos, de 1549 a 1551. Ele estava
tomado pelo desejo de estender a conquista espiritual aos povos civilizados, e
em 1552, com 46 anos, decidiu entrar na China, que, então não permitia os
estrangeiros.
Ele concebeu o plano de entrar com uma embaixada do rei de
Portugal, mas foi impedido pela ação arbitraria do capitão português em Malaca. Formou
então o projeto perigoso de entrar secretamente acompanhado apenas de um
ajudante. Mas ficou com febre alta e morreu na ilha de San Chan, na embocadura
do rio de Cantão.
Seu corpo, enviado a Málaca, depois a Goa, foi depositado na
igreja de São Paulo, em 1554. Sua carreira tão heróica e feita em terras tão
longínquas deu ocasião a que se formassem com facilidade muitos milagres. Por
seu trabalho missionário, por sua coragem, por seus milagres, foi canonizado em
1622.
O esforço de Francisco Xavier fez parte do projeto de Inácio de
Loyola, de recuperar o papado das perdas sofridas com a secularização e com a
instalação do protestantismo. Inácio fundou a Sociedade de Jesus, conhecida
como a Ordem dos Jesuítas, para salvação da Igreja Católica da ameaça de
decadência.
Ele construiu uma obra que serve de exemplo como trabalho de
apóstolo católico. Era um homem de notável energia e grande habilidade
organizacional, colocado entre os grandes missionários de todos os tempos. Foi
declarado como patrono das Índias e patrono das missões.
Sua elevação e seu bom caráter são revelados em suas notáveis
cartas a seus colegas e a seus subordinados, “ao pai Inácio”, à Sociedade de
Jesus em Roma e ao rei de Portugal.
As cartas de Francisco Xavier manifestam o objetivo e os meios do
empreendimento dos jesuítas, da Sociedade de Jesus. Que era de reconhecer a
autoridade católica do papa e realizar sua esperança de império religioso universal,
em todos os povos, todos os paises. Esse era seu objetivo. Quanto a seus meios,
consistiam no devotamento absoluto e a perfeita disciplina da Ordem dos
Jesuítas; a livre relação com todas as classes e todas as condições; a adaptação
aos recursos intelectuais modernos; a obediência às autoridades; enfim, em
resumo, o emprego das armas e dos meios seculares, não religiosos.
AMANHÃ:
S.Carlos Borromeu e a defesa do papa contra a Reforma Protestante.
NOTA
A secularização é a transformação de uma sociedade pelo abandono de seus tradicionais e profundos valores e importantes instituições
religiosas para aceitação e para o uso de outros
novos valores e instituições laicas ou
seculares, isto é, não religiosas.
A noção de secularização resulta da
percepção de que as sociedades se desenvolvem ou
progridem pela modernização e racionalização. Com a modernização a religião perde a sua autoridade em todos os aspectos da vida social e de governo.
A direção do
ensino e da formação de opinião é feita pela religião. A secularização promove
a passagem dessas funções para instituições que em geral não têm a coerência e
a capacidade dos sacerdotes.
No caso da Idade
Média, na Europa, a partir dos anos 1300, século XIX, o ensino, as artes e a
informação deixaram de ter comando único nas mãos do papa e de seus padres,
dentro da unidade da fé. Toda formação de opinião e governo da consciência passaram
a ser feitas por especialistas, como professores, consultores, psicólogos,
médicos. É uma era de revolução de hábitos e costumes e de conflitos em que nos
achamos. Até que uma nova filosofia, uma nova e elevada visão de mundo e de
vida se estabeleça.
Notar que
É verdade que você não será maior
do que sua visão
da vida, de sua filosofia.
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