04 DE JUNHO. S. Bento:
meu filho, aprenda a emprestar a orelha aos preceitos do mestre
SÃO BENTO
São Benedito,
Saint Benoit, Saint Benedict of Nursia
(nasceu no ano 480 da nossa
era, em Nursia, Lombardia, Itália; morreu em 547,
em Abruzes, Itália)
FUNDADOR DAS
ORDENS MONÁSTICAS NO OCIDENTE CIVILIZADORAS
DA EUROPA
MEDIEVAL
A regeneração moral
com a compressão do egoísmo anti-social
O Catolicismo teve uma
ação importante na evolução social da Idade Média: a regeneração moral dos
povos, com a educação dos sentimentos e costumes. Esse resultado foi obtido
estimulando o altruísmo, que é o sentimento gregário, de associação, e
comprimindo os instintos egoístas, os sentimentos de proveito pessoal. Assim os violentos guerreiros se tornaram gentis Cavaleiros para a proteção da
mulher, dos pobres, dos fracos e doentes; ao culto da sua dama e da Mãe de Deus
A doutrina católica pela
primeira vez no mundo criou a liberdade de consciência ao obter sem violência o poder sobre o governo
político. Essa liberdade nunca existiu antes. Protegeu e aperfeiçoou a
sociedade humana. As doutrinas anti-sociais perturbam e levam à morte da
própria congregação. Essa é a razão por que a sociedade tem o real poder de vida ou de morte desde os remotos milênios da evolução da
espécie. Os sábios sacerdotes sempre estimularam a vida social, a boa vontade,
o altruísmo.
Nesta terceira semana
são indicados os fundadores da vida nos mosteiros, que foi o grande reservatório
da força moral durante a primeira parte da idade média. Note-se, pela vida de
São Bernardo que preside a semana e pela vida de São Bento que a começa, com
que eficácia essa força, desse modo colocada em reserva, foi de fato empregada.
A semana se encerra no
domingo, com a biografia de seu tipo mais eminente, São Bernardo, chefe de
semana.
Ver em 0521 01 C O QUADRO DO MÊS DE S PAULO O CATOLICISMO com
todos os grandes tipos humanos do mês.
NOSSOS ANTEPASSADOS
INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas
na antiguidade
que prepararam a
civilização do futuro.
Bento (480-547dC) nasceu de família nobre, em Nursia, ducado de
Spolete, no reino dos Lombardos, na Itália central. Era o tempo conturbado da
queda do império romano. Nos primeiros anos estudou em Roma. Retirou-se
para viver em retiro numa caverna perto de Subiaco, por 3 anos.
Com 30 anos foi nomeado abade do convento vizinho de Vicovaro, em
torno do qual ele fundou doze pequenas comunidades de monges. Depois, com seus
jovens discípulos São Mauro e São Plácido, se refugiou no monte Cassino, nos
Abruzzes. No local fez o monastério que se tornou o mais famoso de todos. Ali
ele compôs sua REGRA, que se difundiu logo dentro da igreja do ocidente e que
formou o tipo geral da disciplina monástica.
A vida dos monges católicos no ocidente foi gradualmente
organizada e disciplinada e tornou-se, através dos séculos, um instrumento
fundamental na política religiosa civilizatória do catolicismo romano.
A separação da família e dos amigos que os monges sofrem, suas
penitências, sua abstinência, nos parecem, hoje, modos estranhos de vida. Mas
em muitas religiões, a vida reclusa foi aceita como afirmação de fé e como
forma de ensino.
Nas suas melhores épocas, os monastérios foram, na verdade, na
Europa do ocidente, moradas veneradas da piedade religiosa e da paz, do
trabalho e da ciência, da hospitalidade e da caridade. Eram lugares
respeitados, construídos no meio de guerras ferozes e cruéis. Foram os monges o
refúgio contra as perseguições e foram exemplos do trabalho voluntário e também
o centro da atividade das missões religiosas. Eles converteram a Europa
ocidental ao trabalho civilizatório do catolicismo. Mais tarde, eles serviram
de escola para a educação do clero secular, mantendo o celibato, que foi a
condição vital da eficácia sacerdotal no catolicismo. Nos espíritos de elite,
produziam o sentimento meditativo, onde tudo era consciência e ternura de
sentimentos.
De todas as ordens monásticas, a ordem dos beneditinos era a mais
numerosa e cabe a São Benedito a honra de introduzir a regra dos monges na
cristandade do ocidente.
As condições exigidas nesse admirável monumento do espírito
construtor do catolicismo eram: 1. os votos perpétuos; 2. a obediência absoluta; 3. a prática do trabalho.
“A preguiça é a inimiga da alma”, dizia São Bento.
O modo geral da REGRA de São Bento era sensato e, sobretudo, era
afetuoso, como mostram as palavras por que ela começa:
“Empreste a orelha,
meu filho, aos preceitos do mestre”.
São Bento morreu em 543 e seu túmulo ficou ao lado do túmulo de
sua irmã Santa Escolástica, uma freira, sob o grande altar do mosteiro de monte
Cassino.
A grande fama de São Bento, cercando a sua memória de uma auréola,
comprova a beleza de sua alma e corresponde ao doce sentimento que seu nome
inspira.
A vida dos conventos correspondeu a um grande reservatório da
força moral na primeira parte da Idade Média, capaz de manter a continuidade e
o crescimento do poder religioso do catolicismo.
Assim, a doutrina católica triunfante chegou a seu apogeu,
dirigindo todas as nações da Europa do ocidente. O continente unificado e em
paz, foi o berço em que se formou a civilização da Idade Média, fonte da
sociedade da Europa do ocidente, a mais adiantada do mundo, tanto nos costumes,
como na ciência e como na indústria.
Vemos o quanto devemos aos nossos antepassados, que são do nosso
sangue, gente como a gente. Apenas viveram eles muitos séculos antes,
trabalhando embaixo das maiores dificuldades.
Podemos ver, então, de onde viemos e para onde vamos.
AMANHÃ: São Bonifácio e seu apostolado na Europa.
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