08 DE JUNHO. Heloísa: a
sua tragédia amorosa é a mais célebre e inesquecível da história
HELOÍSA
Héloïse, Heloise
(nasceu cerca do ano
1095; morreu em 1164, na Abadia do Pareclet, Troyes, na França)
HELOÍSA MODELO DO
SENTIMENTO DE SUBLIME TERNURA CAVALHEIRESCA DO CATOLICISMO
A regeneração moral
com a compressão do egoísmo anti-social
O Catolicismo teve uma
ação importante na evolução social da Idade Média: a regeneração moral dos
povos, com a educação dos sentimentos e costumes. Esse resultado foi obtido
estimulando o altruísmo, que é o sentimento gregário, de associação, e
comprimindo os instintos egoístas, os sentimentos de proveito pessoal. Assim os violentos guerreiros se tornaram gentis Cavaleiros para a proteção da
mulher, dos pobres, dos fracos e doentes; ao culto da sua dama e da Mãe de Deus
A doutrina católica pela
primeira vez no mundo criou a liberdade de consciência ao obter sem violência o poder sobre o governo
político. Essa liberdade nunca existiu antes. Protegeu e aperfeiçoou a
sociedade humana. As doutrinas anti-sociais perturbam e levam à morte da
própria congregação. Essa é a razão por que a sociedade tem o real poder de vida ou de morte desde os remotos milênios da evolução da
espécie. Os sábios sacerdotes sempre estimularam a vida social, a boa vontade,
o altruísmo.
Nesta terceira semana
são indicados os fundadores da vida nos mosteiros, que foi o grande
reservatório da força moral durante a primeira parte da idade média. Note-se,
pela vida de São Bernardo que preside a semana e pela vida de São Bento que a
começa, com que eficácia essa força, desse modo colocada em reserva, foi de
fato empregada.
A semana se encerra no
domingo, com a biografia de seu tipo mais eminente, São Bernardo, chefe de
semana.
Ver em 0521 01 C O QUADRO DO MÊS DE S PAULO O CATOLICISMO com
todos os grandes tipos humanos do mês.
NOSSOS ANTEPASSADOS
INESQUECÍVEIS
Maiores figuras
humanas na antiguidade
que prepararam a
civilização do futuro.
Heloisa (1095-1164) era sobrinha de um alto sacerdote de Paris, de
nome Fulbert. Foi educada no convento de Argenteuil. Quando o filósofo Abelardo
veio a Paris, Heloisa, que já demonstrara vocação para a ciência, tornou-se sua
aluna, sendo por ele seduzida.
Ela fugiu para a Bretanha e deu à luz um filho, que chamou de
Astrolábio. Heloisa consentiu, então, em tornar-se esposa de seu sedutor, mas
com restrições, o casamento devendo, a seus olhos, afrouxar o laço íntimo dos
corações. Talvez, também, temeria ela prejudicar a carreira de professor de seu
amante.
Para atender ao desejo de Abelardo, o casamento foi mantido em segredo. Mas chegou
ao conhecimento de Fulbert. Heloisa negou energicamente sua ligação.
Fulbert, então, tramou uma vingança atroz. Ele pagou a miseráveis
para que entrassem à noite no quarto de Abelardo e o castrassem.
Abelardo, infeliz e ciumento, mesmo castrado em sua impotência,
como ele o confessou, ordenou a Heloisa que se tornasse freira. A soberba de
Abelardo foi respondida por Heloisa com sua obediência.
Mas ela não levou ao mosteiro o sentimento de uma religiosa. Só
pensava em Abelardo, que, ele também, se tornou um monge.
Os anos se passaram. Heloisa se tornou a abadessa do mosteiro de
Paraclet, convento que Abelardo havia fundado num lugar solitário perto de
Troyes.
Mais tarde, uma carta escrita por Abelardo, então abade de São
Gildas na Bretanha, chegou às mãos de Heloisa. Essa carta, dirigida a um amigo,
contava a historia de seus males antigos e novos. A partir de então, começa uma
correspondência entre os dois amantes, em cartas que dão uma impressão profunda
do que havia em sua imaginação.
A correspondência em latim contém três cartas de Heloisa que
pediam a Abelardo consolações espirituais; mas, lembrando o passado, elas
mostram um imenso amor que a desgraça, a separação e a austeridade religiosa
não puderam vencer. As cartas dos dois amantes passaram a ser a fonte de
volumosa literatura sobre sua emocionante relação amorosa.
Em 1142 Abelardo morreu monge em Cluny, cumprindo sua terrível
penitência. Heloisa obteve o corpo dele autorizada pelo abade Pedro-o-Venerável
com a absolvição escrita de todos os seus pecados. O corpo foi enterrado na
capela do convento de Paraclet
Vinte e um anos mais tarde, morre Heloisa. Seu corpo foi
depositado no mesmo túmulo. No começo dos anos 1800 o túmulo foi levado para o
cemitério do Père La Chaise
em Paris. A tumba de Abelardo e Heloisa é constantemente visitada por jovens
casais unidos pelo amor. A tragédia amorosa de Heloisa é a mais conhecida da
historia.
Heloisa faz lembrar o coração terno, generoso e constante até o
sublime. Faz o modelo do tipo extremo da ternura cavalheiresca, um sentimento
criado pela cultura religiosa do catolicismo.
AMANHÃ: Os grandes arquitetos medievais.
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