09 DE JUNHO. ARQUITETOS MEDIEVAIS: poucos conhecidos,
muito emocionaram a todos
ARQUITETOS DA
IDADE MÉDIA
(entre os anos 500 e
1500 da nossa era)
OS GRANDES
ARQUITETOS GRANDES ARTISTAS DA IDADE MÉDIA
A regeneração moral
com a compressão do egoísmo anti-social
O Catolicismo teve uma
ação importante na evolução social da Idade Média: a regeneração moral dos
povos, com a educação dos sentimentos e costumes. Esse resultado foi obtido
estimulando o altruísmo, que é o sentimento gregário, de associação, e
comprimindo os instintos egoístas, os sentimentos de proveito pessoal. Assim os violentos guerreiros se tornaram gentis Cavaleiros para a proteção da
mulher, dos pobres, dos fracos e doentes; ao culto da sua dama e da Mãe de Deus
A doutrina católica pela
primeira vez no mundo criou a liberdade de consciência ao obter sem violência o poder sobre o governo
político. Essa liberdade nunca existiu antes. Protegeu e aperfeiçoou a sociedade
humana. As doutrinas anti-sociais perturbam e levam à morte da própria
congregação. Essa é a razão por que a sociedade tem o real poder de vida ou de
morte desde os remotos milênios da evolução da espécie. Os sábios
sacerdotes sempre estimularam a vida social, a boa vontade, o altruísmo.
Nesta terceira semana
são indicados os fundadores da vida nos mosteiros, que foi o grande
reservatório da força moral durante a primeira parte da idade média. Note-se,
pela vida de São Bernardo que preside a semana e pela vida de São Bento que a
começa, com que eficácia essa força, desse modo colocada em reserva, foi de
fato empregada.
A semana se encerra no
domingo, com a biografia de seu tipo mais eminente, São Bernardo, chefe de
semana.
Ver em 0521 01 C O QUADRO DO MÊS DE S PAULO O CATOLICISMO com
todos os grandes tipos humanos do mês.
NOSSOS ANTEPASSADOS
INESQUECÍVEIS
Maiores figuras
humanas na antiguidade
que prepararam a
civilização do futuro.
Arquitetos da Idade Média
(500-1500) O nome de
Idade Média foi introduzido pelos humanistas da Itália. Eles tinham grande
admiração pela a cultura clássica da Grécia antiga e de Roma. Ao mesmo tempo os
humanistas eram ingratos com a cultura cristã. Consideravam os mil anos que
vieram antes deles como uma época de escuridão, de ignorância, que desconhecia
a cultura clássica. A era que chamavam de Noite de Mil Anos foi por eles
chamada de Idade Média, para fazer diferença com a época seguinte do Humanismo,
com o brilho de suas próprias obras e de seus ideais.
O período de 530
a 1500 foi chamado com justiça a era da arquitetura.
Porque foi então que se multiplicaram as catedrais, as igrejas, as capelas, os
mosteiros, os castelos, os edifícios municipais, os palácios e as construções
civis. Sem contar as pontes, as fontes, os mercados, os monumentos fúnebres,
muitos com uma beleza imponente e emocionante. Até mesmo as mais humildes vilas
tinham igrejas majestosas.
Essa arquitetura em seu aspecto técnico muito recebeu da
experiência do passado. Mas ela foi inspirada pela devoção católica unida ao
sentimento local e ao amor da família; dai sua liberdade e sua variedade. As
obras tiveram também uma expressão da natureza humana mais ampla, mais feliz e
com mais ternura do que todas as construções anteriores.
Nunca o poder da arquitetura foi empregado para produzir seu mais
elevado efeito, do que nas magníficas catedrais, em que o espírito da Idade
Media tenha sido idealizado e conservado para toda a posteridade. Elas mostram
bem, de maneira clara, a propriedade que possui a arquitetura de fazer
convergir todas as artes em conjunto para um objetivo comum.
A arquitetura medieval exerceu uma alta influência sobre todas as
imaginações e todas as artes, mesmo na poesia e na música. Formou-se uma raça
de artistas tão notável, tanto por sua admirável tradição, como pela
originalidade e a graça. Os arquitetos eram artistas completos. Eram também
escultores e ainda pintores, como por exemplo, o contemporâneo de Dante,
Giotto, que fez o plano do campanário de Florença e pintou os afrescos na cidade
de Assis.
Mas poucos nomes de arquitetos são hoje conhecidos.
Homenagem é feita aqui a todos esses artistas, numa celebração
geral. Embora seus protetores imediatos tenham sido, então, grandes senhores,
religiosos, civis ou feudais, eles trabalharam essencialmente para o povo e se
dirigiram à razão e ao coração do povo.
AMANHÃ: São Bernardo grande defensor do catolicismo ortodoxo.
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