domingo, 9 de junho de 2013

0609 C ARQUITETOS DA IDADE MÉDIA artistas completos sendo pintores e escultores

09 DE JUNHO. ARQUITETOS MEDIEVAIS: poucos conhecidos, muito emocionaram a todos

ARQUITETOS DA IDADE MÉDIA
(entre os anos 500 e 1500 da nossa era)

OS GRANDES ARQUITETOS GRANDES ARTISTAS DA IDADE MÉDIA

A regeneração moral com a compressão do egoísmo anti-social

O Catolicismo teve uma ação importante na evolução social da Idade Média: a regeneração moral dos povos, com a educação dos sentimentos e costumes. Esse resultado foi obtido estimulando o altruísmo, que é o sentimento gregário, de associação, e comprimindo os instintos egoístas, os sentimentos de proveito pessoal. Assim os violentos guerreiros se tornaram gentis Cavaleiros para a proteção da mulher, dos pobres, dos fracos e doentes; ao culto da sua dama e da Mãe de Deus
A doutrina católica pela primeira vez no mundo criou a liberdade de consciência ao obter sem violência o poder sobre o governo político. Essa liberdade nunca existiu antes. Protegeu e aperfeiçoou a sociedade humana. As doutrinas anti-sociais perturbam e levam à morte da própria congregação. Essa é a razão por que a sociedade tem o real poder de vida ou de morte desde os remotos milênios da evolução da espécie. Os sábios sacerdotes sempre estimularam a vida social, a boa vontade, o altruísmo.
Nesta terceira semana são indicados os fundadores da vida nos mosteiros, que foi o grande reservatório da força moral durante a primeira parte da idade média. Note-se, pela vida de São Bernardo que preside a semana e pela vida de São Bento que a começa, com que eficácia essa força, desse modo colocada em reserva, foi de fato empregada.
A semana se encerra no domingo, com a biografia de seu tipo mais eminente, São Bernardo, chefe de semana.
Ver em  0521 01 C  O QUADRO DO MÊS DE S PAULO O CATOLICISMO com todos os grandes tipos humanos do mês.
NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

Arquitetos da Idade Média (500-1500) O nome de Idade Média foi introduzido pelos humanistas da Itália. Eles tinham grande admiração pela a cultura clássica da Grécia antiga e de Roma. Ao mesmo tempo os humanistas eram ingratos com a cultura cristã. Consideravam os mil anos que vieram antes deles como uma época de escuridão, de ignorância, que desconhecia a cultura clássica. A era que chamavam de Noite de Mil Anos foi por eles chamada de Idade Média, para fazer diferença com a época seguinte do Humanismo, com o brilho de suas próprias obras e de seus ideais.
O período de 530 a 1500 foi chamado com justiça a era da arquitetura. Porque foi então que se multiplicaram as catedrais, as igrejas, as capelas, os mosteiros, os castelos, os edifícios municipais, os palácios e as construções civis. Sem contar as pontes, as fontes, os mercados, os monumentos fúnebres, muitos com uma beleza imponente e emocionante. Até mesmo as mais humildes vilas tinham igrejas majestosas.
Essa arquitetura em seu aspecto técnico muito recebeu da experiência do passado. Mas ela foi inspirada pela devoção católica unida ao sentimento local e ao amor da família; dai sua liberdade e sua variedade. As obras tiveram também uma expressão da natureza humana mais ampla, mais feliz e com mais ternura do que todas as construções anteriores.
Nunca o poder da arquitetura foi empregado para produzir seu mais elevado efeito, do que nas magníficas catedrais, em que o espírito da Idade Media tenha sido idealizado e conservado para toda a posteridade. Elas mostram bem, de maneira clara, a propriedade que possui a arquitetura de fazer convergir todas as artes em conjunto para um objetivo comum.
A arquitetura medieval exerceu uma alta influência sobre todas as imaginações e todas as artes, mesmo na poesia e na música. Formou-se uma raça de artistas tão notável, tanto por sua admirável tradição, como pela originalidade e a graça. Os arquitetos eram artistas completos. Eram também escultores e ainda pintores, como por exemplo, o contemporâneo de Dante, Giotto, que fez o plano do campanário de Florença e pintou os afrescos na cidade de Assis.
Mas poucos nomes de arquitetos são hoje conhecidos.
Homenagem é feita aqui a todos esses artistas, numa celebração geral. Embora seus protetores imediatos tenham sido, então, grandes senhores, religiosos, civis ou feudais, eles trabalharam essencialmente para o povo e se dirigiram à razão e ao coração do povo.


AMANHÃ: São Bernardo grande defensor do catolicismo ortodoxo.


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