04 DE
NOVEMBRO David Hume: o saber é relativo; o absoluto é
impossível e inútil
HUME
David
Hume
(nasceu
em 1711, em Edimburgo, Escócia; morreu em 1776, em Edimburgo)
FILÓSOFO
HISTORIADOR ESCOCÊS DO MODERNO CETICISMO E DO EMPIRISMO
A
EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO
A grande
revolução do pensamento humano ocorreu com o fim da Idade Média, com a queda do
papado, da religião e do feudalismo.
É quando os homens se libertam do poder do homem sobre o
homem em nome de poderes por vezes injustos e misteriosos.
O
movimento intelectual na Europa do ocidente nos anos 1300, século XIV até os
anos 1700, século XVIII passou a ter duas correntes. Um movimento foi de
destruição da filosofia medieval antiga e o outro movimento foi de preparação
da nova filosofia humanista científica, positiva, clara e distinta. Homens como
Kepler e Galileu, Descartes e Francis Bacon construíam uma nova filosofia. A
revolta começada por Descartes conduziu finalmente, contra as doutrinas
antigas, a assaltos ainda mais poderosos do que os feitos pelos reformadores
protestantes.
Descartes
é o representante mais completo do movimento duplo de composição e
decomposição. Começou a grande revolução matemática que permitiu a Newton interpretar
o sistema solar. Abriu-se o caminho para a operação destrutiva do século XVIII
que afinal levou à Revolução Francesa contra a política antiga de privilégios.
Hobbes e Espinosa continuaram o movimento de demolição. A teodicéia de Leibnitz
era ainda mais perigosa. Locke renunciou francamente ao conhecimento do
absoluto divino. Hume e Diderot demonstraram sua impossibilidade. Kant
completou a operação. Eles foram todos tanto construtores como destruidores.
A quarta semana está sob a presidência de Hume, que, na
discussão da natureza humana e da vida social, industrial e religiosa coloca as
bases da moderna Sociologia teórica abstrata. Aqui estão historiadores
filosóficos como Robertson e Gibbon; Condorcet com a teoria positiva da
História; de Maistre que fez a primeira apreciação do sistema da Idade Média
sob o ponto de vista humano e os três principais representantes do pensamento
alemão moderno com Kant, Fichte e Hegel.
Ver em
1008 01 C em 08 de outubro o QUADRO DO
MÊS DE DESCARTES A FILOSOFIA MODERNA, com os grandes nomes representativos da
evolução social do mês
HUME (1711-1776) nasceu em Edimburgo, na Escócia. Sua família era de
origem nobre, mas pobre. Ele foi orientado para o estudo do direito, mas logo
se dedicou aos estudos históricos e filosóficos. Aos 23 anos, ele foi para a
França, vivendo na Champagne e em Anjou. Passou ali três anos na composição de seu Tratado
da natureza humana, publicado em 1739, quando voltou para a Inglaterra.
Ele contém os princípios de sua filosofia sob uma forma sistemática. Os seus Ensaios, em estilo mais leve, foram
publicados em Edimburgo em diferentes intervalos, entre 1742 e 1752. O Tratado não teve repercussão junto ao
público; mas os Ensaios Filosóficos,
depois de alguns anos, deram lugar a uma polêmica cheia de irritação em que Hume se recusou de
tomar parte. Os Ensaios Filosóficos são
recomendados para leitura até em nossos dias.
Em 1752 ele completou seus Ensaios
com suas Pesquisas sobre os princípios da moral, que ele julgou ser sua melhor obra. Durante os nove anos que se seguiram, ele se ocupou de sua História
da Inglaterra. Em 1673 se
tornou secretário da embaixada em Paris, onde ficou por três anos com estreitas
amizades com Diderot, d’Holbach, Helvetius e outros enciclopedistas. Hume
passou seus dois últimos anos de vida na Escócia. Sua autobiografia escrita
dois meses antes de sua morte mostram sua calma, seu caráter educado e
simpático, ao mesmo tempo corajoso e resignado. Ele morreu em 1776 em
Edimburgo.
David Hume deve ser considerado como um dos principais fundadores
da filosofia moderna, o saber que tem base na ciência positiva verificável.
René Descartes introduziu o espírito positivo nas ciências naturais e mostrou
que esse espírito era aplicável à vida social. Mas nos fenômenos intelectuais e
morais Descartes empregou o método da metafísica, usando as entidades de
explicação quase divinas, como a “consciência”.
Em relação aos fenômenos como atributos apresentados pelos corpos,
Hume explica que os materiais de nosso conhecimento são de duas formas: as
impressões vivas e as impressões fracas. Das impressões vivas feitas pelos
corpos nossa mente faz ecos fracos, ou repetições, memória, imagens. Hume chama
as impressões fracas de idéias, que são as imagens das
impressões feitas nos sentidos antes.
Ponto mais importante da filosofia de Hume: a eliminação da noção de CAUSA, por ser
a causa apenas uma ficção mental. Por exemplo, a noite sempre vem depois do
dia. Mas o dia não é considerado como a causa da noite. Aqui se trata de um ciclo e não de uma sucessão.
Um
ciclo é uma série de eventos iguais ou intervalos de tempo iguais que se
repetem na mesma ordem. Uma sucessão é uma relação de uma coisa após a outra no
tempo. Seqüência.
Quando se coloca um corpo opaco na linha dos raios do sol se
produz uma sombra, a sombra é uma sucessão. Nós dizemos que o corpo opaco é a
CAUSA da sombra. Essa definição de uma
“causa” como poder de produzir é que Hume chama de uma ficção mental ou um
hábito ao qual não podemos nos furtar, que não podemos deixar de fazer.
Dessa mesma maneira, Hume mostra que o efeito de crença faz com que uma imagem interior, chamada de idéia
fraca, isto é, uma imagem interior da mente, que é uma recordação da impressão causada pela observação, seja tomada como sendo igual a uma imagem exterior, que
é obtida pela visão da realidade. É a imagem interior, que é a recordação da sensação
é tomada como sendo a impressão direta da realidade. É a imaginação colocada
como se fosse a prova da realidade.
O método da filosofia antiga era a busca das CAUSAS. Aristóteles
afirma que a busca da causa é que
revela a verdade científica. E são quatro modos de causação. No caso de
produção de uma estatura, a causa
material é o material que compõe a estátua. A causa formal é a figura, a sua forma. A causa eficiente é o escultor que a produz. A causa final é o objetivo procurado pelo escultor, a representação
obtida.
Portanto, ao conhecer a causa, conseguimos conhecer, ter a ciência
descritiva do que foi feito.
A ciência como conhecimento em geral, conhecimento observado,
confirmado, se desenvolveu gradualmente ao longo dos séculos, dos milênios. É o
conhecimento prático, concreto, da descrição e do emprego das coisas.
O modo de
pensar abstrato desenvolveu-se na passagem do fetichismo e da astrolatria para o
politeísmo. O conceito abstrato dos
deuses foi realizado pela colocação das melhores ou piores qualidades dos
indivíduos reais na figura idealizada dos heróis, dos deuses.
Gradualmente foram desenvolvidos os conhecimentos abstratos da matemática elementar, da aritmética e da
geometria. Que foram testados e empregados na prática diária da medição das
áreas agrícolas, do comércio. Quando se comprovou sua constancia, por serem
infalíveis nas suas relações numéricas.
Na ciência moderna abstrata
a pesquisa é feita para determinar as RELAÇÕES CONSTANTES no meio das mudanças,
descobrindo as leis científicas imutáveis,
fixas, infalíveis que existam entre os
fenômenos, devidamente verificadas. A filosofia das leis naturais abtratas,
das relações, é chamada, portanto,
de filosofia RELATIVA, em comparação com a filosofia antiga, a filosofia do
saber descritivo ABSOLUTO, fixo, divino,
eterno.
De posse do método abstrato positivo de pensar, Hume passa a
outros importantes assuntos. Na sua Pesquisa relativa aos princípios da moral
ele aplica o método científico aos fenômenos que hoje são estudados na
Psicologia, do comportamento individual, que são os fenômenos mais complexos da
escala da classificação das ciências.
Com uma clareza admirável e por uma demonstração direta, ele faz
ver que a virtude ou o mérito pessoal consiste na posse de qualidades mentais
úteis ou agradáveis para a própria pessoa ou aos outros. Não que a aprovação
que os homens dão a essas qualidades seja feita sobre um cálculo mesquinho,
estudado, de interesse pessoal, egoísta. A aprovação é instintiva e imediata,
ocorrendo mesmo onde esse interesse egoísta não esteja em jogo. Gradualmente
e na medida em que o estado social se estende da família para a tribo e da
tribo para uma grande comunidade política, as qualidades tendentes ao bem da comunidade são melhor
apreciadas. O instinto de boa vontade,
de simpatia, o altruísmo, é inato na natureza humana. É esse sentimento a
principal fonte da moralidade.
A capacidade enciclopédica do pensamento de Hume justifica sua
fama como o principal pensador da
filosofia da modernidade. A teoria das causas de Hume é o passo mais
importante na história do progresso filosófico, depois do triunfo dos
Nominalistas sobre os Realistas na Idade Média. Estabelece o caráter RELATIVO
da filosofia, sem o desejo de obter o impossível e inútil saber absoluto,
divino.
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