01 DE
NOVEMBRO. Condorcet: a noção de
progresso contínuo da espécie humana
CONDORCET
Marquês de Condorcet, Marie Jean Antoine Nicholas de
Caritat
(nasceu
em 1743, em Ribemont, França; morreu em em Bourg-la -Reine, França)
FILÓSOFO
MATEMÁTICO FRANCÊS DO PROGRESSO SOCIAL CONTÍNUO
A
EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO
A grande
revolução do pensamento humano ocorreu com o fim da Idade Média, com a queda do
papado, da religião e do feudalismo.
É quando os homens se libertam do poder do homem sobre o
homem em nome de poderes por vezes injustos e misteriosos.
A quarta semana está sob a presidência de Hume, que, na
discussão da natureza humana e da vida social, industrial e religiosa coloca as
bases da moderna Sociologia teórica abstrata. Aqui estão historiadores
filosóficos como Robertson e Gibbon; Condorcet com a teoria positiva da
História; de Maistre que fez a primeira apreciação do sistema da Idade Média
sob o ponto de vista humano e os três principais representantes do pensamento
alemão moderno com Kant, Fichte e Hegel.
Ver em
1008 01 C em 08 de outubro o QUADRO DO
MÊS DE DESCARTES A FILOSOFIA MODERNA, com os grandes nomes representativos da
evolução social do mês
CONDORCET (1743-1794) nasceu na antiga província da Picardie, no Canal da
Mancha, na França. Foi um sábio, destacado matemático, cientista, educador e
filósofo, tornando-se membro da Academia de Ciências em Paris, mais tarde sendo
seu secretário. Suas biografias dos acadêmicos, em especial a de Voltaire e a
de Turgot, são de grande valor e merecem ser lidas até hoje. Também se
recomenda a leitura do seu tratado de Aritmética Elementar bem como do Esquisse d'un tableau historique des
progrès de l'esprit humain,
o Esboço de um quadro histórico do progresso do espírito humano.
Ele foi eleito membro da Assembléia Legislativa em 1792 e ficou no
partido dos Girondinos, o mais moderado grupo da Revolução Francesa. Com a
queda desse partido, ele foi declarado fora da lei, expulso e condenado à
morte, vivendo escondido por alguns meses. Em 1794 ele foi preso em
Bourg-la-Reine, quando foi encontrado morto na prisão onde estava para ser
conduzido para a morte pela guilhotina.
Foi durante sua condenação que ele escreveu sua obra imortal sobre
o Progresso do espírito humano, que
apresenta uma original e importante
teoria da filosofia da história, que se tornou a base para a elaboração da sociologia teórica abstrata como ciência
positiva, verificável e de leis infalíveis. A parte mais importante da obra histórica de
Condorcet é a Introdução, em que ele apresenta uma visão do futuro fundado sobre o estudo científico do passado.
Ele começa por distinguir claramente o estudo do indivíduo do estudo das
sociedades. As sociedades oferecem os fenômenos de reação entre os indivíduos e
os fenômenos da sucessão das gerações.
É admirável o método
que ele emprega quando abstrai das
descrições concretas dos viajantes e dos historiadores o que existe de fatos gerais comuns a cada caso particular. Ele afirma que devemos
escolher e combinar os fatos gerais da história dos diferentes povos de modo a
construir o caso hipotético de uma só
nação progredindo continuadamente desde a origem dos tempos.
Condorcet divide a vida de uma nação
assim estudada em 9 períodos:
Passando da tribo vivendo da caça dos povos
nômades, desses ao período sedentário da agricultura durante a qual a escrita é
descoberta, chega à civilização grega que foi salva da destruição pela batalha
de Salamina.
Ele descreve o desenvolvimento da filosofia e
da arte na Grécia, o começo das ciências positivas, da matemática, da biologia,
da psicologia.
Segue com a conquista romana e sua preciosa
herança da jurisprudência, com o nascimento do cristianismo que surge da
decadência de Roma.
O obscurantismo que resulta disso; a cultura
da ciência na Europa depois das três cruzadas; a descoberta da bússola, a
invenção da imprensa e o estímulo trazido pela Reforma protestante para o
livre-pensamento.
O último período ele coloca como sendo depois
de Descartes até a formação da República na França.
Ele conclui com uma descrição do futuro do
espírito humano e da renovação social que então ocorre.
A filosofia histórica proposta pela obra-prima de Condorcet forma a base da nova ciência da sociedade.
A sociologia científica abstrata com as
leis infalíveis que regulam os fenômenos de grupo associado deve orientar a
ação política no governo da sociedade humana.
Em 1805 foi publicada a segunda edição do seu trabalho Éléments du calcul des probabilités et son application aux jeux de
hasard, à la loterie et aux jugements des hommes, Elementos do cálculo das
probabilidades e sua aplicação aos jogos de azar, à loteria e aos julgamentos
dos homens. Nesse estudo ele mostra que as eleições nem sempre conseguem
escolher os melhores entre vários candidatos. Essa tese foi recentemente re-estudada
e ampliada pelos estatísticos.
Condorcet foi precursor do estudo científico da sociedade, o
criador da noção de progresso contínuo da espécie humana. Que revela o
permanente aperfeiçoamento da humanidade, tal como comprovado pela pesquisa
inteligente da história.
Condorcet foi um genial representante do Iluminismo, defensor da
liberdade econômica, da tolerância religiosa, da reforma das leis e do ensino.
O que ele desejou foi levar o império da
ciência ao governo da sociedade.
AMANHÃ: A teoria política e a necessidade da unidade de comando no
governo: De Maistre.
GRATIS. Solicite a
remessa das biografias diárias sem despesas, via e-mail, pelo endereço: torres1927@gmail.com
SE VOCÊ NÃO QUISER
RECEBER ESTA MENSAGEM
basta responder esta mensagem com a expressão:
NÃO
QUERO.
O Calendário atualizado deste ano de 2015
C, ano C de ano Comum, de 365 dias, pode ser visto desde 01 de janeiro. E
também de datas anteriores.
2015 não é ano Bissexto, ano B, é ano
C, ano comum
Para
achar o Calendário, encontre-o no Google pelo nome:
CALENDÁRIO FILOSÓFICO
NOVO: Ver no Facebook a página Templo
Positivista
com as fotos dos grandes homens da humanidade.
FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário