27 DE FEVEREIRO:
Anaximenes de Mileto filósofo não mitológico.
ANAXIMENES DE
MILETO
Anaximenes of
Miletus
(nos anos 600 antes de
nossa era em diante)
TERCEIRO DOS
GRANDES FILÓSOFOS GREGOS NÃO MITOLÓGICOS DE MILETO
A evolução intelectual livre Iniciando a criação da ciência pura
abstrata.
Pela primeira vez
no mundo acontece nas cidades da Grécia
Antiga que pensadores livres dedicaram sua vida a pesquisar o homem e o mundo.
Isto é, a encontrar os fatos gerais e princípios que governam tudo que somos e
que nos envolve. Mas a explicação não se baseou na vontade arbitrária dos
deuses, mas foi feita usando a observação dos fatos. Antes a observação se
destinava a imaginar a vontade dos seus poderosos deuses.
Desde o século 7º ao 5º antes da nossa era homens como
Tales, Anaximandro, Heráclito, Demócrito se consagraram a fazer o universo
explicado aos humanos. Eles expuseram a filosofia e criaram a ciência como duas
forças novas para o progresso da humanidade.
A criação dos sábios gregos apresenta duas fases: a
primeira, de Tales a Aristóteles estudou a filosofia unida à ciência. A segunda
fase se deu depois de Aristóteles em diante desenvolvendo a ciência separada da
filosofia. O estudo filosófico se enfraqueceu enquanto o estudo da ciência
particular se fortaleceu.
A primeira semana do mês representa o nascimento do pensamento grego, durante o qual se
tentou explicar o universo por algum princípio físico, fora das lendas
religiosas. Ao mesmo tempo a ciência positiva, segura, comprovada, da Geometria
se desenvolvia gradualmente. Tales é o principal representante da época.
A semana termina no domingo, com
Tales como seu chefe.
Ver o Quadro 0226 C do Mês de
Aristóteles da Ciência Antiga. O quadro mostra os grandes homens representantes
da criação da ciência abstrata.
NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.
FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS
ANAXIMENES DE MILETO (cerca 600 aC) foi um grande pensador continuador da escola
Jônica fundada por Tales de Mileto. Foi no tempo em que não havia na Grécia a
tendência de queda das antigas crenças
teocráticas orientais antigas.
Somente pelo pensamento independente da cidade de Mileto e a influência
direta de Tales podem explicar porque durante um longo período a nova filosofia
não naturalista foi cultivada somente e sempre numa mesma cidade. Mais tarde
foi necessário procurar abrigo nas colônias gregas do sul da Itália e na costa
da Sicília, para tirar a Europa do ocidente da influência teocrática oriental.
Tales tem sido posto como o primeiro dos filósofos gregos por sua
explicação ser feita sem razões
mítológicas. Desse modo, sua escola de pensamento é chamada de naturalista ou cosmologista, por sua
atenção ao mundo físico. Uma escola
que sofreria a reação da escola eleática
de Parmênides.
Anaximenes se liga mais a seu mestre Tales do que o sucessor
imediato, Anaximandro. Ele encontrou menos dificuldade em aceitar que todos os
seres tenham um elemento comum e por conseqüência, que sejam transmutáveis. Ao
contrário, seria necessário supor certo número de elementos que nossos sentidos
não pudessem perceber pela observação.
A teoria de transmutabilidade
universal contrariava em muito a experiência. Mas ela dava, no entanto,
algumas indicações. Anaximenes entendia que o ar constituía o elemento comum,
sendo uma substância mais simples e mais dispersa que a água. Não somente o ar
é indispensável para a vida, mas o ar parece a própria vida. Porque a palavra psiquê,
a alma, significava respiração. E o
que é verdade para o homem parece igualmente verdade para todo o universo,
dizia Anaxímenes, já que ele considerava todo o universo como um organismo
vivo.
Do mesmo modo que nós estamos debaixo da “dependência da alma, ou seja, do ar, o universo inteiro é penetrado
pelo sopro do ar”. O ar nunca está em repouso e como ele enche o espaço,
ele deve, por seu movimento, ser condensado num lugar e rarificado em outro. Por
conseqüência, as nuvens, a água, o sol, a lua e a terra são apenas formas do ar em diferentes estados de
condensação.
Baseando-se sobre os fatos conhecidos, Anaximenes fez um passo a
mais na direção da simplificação da origem das coisas colocando em sua teoria
essas qualidades que Anaximandro aceitava como primordiais: a umidade e a
secura, exprimindo os graus de condensação; o calor sendo o resultado da
velocidade do movimento, o fogo do sol sendo devido a seu movimento rápido
através dos céus.
A antiga mitologia ainda existia quando Anaximenes expressou essas
idéias que estão, no entanto, dentro do número das antecipações mais brilhantes
dos resultados da ciência moderna. Ele, do mesmo modo que Anaximandro, deu
muita atenção à astronomia. A explicação
do mundo por meio dos processos
naturais e da qualidade das substâncias apenas pela diferença de quantidade
influenciou muito o pensamento científico futuro.
A escola Jônica deu um
passo revolucionário na explicação da
natureza do mundo sem razões mitológicas. Destacou a permanência das
substâncias, a evolução natural e a explicação da qualidade do ser à quantidade
de seus componentes.
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