segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

0203 C TEÓCRITO poeta da descrição da vida pastoril em forma teatral

03 DE FEVEREIRO. Teócrito: poeta dos idílios com a natural beleza da vida real

TEÓCRITO
Theocritus em latim
(viveu entre os anos 300 e 250 antes de nossa era)

POETA GREGO CRIADOR DA POESIA PASTORAL DA BELEZA RÚSTICA NATURAL

Na Grécia a arte coordenou a política militar num período histórico crítico. Nessa época foi eliminado o total poder político e mental da casta hereditária dos sacerdotes das teocracias. O que foi feito pela primeira vez no mundo. Para sempre.
A arte gera emoções, cria visões de progresso, visões do futuro.A arte tem, desse modo, o poder de antever o progresso, de criar novos ideais. É um poder profético natural, criado por humanos em sociedade.
Nesta semana são consagrados os poetas líricos e trágicos da Grécia, num período de mais de 1300 anos. A semana tem como chefe Ésquilo, que a termina.
Ver em 0129 C Quadro do Mês de Homero, a Poesia Antiga,
com os grandes tipos representantes do mês.
Veja em 0101 00 (código para JANEIRO 01) a apresentação
e a fonte do Calendário Filosófico.

NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

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TEÓCRITO (entre 300 e 250 aC) nasceu em Siracusa, na Sicília, Itália. Passou a maior parte de sua vida em Alexandria, no Egito, na corte do rei Ptolomeu Filadelfo, na ilha de Kos e na Sicília, lugares que lhe deram as cenas e a linguagem de seus poemas.
Na corte do rei Ptolomeu no Egito ele foi membro da Plêiade dos poetas de Alexandria. A famosa Plêiade era um grupo de sete poetas que incluía Apolônio de Rodes, Callimachus e Teócrito. As obras que restaram da produção de Teócrito quase todas são idílios ou pequenas descrições da vida pastoral revestidas da forma teatral, de dramas. Os poemas curtos eram chamados eidyllia grego, que significava pequenos poemas. Os textos de Teócrito que foram conservados são poemas bucólicos e pantomimas com cenas campestres e com épicos, líricos e epigramas de cenas urbanas.
Entre os pastores sicilianos havia um antigo costume de manterem discussões alternadas em cantos e em versos, que por vezes eram satíricos, mas que mais comumente eram sobre o amor. Teócrito tomou esse tema e adotando o formato hexâmetro lhe deu a forma literária que agradava aos habitantes de Alexandria. O hexâmetro é o verso que tem seis “pés” ou seis palavras com sílabas fortes ou tônicas seguidas de outras não acentuadas ou átonas.
Teócrito foi um dos poetas gregos influenciado pela poetisa Sappho, da ilha de Lesbos. Fragmentos de versos de Sappho indicam que ela ensinava sua arte poética a um grupo de jovens mulheres a quem ela se afeiçoava. Quando as jovens se casavam, Sappho compunha as suas odes nupciais. O poeta Anacreonte, escrevendo 30 anos depois, levantou a suspeita de que o nome da ilha de Lesbos tivesse conotação de homossexualidade feminina. Essa associação é a fonte dos nomes hoje usados de lesbianismo e sapphismo ou safismo para essa orientação sexual.
Os idílios de Teócrito têm uma beleza natural, que decorre da vida real. A natureza nas terras costeiras do Mar Mediterrâneo, com cenas de flores, de sol e mar com montanhas em volta, descritas por um grande mestre do estilo, nunca perderá o seu encanto.
Os primeiros poetas da Grécia antiga, com exceção de Hesíodo, empregavam sempre a ação e os personagens. As belezas da natureza poucas vezes eram cantadas em suas poesias. Teócrito mudou completamente esse ponto de vista e fez do tema rústico o principal atrativo de suas poesias.
Os poemas de Teócrito não apresentam outros personagens que não sejam o próprio autor ou seus amigos com ligeiras mudanças. Os discursos se referem sobre suas afeições rivais ou são ataques humorados ou zombarias satíricas.
A influência de Teócrito foi muito grande sobre poetas posteriores e em especial sobre Virgílio nas suas Églogas.


AMANHÃ: Ésquilo, o maior poeta dramático da Grécia.




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Ao longo de mais de quatro anos a elaboração desse culto dos antepassados se desenvolveu formando uma visão enciclopédica da evolução histórica da humanidade desde a pré historia até a Revolução Francsa de 1889 através de seus grandes tipos.
Notar o aperfeiçoamento do vocabulário moderno e de sua apresentação claramente dirigida ao Culto dos Antepassados como propôs Augusto Comte, autor do básico Calendário Histórico Concreto provisório para o século XIX. Além disso o culto se dirigia ao revigoramento do conceito de nossa participação na grande sociedade humana como comprovado na original elaboração de Comte da Sociologia abstrata positiva de leis infalíveis.



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